Melhor Hardware de Mineração Litecoin (LTC)

Mineração de Litecoin (LTC) é um processo de verificação de transação enviada e a operacionalidade da rede com a ajuda de suporte especial a equipamentos de computação. A mineração de Litecoin é baseada no algoritmo Scrypt. As mineradoras ASIC atuam como o equipamento mais eficiente. Então, vamos descobrir qual é o minerador mais rentável para mineração de criptomoeda Litecoin (LTC).

Mineração de Litecoin (LTC) vs Bitcoin (BTC) 

Após o surgimento do Litecoin, muitos o culparam pela falta de diferenças em relação ao Bitcoin. No entanto, a equipe do Litecoin melhorou o Litecoin e o tornou diferente. A emissão total do Litecoin (LTC) é de 84 milhões de moedas. Isso é quatro vezes o do BTC.

Ao contrário do Bitcoin, a blockchain Litecoin foi projetada para grandes volumes de transações. Blocos na rede são gerados mais rapidamente, o que significa que as operações são mais rápidas. Ao mesmo tempo, o algoritmo Scrypt é responsável pela complexidade, que se adapta à capacidade computacional envolvida no processo de mineração.

Se o hash rate da rede aumentar, a complexidade aumentará. Se, por algum motivo, tiver caído (por exemplo, como resultado de uma redução pela metade), a complexidade diminuirá.

O Scrypt é mais simples que o SHA-256. Ao mesmo tempo, esse algoritmo requer mais memória devido à grande quantidade de cálculos aritméticos. Isso faz com que o ASIC seja mais caro para minerar Litecoin do que para Bitcoin.

Rentabilidade da mineração de Litecoin (LTC)

Em 2019, a mineração de Litecoin com processadores e placas de vídeo praticamente não trouxe lucro. A renda não compensa o custo de eletricidade e equipamentos de hardware.

O surgimento de mineradoras ASIC, que têm alto desempenho em comparação com a CPU e GPU, quase matou a mineração LTC. No entanto, ainda existem entusiastas que estão coletando fazendas em placas de vídeo. Se você não levar em consideração a compra do ASIC, essa é a única maneira de ganhar dinheiro com a mineração de Litecoin.

O tempo de mineração de bloco na rede Litecoin é de 2,5 minutos, quatro vezes mais rápido que no Bitcoin. Inicialmente, uma recompensa para os mineradores por encontrar um novo bloco era de 50 LTC. Depois foi alterado para 25 LTC. Reduz pela metade a cada 840.000 blocos.

A última alteração de prêmio ocorreu em 6 de agosto de 2019 e o valor de LTC para o bloco minerado é de 12,5 moedas. Esse processo afeta diretamente os mineradores, no que se refere à lucratividade do seu trabalho.

Como escolher o hardware de mineração Litecoin

Em 2020, restam apenas dois métodos para a mineração de Litecoin verdadeiramente lucrativa: construir uma fazenda em placas de vídeo e comprar um ASIC.

Mineração de Litecoin, como de qualquer outra moeda, começa com a compra de equipamentos e o cálculo do lucro potencial. Depois disso, você só precisa instalar o software e selecionar um reservatório para mineração. Outros processos ocorrem automaticamente. Você pode calcular a lucratividade do seu processo de mineração em qualquer calculadora de mineração Litecoin. Somente placas de vídeo poderosas de seis peças tornarão a mineração lucrativa.

Mineração em placas de vídeo é possível. É melhor usar vários dispositivos ao mesmo tempo para aumentar a eficiência do trabalho. O equipamento de mineração Litecoin nas placas de vídeo deve ser selecionado com base nos seguintes pontos: 

  1. É melhor escolher uma fonte de alimentação com uma potência de pelo menos 1300W. Como alternativa, você pode usar duas unidades de 750W conectadas a um adaptador.
  2. Para a operação eficiente da RAM, deve haver pelo menos 8 GB.
  3. Cabos alimentados de 1x a 16x para cada GPU. Eles são usados ​​para conectar placas gráficas à placa-mãe e organizar o espaço entre elas para uma melhor ventilação.
  4. HDD. Para instalar o sistema operacional, você precisa de uma unidade SSD.
  5. Ventiladores de refrigeração. Para manter a temperatura ideal nas GPUs em execução constante, será necessário um resfriamento adicional.
  6. As placas de vídeo devem ter pelo menos 2 GB de memória de vídeo.

Os dispositivos de mineração de criptomoeda mais eficientes e populares são os dispositivos ASIC. Eles foram projetados especificamente para esse fim. Os ASICs geralmente vêm com software de mineração pré-instalado no controlador integrado e praticamente não requerem configuração.

Cada dispositivo ASIC foi projetado para suportar um algoritmo específico e permite minerar apenas moedas que usam esse algoritmo. Para minerar Litecoin, você deve usar um dispositivo que funcione com o algoritmo Scrypt. Ao escolher um ASIC, você também deve prestar atenção à eficiência do hashrate e ao consumo de energia.

Mineração de Litecoin GPU vs ASIC 

As placas de vídeo são uma boa opção para quem deseja se familiarizar com a mineração de Litecoin. Existe a possibilidade de melhorar equipamentos e minerar várias criptomoedas.

No entanto, existem mais desvantagens quando se trata de minerar Litecoin. Toda a sintonia é feita de forma independente e requer precisão. O design é muito grande, consome muita eletricidade e o custo de montagem será caro.

As vantagens da mineração com ASICs são um preço relativamente baixo em uma potência mais alta. Além disso, o ASIC não ocupa muito espaço. Como a configuração é feita na fábrica, você pode obter apenas a criptomoeda sob a qual o dispositivo está definido.

Ao escolher entre uma fazenda de GPU e um ASIC, o custo da eletricidade desempenha um grande papel em sua renda. Por exemplo, no caso de uma fazenda de 10 Nvidia GeForce GTX 1080 Ti, o consumo mensal aproximado de energia será de 2,1 MWh, enquanto o ASIC esse valor é cerca de uma vez e meia menos.

Os 3 principais Hardwares de mineração de Litecoin (LTC)

# 1 Antminer L3 +

bitmain antminer l3

A primeira versão do ANTminer L3 ASIC apareceu no mercado no início de 2017. Causou uma boa impressão devido às suas características técnicas. Com um consumo de eletricidade de cerca de 0,4 kW/h, permitiu minerar criptomoedas usando o algoritmo Scrypt a uma velocidade de 250-255 MH/s. 

No entanto, com o aumento da complexidade da mineração, os mineradores de Litecoin TH ficaram gradualmente desatualizados e os consumidores não receberam o retorno prometido pelo fabricante. Assim, a empresa lançou a seguinte modificação do minerador ASIC L3 + no mercado.

A versão aprimorada recebeu o dobro da produtividade – 504 MH/s. O motivo da melhoria no desempenho foi o uso de quatro placas ANTminer L3 padrão. Devido a isso, o ruído do sistema de refrigeração, tamanho e consumo de energia aumentou. 

Em outubro de 2017, o fabricante Bitmain agradou aos amantes da mineração com outra modificação com o mesmo nome. A diferença na versão foi o chip com overclock, que aumentou o hashrate para 600 MH/s com um aumento no consumo do ANTminer L3 em apenas 50 watts. O ruído do modelo aumentou para 75 dB.

O preço varia de $ 350 a $ 750. As principais vantagens de tais equipamentos incluem:

  • custo relativamente acessível em 2020;
  • payback, que é muito maior em comparação com fazendas em placas de vídeo;
  • o número mínimo de elementos necessários para o funcionamento do dispositivo: o próprio ANTminer L3 +, uma fonte de alimentação e uma conexão de Internet com fio;
  • a confiabilidade do equipamento, que pode durar pelo menos 5 anos;
  • reinicialização rápida quando ocorre um mau funcionamento;
  • pequenas dimensões, permitindo que o minerador ocupe um espaço mínimo.

# 2 AMD Radeon RX 580

Os recursos do RX 580 para mineradores parecem atraentes. A alta frequência de núcleo que o cartão possui ajudará a obter bons valores em certos algoritmos. A frequência padrão do chip é 1257 MHz e, no modo turbo – 1340 MHz. A frequência da memória é 1750 MHz. A arquitetura Polaris permitirá obter um aumento de 20% no desempenho, atualizando drivers e aumentando as frequências.

Obter moedas no RX 580 com 4 GB, resultará aproximadamente nos mesmos valores que no RX 580 com 8 GB.

As configurações padrão da placa de vídeo não serão capazes de produzir valores grandes. Inicialmente, ao conectar o RX 580 aos parâmetros de fábrica, você não pode obter mais de 25 Mh/s durante a mineração. Para abrir o potencial e aumentar a velocidade da mineração, é necessário não apenas fazer overclock no processador e na memória, mas também atualizar o BIOS.

# 3 Nvidia GeForce GTX 1060

Nvidia GeForce GTX 1060

A frequência base da GPU é aumentada para 1595 MHz em vez dos 1506 MHz recomendados. Consequentemente, o valor médio da aceleração também é aumentado, que neste caso é 1809 MHz, em vez de 1709 MHz.

A placa de vídeo possui 6 GB de memória GDDR5, que também é minimamente acelerada – até 8100 MHz. A placa de vídeo usa um sistema de resfriamento de nova geração patenteado – Twin Frozr VI. 

Resumo

Em 2020, quase não há espaço para fazendas de mineração de Litecoin (LTC) na GPU. A posição dominante ainda é mantida pelo ASIC. Um grande número de ASICs já não é mais produzido, mas você pode comprar os usados.

Até as fazendas mais poderosas das placas gráficas mais recentes têm desempenho inferior aos ASICs. Portanto, escolhendo uma moeda para mineração e tendo uma boa GPU, vale a pena examinar mais de perto a mineração de outros tokens. Isso será mais benéfico do que com o Litecoin. Para levar tudo em consideração, não recomendamos minerar Litecoin porque existem muitas moedas com menor dificuldade e mais lucro.