O que é um NFT?

Existem duas formas de explicar as NFT. O primeiro é curto e estúpido, e o segundo é realmente viável. Vamos começar com a opção mais parva: NFT é um token não fungível. Esta é uma explicação brilhante e comum que não esclarece exatamente nada.

É claro que saber o que significa “NFT” não é suficiente para o compreender. Por isso, temos de explicar a loucura por estes objectos digitais de forma a que até a sua avó fique curiosa para os ver.

A “loucura digital” não é um pouco exagerada? Oh, não. De acordo com a NonFungible, as vendas de NFT cresceram 131 vezes no espaço de um ano, quando se tornaram populares. Um artista digital, Mike “Beeple” Winklemann, transformou os seus 5000 desenhos em NFTs, que foram posteriormente vendidos na Christie’s pela espantosa quantia de 69,3 milhões de dólares.

Coleção NFT do Yacht Club do macaco entediado

Não se trata de uma tendência, mas sim de uma mania, uma febre de dinheiro letal que se infiltrou sorrateiramente no mercado de criptografia em 2021 para explodir em centenas de milhões de dólares em lucros. E não é só isso. Os NFT são também uma forma muito especial e simpática de apreciar o trabalho dos artistas e criadores digitais.

Agora, vamos explicar “ficha não fungível” palavra por palavra.

Leia também: Previsão de preço da moeda do macaco para 2022 e além

Não fungível

É uma palavra inteligente para “único.

Uma bitcoin pode ser trocada por outra bitcoin igual, mas não se pode trocar uma NFT por outra e obter o mesmo objeto. Bitcoins, dólares americanos, maçãs e aquelas canecas “Home Is Where Your Heart Is”, produzidas em massa e sem gosto no Walmart, são fungíveis.

Os NFT não o são, daí o nome. Trocar os NFTs é como trocar o quadro da Mona Lisa pela capa do álbum dos Pink Floyd. Ambos são espectaculares, mas nunca podem ser a mesma coisa. A maioria das fichas não fungíveis são únicas ou fazem parte de uma edição limitada. Todos eles têm códigos de identificação únicos.

Os cripto-maníacos não têm o monopólio do termo “não fungível”. Trata-se de um conceito geral. Eis alguns exemplos de outros objectos não fungíveis:

  • Qualquer pintura amadora ou profissional,
  • Um filme,
  • Um cartão de basebol autografado,
  • O prato de assinatura da sua mãe,
  • O pequeno conto de Stephen King,
  • Um pterodáctilo de papel feio que fizeste para um projeto artístico na escola,
  • Um ser humano (a não ser que acredites na conspiração de substituição da Avril Lavigne).

Todas as coisas acima têm um valor único, mesmo que seja apenas sentimental. Há muitas outras coisas não permutáveis que não são NFTs. Isso deve-se ao facto de não serem fichas.

* Nós, intelectuais, também poderíamos ter usado o sinónimo “não permutável”, mas partir os olhos ou a língua não é o objetivo deste artigo.

Leia também: NFTs na arte digital

Fichas

A um nível básico, um token é um certificado virtual de propriedade. Existe apenas em formato digital, como um ficheiro digital, e é basicamente uma entrada registada no sistema blockchain. A maioria dos NFTs faz parte da cadeia de blocos Ethereum – não pergunte porquê. Os tokens Blockchain são encriptados e podem ser armazenados em diferentes dispositivos de qualquer parte do mundo. Isto torna o roubo de NFTs uma “missão impossível” que nem Tom Cruise se atreveria a cumprir.

As fichas também são úteis quando se trata de provar a sua propriedade. Como uma mensagem codificada (geralmente, um ID de token ETH) que prova que você possui uma Mona Lisa digital é armazenada on-line, você pode encontrar instantaneamente sua entrada na blockchain quando e onde quiser. Isto faz com que as NFTs sejam uma das formas mais rápidas de se flexibilizar numa festa, se estivermos a falar de finanças pessoais.

A venda de quaisquer tokens não fungíveis / NFTs será reflectida na cadeia de blocos, com um registo digital disponível ao público. A propósito, para provar a autenticidade do NFT, basta verificar um ID de token ETH e um endereço de contrato no banco de dados do mercado NFT. É como uma assinatura digital.

O que são os NFTs? A versão “O que é o NFT para leigos

Em poucas palavras, os tokens não fungíveis (NFT) são itens digitais únicos que são únicos ou fazem parte de uma coleção limitada de objectos virtuais no mundo da arte. Um NFT pode ser uma imagem, uma fotografia, uma música, clips de vídeo, itens de jogos e até tweets (ou o que quer que se chame atualmente). Podem ser criados por qualquer pessoa, desde a NBA (a coleção NBA Top Shot) até um tipo aleatório que fez um vídeo engraçado há alguns anos.

Os NFTs são armazenados em sistemas de blockchain onde é possível navegar pelas colecções de NFTs. Isto significa que pode guardar os seus tokens não fungíveis em carteiras de criptomoedas que suportem a sua norma específica – tal como guardaria os seus activos físicos num cofre ou numa prateleira.

Quer ver mais conteúdo como este? Assine o boletim informativo da Changelly para obter resumos semanais de notícias sobre criptografia, previsões de preços e informações sobre as últimas tendências diretamente na sua caixa de entrada!

A arte do NFT é burra e feia

Oh, uma declaração muito rara, de facto. É uma questão para a qual, se fôssemos snobs de arte da Sotheby’s, puxaríamos dos nossos lenços (com o logótipo Changelly bordado, claro) e choraríamos lágrimas de desafio estético.

Antes de mais, não estava preocupado em comer o ratatouille do rato, Sr. Crítico?

Em segundo lugar… Eh, bem… Alguns deles são feitos com menos habilidade do que outros. Alguns deles são obras-primas sangrentas.

O artista digital Beeple vendeu esta arte “feia” do NFT

A arte é um assunto injusto e horrível porque é subjectiva. Tipo, o mesmo gajo que desenhou o Scream também fez isto:

Cão Raivoso, literalmente a destruir a arte clássica

Imagine a diferença entre fazer um screencap de Monet e possuir Monet. Percebem? Descarregue algum conteúdo digital, defina-o como papel de parede e divirta-se. É só isso. Compre um NFT, adquira os direitos de venda, utilize Monet(trabalho, trabalho de Monet, deixe o pobre Claude em paz) e veja-o valorizar-se.

“Nifty” é um investimento tão valioso como a obra de arte a que está associado, e uma captura de ecrã é apenas isso – uma captura de ecrã. Os NFTs são também uma forma de apreciar e recompensar os artistas de que gosta. Pode até criar NFTs e tentar ganhar dinheiro físico desta forma.

Como é que os tokens NFT funcionam?

Tal como a criptografia, as obras de arte NFT existem na cadeia de blocos. Os sistemas de cadeias de blocos garantem a autenticidade dos tokens não fungíveis e servem de registos públicos para as transacções. Antes, os projetos NFT viviam apenas no blockchain Ethereum. Hoje, você pode encontrá-los em quase todas as redes populares, incluindo Harmony ONE, Polygon, Solana, BNB Smart Chain, Near, Tron, Cardano, PolkaDot e muitos mais.

Como comprar NFTs

  1. Não precisa da mochila da Dora, a Exploradora, para começar a sua incrível viagem de compra de NFT na rede blockchain. Em vez disso, terá de registar uma carteira de criptomoedas e comprar algumas moedas (ou encontrar formas de as obter gratuitamente).
  2. Depois de ter comprado Ethereum, transfira as suas criptomoedas para uma carteira de criptomoedas (explicámos como escolher a carteira que melhor se adapta às suas necessidades num artigo separado).
  3. Ligar a carteira digital a uma plataforma NFT como a OpenSea ou qualquer outra:

4. Ta-dah! Efetuar transacções de NFT e começar a vender e a negociar NFT.

Lembre-se de que, mesmo que a NFT não custe quase nada, tem de pagar uma comissão para concluir a transação. Certifique-se de que a sua carteira tem o montante necessário para cobrir o preço de um NFT + uma comissão para obter a propriedade do NFT.

Onde são armazenadas as NFT?

A maioria dos NFTs “vive” no Sistema de Arquivos Interplanetário ou no armazenamento da Rede Filecoin. Algumas empresas como a Trezor e a Ledger fornecem carteiras de hardware para armazenar activos digitais criptográficos, incluindo NFTs. Chamam-se “câmaras frigoríficas”. Há algumas disputas sobre qual opção para armazenar NFTs é mais segura, mas ambas são sólidas, graças à tecnologia blockchain.

Como vender NFTs

  1. Para vender um NFT, pegue na sua carteira de criptomoedas e no próprio token (duh).
  2. Para a sua primeira transação, opte por plataformas bem conhecidas como a OpenSea. Não oferecem mais segurança nem nada de especial, mas têm um design de fácil utilização e são fáceis de configurar.
  3. Entre na página de vendas, seleccione o custo do seu token digital (qualquer quantia imaginável que agrade ao seu ego) e o modelo de venda: a um preço fixo ou através de um leilão.
  4. Escolha a duração da venda (durante quanto tempo o seu NFT estará no mercado). Por predefinição, as opções são 1 dia, 3 dias ou uma semana, mas pode definir qualquer outro período de tempo utilizando o calendário. Pode também reservar imediatamente o seu NFT para o comprador escolhido.
  5. Tudo pronto, vamos lá. Ah, espera, antes de venderes, não te esqueças que as comissões também se aplicam aos criadores: uma comissão de 10% para criadores + uma percentagem fixa de uma taxa de serviço. As moedas preciosas serão automaticamente transferidas para a sua carteira após a venda.

O que pode ser vendido como um NFT?

Mayday, mayday, temos um criador a bordo!

Vamos falar sobre o que podemos transformar num NFT. De facto, não é assim tão simples. O preço final de uma ficha não fungível depende do seu carácter único e exclusivo. Pode ser um GIF, uma imagem, um vídeo criativo ou uma música. Que mais? Tweets, skins de jogos, bens imobiliários virtuais e acções. Pode ser um objeto físico e tangível? Sim. Sim, sim, estivemos sempre a mentir-vos. Os NFTs também podem existir no mundo real. Por exemplo, uma pessoa vendeu uma casa com quatro quartos utilizando NFT como prova de propriedade. Vender NFTs é fácil.

Por si só, a ficha não equivale ao objeto que gostaria de vender. Trata-se apenas de um certificado que confirma os direitos individuais do proprietário associados a um determinado produto.

Assim, se comprar um NFT, não possui a arte original nem controla a autoria. Os criadores de conteúdos mantêm a totalidade dos seus direitos de autor.

Qual é a diferença entre NFTs e criptografia?

Semelhanças

  • Tanto os NFT como as criptomoedas são construídos e criados com a ajuda da tecnologia blockchain.
  • Fazem parte do mundo DeFi e atraem o mesmo grupo de operadores.
  • As moedas criptográficas e os NFT são peças de código rastreáveis, difíceis de hackear e à prova de falsificação.

São a mesma coisa? Não.

Diferenças

  • As moedas criptográficas são fungíveis. Pode trocá-los, e o valor é sempre o mesmo.
  • Os NFTs são únicos e, por isso, não são fungíveis. Os NFT representam artigos raros que podem vir a tornar-se activos digitais valiosos.
  • A criptografia é basicamente o dinheiro comum que você usa para comprar NFTs.
  • O valor da moeda criptográfica é puramente económico. O valor dos NFTs pode ser estético, sentimental, etc.

Como investir em fichas não fungíveis

Alguns queixam-se de que os NFT são uma bolha e ouro de tolo. A isso, dizemos: “Benyamin Ahmed“. Esta alma pura e bondosa é, aliás, um milionário da NFT com 12 anos de idade.

Se uma criança pode investir e ganhar dinheiro, porque é que tu não podes? Estamos a falar de investimentos NFT, e há duas categorias mais populares que vale mesmo a pena ver: arte digital e coleccionáveis.

1. Arte digital

É tudo o que representa valor artístico, incluindo pinturas, música, vídeos de arte, etc.

2. Outros

Outros objectos de coleção são valorizados apenas por determinados grupos de jogadores – por exemplo, cartões de basebol e pequenos vídeos com os melhores momentos dos jogos de basquetebol da NBA.

Os objectos de coleção permitem-lhe capitalizar o “hype” em torno de um determinado criador ou de um segmento do NFT, especulando sobre as expectativas dos outros. Imagina se a Zendaya e o Tom Holland fizessem NFTs juntos – digamos, GIFs deles a beijarem-se. Isto é um bocado nojento, claro. Mas imagine a procura e os possíveis lucros – oh oui, c’est l’amour.

Antes de investir, não se esqueça de fazer a sua pesquisa. Tome nota da data da venda, do tipo de criptomoeda necessária para comprar um NFT e do número de NFTs disponíveis para compra. Desta forma, saberá o valor real do seu futuro ativo e se este é esporádico.

Além disso, é preciso ter em conta dois outros factores: quem é o criador e se o NFT está dentro ou fora da cadeia. Os NFTs fora da cadeia dependem de servidores centrais, o que significa que se um deles for abaixo… Digamos que “parte da tripulação, parte do navio”.

Quando se trata de pesquisar um criador… Certifica-te de que essa pessoa não vai receber toneladas de ódio num futuro próximo. Não quereria ser associado a Logan Paul, por exemplo. Ou será que o faria? Por alguma razão?

Como determinar o NFT a comprar

Onde está o teu monóculo? É sério que vai ler esta parte de um artigo sem usar um monóculo e um bigode de ponta fina? Bem, a perda é vossa.

Também não nos formámos exatamente na Sotheby’s, pelo que aconselhar sobre o valor de diferentes peças de arte é uma tarefa árdua. Eis os elementos essenciais que deve determinar antes de comprar um NFT:

  1. O seu futuro NFT tem propriedades valiosas? Yuga Labs, Beeple, Yon Frula e outros criadores populares de NFT fazem frequentemente colecções de obras de arte de avatares individuais. Cada obra de arte tem as suas propriedades. Parecem-se com as conquistas dos jogos no Steam. Quanto mais raro for o bem, mais valioso é o ativo digital. Certifique-se de que compra um NFT com a percentagem mais baixa de vulgaridade na coleção.
  1. O seu futuro NFT tem comissões adequadas? Por cada transação que envolva um NFT, é necessário pagar uma determinada taxa. Chama-se capitalismo. Por exemplo, o OpenSea cobra aos vendedores uma taxa de transação de 2,5%. Desfazer-se das suas moedas é doloroso, por isso não pague demasiado só por ter uma fotografia aleatória – a não ser que seja uma fotografia de um gatinho, claro. Desconsiderar o senso comum. Precisas desse gatinho, seja qual for o preço.
  2. Está a manter-se em guarda? As NFTs são jovens, o que significa que é difícil prever a liquidez (ou a capacidade de vender por um preço vantajoso) desta ou daquela peça. Leia as notícias, entre em pânico e venda quando o seu instinto lhe disser para o fazer.

Melhor aplicação para comprar e vender NFTs

Eis a lista das aplicações mais recomendadas para a compra de NFT, sem qualquer ordem específica:

  • OpenSea
  • Binance
  • Rarável
  • Nifty Gateway
  • Fundação

Consideramos que os maiores mercados de NFT produzem as melhores aplicações NFT. Se tiver dúvidas sobre qual a aplicação NFT a descarregar, basta ir ao nosso artigo sobre mercados, escolher um e procurar a sua aplicação.

FAQ

O que são os cartões comerciais NFT?

Os cartões comerciais NFT são uma evolução digital moderna dos cartões comerciais tradicionais, alavancando a tecnologia de blockchain, predominantemente Ethereum. Tal como outros tokens não fungíveis (NFT), cada cartão comercial é uma propriedade digital distinta que é completamente única. Podem ser negociados em várias bolsas NFT, tal como outros tokens de arte digital não fungíveis.

O NFT é arte digital?

Sim… na maioria dos casos. Por vezes, funcionam como uma representação digital de um ativo ou mesmo de uma pessoa. Pode até cunhar NFTs que representem a sua casa ou o seu quarto.

Que criptografia é usada para comprar NFTs?

Na maior parte do tempo, será o Ethereum (ETH-USD). O mercado NFT foi historicamente hospedado na tecnologia de blockchain Ethereum e, por causa disso, a ETH é necessária para o pagamento.

A ETH é a segunda criptomoeda mais popular. Neste momento, o Ethereum está a evoluir para a sua próxima fase Pokemon, um modelo de prova de participação ETH 2.0. Os especialistas em criptografia prometem maior eficiência e custos reduzidos. Um novo modelo é também suposto ser mais amigo do ambiente.

Existe alguma outra moeda com que possa comprar NFTs? Sim. Outra criptomoeda que ficou famosa recentemente é a Polygon (MATIC-USD). Pode ser utilizado no OpenSea e em vários outros mercados NFT.

Binance USD (BNB-USD) é outra moeda usada pela plataforma Binance. É monitorizado pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova Iorque (NYDFS).

Além disso, existem muitos mercados NFT “locais” que pertencem a um determinado projeto ou jogo. Estes oferecem frequentemente a opção de realizar todas as transacções de blockchain relacionadas com a plataforma (incluindo vendas NFT) no seu token nativo.

A moeda NFT é um bom investimento?

Na verdade, sim – desde que se invista com cuidado.

  1. É um investimento muito seguro. Mais uma vez, obrigado, Bitcoin. Graças ao seu princípio de descentralização, é quase impossível piratear e roubar um ativo digital.
  2. É uma arte digital que pode ser vendida a qualquer momento. Como tem sempre acesso aos seus NFTs, o preenchimento de um formulário de transação demora apenas alguns minutos.
  3. É um investimento divertido e emocionante. Os NFTs permitem-lhe ganhar dinheiro do nada. Tipo, literalmente. Isto parece perigoso e hipnotizante ao mesmo tempo.

Embora o mercado de NFT já não seja exatamente o que era, ainda pode ser lucrativo. Mas, como sempre, é preciso DYOR e manter a sua estratégia de investimento. Para além do lucro monetário, os NFT também oferecem frequentemente outros benefícios, como o acesso a funcionalidades extra ou a inclusão numa comunidade específica.

É possível comprar uma parte de um NFT?

Os NFT podem ter vários proprietários. Chama-se propriedade fraccionada da arte digital e reflecte-se na percentagem que cada pessoa possui.

A propriedade fraccionada é como o “kintsugi” japonês, a arte de reparar cerâmica partida com ouro e prata. Ambos os conceitos são belos e caóticos.

Ao contrário dos NFT, os NFT fraccionados são fungíveis. Isto significa que as suas partes de um NFT são tratadas de forma igual e podem ser trocadas umas pelas outras. Os contratos inteligentes lidam com esses tokens para que todos os proprietários possam ver imediatamente o que acontece com suas partes do NFT.

O que é um metaverso NFT?

O metaverso é um conceito baseado na RV que abrange todas as áreas da vida (não só os jogos, mas também o trabalho, o estudo e a comunicação) e tem uma economia digital de pleno direito.

Estamos quase no limiar do metaverso: trocar bitcoins, jogar jogos multijogador em tempo real, adquirir arte em colecções NFT… e modificar o Skyrim até ele falhar – isso é clássico!

As obras de arte digitais empurram-nos realmente para o metaverso. Funcionam como um mercado virtual de NFT, uma galeria de arte e um novo método para vender coisas reais, como imóveis ou automóveis.

Como comprar um NFT sem taxa de gás?

O gás é uma unidade de potência de computação necessária para executar uma transação na cadeia de blocos Ethereum. Tal como a gasolina que se coloca num automóvel, esta gasolina alimenta todas as acções específicas que se realizam na cadeia de blocos. Quaisquer transacções com ETH, especialmente na plataforma OpenSea para obras de arte digitais e outros mercados populares de NFT, exigem o pagamento de uma taxa de gás quando se vende arte digital. A criptografia Polygon, por outro lado, não tem taxas de gás. Pode optar por pagar na moeda criptográfica Polygon a partir da extensão da sua carteira no navegador.

Que idade é necessário ter para comprar um NFT?

Em primeiro lugar, cada país tem a sua própria definição de “idade suficiente para fazer coisas”. Os advogados chamam a este conceito “a idade da maioridade” – é a idade em que se atinge legalmente a idade adulta e se torna totalmente responsável pelas suas próprias acções e decisões, incluindo o investimento em acções. Na maioria dos países, a idade da maioridade é 18 anos. Nos EUA, a maioridade é de 19 anos no Alabama, Delaware e Nebraska, e de 21 anos no Mississipi.

Em segundo lugar, as leis não acompanham as últimas tendências do mercado digital. Por este motivo, não existe uma definição sólida da idade que se deve ter para comprar um ativo digital. Podemos comparar a idade legal para comprar fichas não fungíveis com conceitos semelhantes, como a idade legal para criar uma carteira de criptomoedas. Algumas empresas autorizam os jovens de 13 anos a abrir carteiras com o consentimento dos pais.

Em resumo, na maioria dos casos, é preciso ter 18 anos ou mais. Por vezes, pode comprar NFTs mesmo que tenha menos de 18 anos de idade. Não se esqueça que um dos mais conhecidos operadores de NFT nasceu em 2009.

Portanto, “NFT” significa uma ficha não fungível. Mas isso é apenas a ponta do icebergue.


Declaração de exoneração de responsabilidade: O conteúdo deste artigo não constitui um conselho financeiro ou de investimento. As informações fornecidas neste artigo são apenas a opinião do autor e não devem ser consideradas como recomendações de negociação ou investimento. Não damos quaisquer garantias quanto à exaustividade, fiabilidade e exatidão destas informações. O mercado das criptomoedas sofre de elevada volatilidade e de movimentos arbitrários ocasionais. Qualquer investidor, comerciante ou utilizador regular de criptomoedas deve pesquisar vários pontos de vista e estar familiarizado com todos os regulamentos locais antes de se comprometer com um investimento.