Qualquer pessoa que já tenha tentado comprar ou trocar criptomoedas provavelmente já se deparou com o termo “ID de transação”. Então, o que é e como ele pode ajudar você a fazer transações com criptomoedas e moedas fiduciárias?
Table of Contents
O que é um ID de transação?
O ID da transação é um identificador exclusivo que representa uma transação. Cada transação específica tem seu próprio ID de transação.
Os IDs de transação podem ter uma aparência muito diferente dependendo da plataforma, do sistema de pagamento, etc. Na maioria dos casos, cada chave de transação consistirá em uma sequência de letras e números aleatórios. Os IDs de transação têm todas as formas e tamanhos: podem ser longos, curtos, com ou sem distinção entre maiúsculas e minúsculas, e assim por diante. Os IDs de transação geralmente usam letras latinas.
OK, mas por que você precisaria saber o ID da transação? Para que ele é usado?
Você precisará de um ID de transação se:
- Necessidade de procurar rapidamente informações sobre uma determinada transação
- Necessidade de solicitar um reembolso
- Você tem alguma dúvida sobre sua transação e precisa entrar em contato com o suporte
- Necessidade de rastrear seus fundos (especialmente útil para criptomoedas)
ID da transação de Bitcoin
Todas as transações de criptografia que foram verificadas e adicionadas ao blockchain têm seu próprio ID de transação exclusivo. Um ID de transação de Bitcoin ou, como também é chamado às vezes, um hash de transação, é uma sequência exclusiva de letras e números que é usada para se referir e encontrar cada transação individual de BTC.
Aqui está um exemplo de um ID de transação de Bitcoin. Este é o ID da transação de Laszlo Hanyecz, que comprou uma pizza com 10 mil BTC em maio de 2010.
a1075db55d416d3ca199f55b6084e2115b9345e16c5cf302fc80e9d5fbf5d48d

Como você pode ver, o explorador de blocos mostra várias informações úteis que podem ser usadas para rastrear e verificar sua transação, como o valor da transação, seu status, o endereço criptográfico do remetente e muito mais. No entanto, ele não mostra nenhuma informação privada, portanto, você não comprometerá sua identidade se compartilhar seu ID de transação com outras pessoas.
ID da transação do PayPal
Em março de 2021, uma das maiores empresas de pagamento do mundo, o PayPal, lançou o suporte para transações de criptografia. Desde então, a empresa tem feito esforços substanciais para integrar ainda mais as criptomoedas e o blockchain em sua plataforma e até mesmo tem planos de lançar sua própria stablecoin.
Todas as transações do PayPal, tanto criptográficas quanto fiduciárias, têm seus identificadores de transação exclusivos. Você pode encontrar o ID da transação do PayPal na guia Atividade da sua conta do PayPal.
Cada ID de transação do PayPal é uma combinação de 17 letras e números aleatórios.
O que é ID de transação no Google Pay?
Assim como o PayPal, o Google Pay também introduziu um serviço de pagamento por criptografia em 2021. Para encontrar seu ID de transação do Google Pay, acesse pay.google.com e encontre a guia “Activity” (Atividade). Em seguida, basta selecionar o pedido que você está procurando – o ID da transação estará na parte inferior dos detalhes da transação.
Qual é a diferença entre um ID de compra e um ID de transação?
Um ID de compra é um identificador exclusivo de um pagamento específico. Embora possa parecer que a ID de pagamento e a ID de transação se sobreponham, na maioria dos sistemas de pagamento, elas são diferentes. Um ID de transação não necessariamente segue uma compra. Por exemplo, se um usuário pagou seu pedido usando pontos de fidelidade, o sistema não atribuirá a essa compra um ID de transação, pois não houve transferência de fundos.
Como obter um ID de transação de um pagamento?
A maioria das trocas e mercados de criptomoedas exibirá o ID da transação no final da troca/compra/venda.
Se você perdeu o ID da transação, pode procurá-lo na sua carteira de criptomoedas ou na caixa de entrada de e-mail – a primeira geralmente registra todos os pagamentos de criptomoedas que você faz, enquanto a segunda deve ter um e-mail que confirma a transação e contém o ID. Alguns serviços também podem registrar seu histórico de transações se você criar uma conta na plataforma deles, o que é outra ótima maneira de acompanhar todos os IDs de transações que você pode precisar encontrar no futuro.
Se tudo o mais falhar, você sempre poderá encontrar o ID da transação usando o explorador de blocos. No entanto, como há algumas criptomoedas que têm milhares de transações realizadas por segundo, às vezes essa solução simplesmente não é viável. Para restringir a pesquisa, você pode inserir seu endereço público e quaisquer outros detalhes de que se lembre, por exemplo, a data ou o valor da transação.
Declaração de exoneração de responsabilidade: O conteúdo deste artigo não constitui um conselho financeiro ou de investimento. As informações fornecidas neste artigo são apenas a opinião do autor e não devem ser consideradas como recomendações de negociação ou investimento. Não damos quaisquer garantias quanto à exaustividade, fiabilidade e exatidão destas informações. O mercado das criptomoedas sofre de elevada volatilidade e de movimentos arbitrários ocasionais. Qualquer investidor, comerciante ou utilizador regular de criptomoedas deve pesquisar vários pontos de vista e estar familiarizado com todos os regulamentos locais antes de se comprometer com um investimento.