Trading de OTC Explicado

Embora as plataformas de trading de criptomoedas sejam populares, com o número de usuários e o volume de transações aumentando a cada ano, o trading de OTC é frequentemente ignorado pelos usuários de criptomoeda. Ele tem suas próprias vantagens que você pode usar para obter lucro. Vamos dar uma olhada no que o trading de OTC tem para oferecer.

Definição de Over-the-Counter

Trading “over-the-counter” é um processo em que os traders executam seus negócios fora de plataformas formais sem supervisão externa. Basicamente, duas pessoas trocam seus ativos diretamente. 

Como acontece fora de uma plataforma formalizada com seu próprio conjunto de regras, os traders podem trocar o que quiserem. Os traders de OTC também não precisam publicar os preços dos ativos que negociam, pois é um negócio privado. Embora o negócio não aconteça na bolsa, isso não significa que os traders precisam realizar o negócio eles mesmos. De fato, eles sempre podem procurar ajuda de terceiros, como um corretor ou uma mesa de operações OTC.

Mesas de operação de OTC negociam valores mobiliários que não são listados em grandes plataformas por vários motivos. E esses motivos podem ser radicalmente opostos: enquanto as pequenas empresas simplesmente não conseguem seguir os requisitos de listagem ou pagar taxas, as grandes empresas recorrem à OTC para poder negociar com mais liberdade. Afinal, nenhuma supervisão traz mais oportunidades para os traders que sabem o que fazer. 

Títulos para Trading de OTC

Como mencionado anteriormente, o mercado de OTC não é exclusivo para pequenas empresas. Gigantes como Nestlé SA, Danone SA e Bayer AG, também negociam suas ações na OTCQX. Em termos de criptografia, os maiores negociadores de OTC são baleias de cripta, dispostas a vender grandes quantidades de criptomoedas, geralmente grandes investidores e mineradoras.

Um dos títulos OTC mais negociados são os American Depositary Receipt (sigla ADR). Eles representam ações no patrimônio que são negociadas em bolsas de valores. Essas ações são ativos comuns de OTC, por várias razões. O mais comum deles são regulamentos estritos de plataformas de trading e taxas bastante punitivas para a listagem. Com isso em mente, muitas empresas preferem contratar um corretor e tentar a sua mão no trading de OTC.

Uma breve explicação sobre trading de OTC

Os títulos também são comuns nos mercados de OTC, pois os bancos não os negociam em plataformas de câmbio usuais. Em vez disso, eles os comercializam através das redes de corretoras. Eles também são considerados títulos OTC, uma vez que são negociados diretamente, sem supervisão de uma plataforma formal de câmbio. Os bancos estão mitigando os custos, pois não há necessidade de listar, já que estão usando redes internas. Geralmente, os derivativos também se enquadram na categoria de títulos OTC e são negociados através da rede de revendedores.

Vantagens e Desvantagens do Trading de OTC

Juntamente com uma gama mais ampla de ativos disponíveis (ações, ADRs, derivativos, criptas, etc.), Trading de OTC oferece muito mais vantagens aos seus usuários. No entanto, também oferece um conjunto de desafios para qualquer usuário, seja uma empresa enorme ou um único trader.O trading de OTC é frequentemente descrito como “especulativo” e por uma boa razão. Assim, os investidores interessados ​​em negociar OTC devem considerar os riscos e mitigá-los o máximo possível. 

Agora, vamos dar uma olhada nas vantagens que a OTC oferece aos traders:

  • Ele permite que os traders acessem ativos que não estão prontamente disponíveis no cenário geral de câmbio. ADRs, derivativos e até algumas ações e criptas podem ser negociados em mesas de operação OTC, permitindo expandir significativamente seu portfólio de trading.
  • Com menos regulamentações e sem taxas a pagar, as empresas que não podiam listar seus ativos em uma plataforma de trading formal podem fazer isso no mercado de OTC. Embora seja bom para as empresas, também é ótimo para os traders, pois eles terão uma variedade maior de ativos para investir.
  • Embora a OTC seja bastante especulativa e, portanto, arriscada, ela permite obter maiores retornos ao negociar ações baratas, aumentando seu ROI muito mais. Também é ótimo para empresas, pois seus ativos serão comprados mais rapidamente.

Agora, vamos dar uma olhada no lado sombrio do trading de OTC e quais desvantagens e perigos podem trazer:

  • Como a maioria das operações de OTC é de baixo volume, os ativos negociados dessa maneira têm liquidez menor do que os ativos negociados em bolsas de valores. Embora não seja um problema crítico, significa spreads e solicitações mais amplos de licitação e atrasos na execução da tarde..
  • Embora menos regulamentação permita uma maior variedade de ativos, isso também significa que há um risco maior de ocorrência de fraude. Verifique minuciosamente os detalhes de uma negociação, se você vai fazer trading de  OTC.
  • O mercado menos regulamentado também resulta em menos informações sobre o negócio disponível, tanto para o público quanto para os traders. As informações podem estar desatualizadas, portanto, esteja pronto para uma mudança repentina durante o negócio.
  • Os ativos de OTC são propensos a volatilidade. É especialmente assim durante a divulgação de notícias/dados econômicos ou políticos. No entanto, isso não é novidade para os traders e entusiastas de criptografia. 

Cabe a você decidir se os prós superam os contras nesse caso. Ainda assim, como os traders de cripta podem atestar: empreendimentos arriscados oferecem a melhor margem de lucro.

Trading de OTC: Fechando Negócio

No mundo das criptomoedas, bem como nas bolsas do mundo real, a maioria dos negócios é feita através dos intermediários ou da mesa de operações OTC: uma plataforma especial que foi criada especificamente para trading de OTC. As ofertas diretas de comprador para vendedor são uma raridade com criptomoedas, pois há mais potencial de fraude. 

Ao negociar com os intermediários, a tarefa de encontrar um potencial comprador/vendedor depende inteiramente deles. Os corretores trabalham pessoalmente com investidores e colocam sua reputação em risco caso o negócio dê errado. Depois que o comprador é encontrado na rede da corretora, o negócio é concluído e a corretora recebe sua taxa. O principal problema dessa maneira é o quão lento é.

Uma maneira mais rápida, porém mais arriscada, de negociar criptografia no OTC é através da mesa de operações criptográficas de OTC. Recentemente, surgiram algumas delas, incluindo as lançadas por Huobi e Bithumb. Aqui, os compradores serão combinados com os vendedores através dos algoritmos. Uma vez concluído o acordo, a plataforma também pagará sua taxa. O principal problema aqui é que você precisará ter uma quantidade significativa de cripta para negociar. Sempre há uma possibilidade de hack ao negociar na mesa de operações OTC.

Sumário

Trading de OTC é um empreendimento arriscado, com algumas águas traiçoeiras para pisar. Os traders que entram sem planos de backup, uma sólida estratégia de negociação e uma falta geral de informações correm o risco de perder todos os seus investimentos. Para combater isso, você precisa realizar uma pesquisa completa sobre os conceitos básicos, as tendências gerais do mercado de OTC e sobre um ativo específico e uma mesa de operações OTC, depois de encontrá-los. 

Este post é apenas uma parte desta pesquisa, pois aborda os conceitos básicos de trading de OTC, prós e contras e uma visão geral de como funciona no mundo real. Mesmo se você decidir que o OTC não é do seu tipo, sempre poderá ler sobre diferentes tipos de trading em nosso blog. Fique ligado para mais informações sobre trading e criptografia!