O que é o Tether? Significado de USDT, explicado

A volatilidade dos mercados não é novidade, mas atingiu o seu auge nos últimos anos. Este facto deu origem a um grande entusiasmo e a uma grande agitação em torno das stablecoins, que são concebidas para manter o seu valor independentemente das tendências do mercado. O token USDT Tether é uma das stablecoins mais populares do mercado, e muitos comerciantes recorreram a ele para mitigar os efeitos da volatilidade do mercado. No entanto, existe alguma controvérsia em torno do USDT Tether, uma vez que alguns afirmam que está a ser utilizado para manipular o mercado de criptomoedas. Apesar disso, continua a ser uma das stablecoins mais utilizadas. Vamos mergulhar fundo no token USD Tether – uma visão moderna do conceito antigo.

Visão geral do USDT

Tether USDt Price $1.00
Tether USDt Price Change 24h 0.06%
Tether USDt Price Change 7d -0.09%
Tether USDt Market cap $103,363,317,243.38
Tether USDt Circulating Supply 103,415,164,358 USDT
Tether USDt Trading Volume $89,427,732,553.56
Tether USDt All time high $1.22
Tether USDt All time low $0.57

Tabela de Previsão de Tether

Histórico de Tether

O USDT, também conhecido como Tether, é uma criptomoeda cujo valor está indexado ao dólar americano – uma stablecoin. Uma stablecoin é um tipo de criptomoeda que procura indexar o seu valor a outro ativo, como as reservas de dólar americano ou ouro. O USDT foi lançado em 2014 pela Tether Limited. O USDT é apoiado pelas reservas do Tether, que são mantidas em várias contas bancárias. O USDT é utilizado para comprar outras criptomoedas, bem como para fornecer liquidez às bolsas.

No entanto, o USDT também esteve várias vezes no centro da controvérsia devido a preocupações com as suas reservas e transparência.

Em novembro de 2017, cerca de 31 milhões de dólares em tokens USDT foram roubados da Tether. No mesmo ano, a Tether não cumpriu todos os pedidos de levantamento. Embora os representantes da Tether tenham afirmado repetidamente que forneceriam um relatório de auditoria que provasse que a quantidade de Tethers em circulação é apoiada um a um por dólares americanos, eles ainda não o fizeram.

Qual é o suporte do USDT?

Dois anos depois, em 2019, os criadores do USDT disseram que a moeda é apoiada não apenas por dinheiro, mas também por empréstimos de organizações relacionadas. No final de abril do mesmo ano, a Comissão informou que apenas 74% da criptomoeda é apoiada por moeda fiduciária (dólares) ou equivalentes de caixa. Além disso, alguns afirmaram que o Tether é utilizado para manipular o preço da Bitcoin. Apesar destas controvérsias, o USDT continua a ser uma das stablecoins mais populares e é amplamente utilizado nas bolsas de criptomoedas.

Como é que o USDT funciona?

O que é a criptografia Tether? Significado do USDT: Changelly explica

O USDT está indexado à sua moeda fiduciária correspondente – o dólar americano. Isto significa que cada token USDT Tether é apoiado por uma quantidade equivalente de dinheiro, tornando-o um investimento seguro em tempos de incerteza económica. Além disso, o USDT pode ser usado para comprar bens e serviços, com a volatilidade de outras criptomoedas fora de cena. Para alcançar esta estabilidade, os tokens USDT são cunhados ou queimados com base na procura. Quando são necessários mais tokens USDT, são cunhados novos tokens e depositados nas bolsas. Quando há menos procura de USDT, os tokens são queimados para reduzir a oferta. Essa combinação de oferta e demanda ajuda a garantir que cada token Tether permaneça atrelado ao dólar americano. Como resultado, o USDT oferece aos investidores uma forma segura e estável de armazenar valor.

O Tether foi lançado pela primeira vez na blockchain do Bitcoin através do protocolo Omni Layer, mas agora pode ser emitido em todas as blockchains que suportam o Tether. De acordo com a CoinMarketCap, em fevereiro de 2023, existem mais de 50 cadeias a fazê-lo, incluindo Ethereum, BNB Smart Chain, Terra Classic, Polygon, Fantom, Optimism, Tron, Bitcoin Cash, Solana, NEAR, Dogechain, e muitas, muitas mais.

USDT: História e fundadores do Tether

O USDT foi criado em 2014 por Brock Pierce, Reeve Collins e Craig Sellars com a missão de fornecer ao mundo um ecossistema estável de tokens digitais. Originalmente designado Realcoin, o token não podia competir com as populares altcoins. No entanto, após uma série de actualizações, mudou o seu nome para Tether e alterou a sua tecnologia de emissão. A transformação era necessária para sobreviver no mundo da moeda digital. Foi assim que nasceu a stablecoin Tether, que mais tarde se tornou uma escolha conveniente para empresas e indivíduos.

Reeve Collins, cofundador e diretor executivo da SmartMedia Technologies, fala durante um painel na conferência NFT LA em Los Angeles, Califórnia, EUA, na quinta-feira, 31 de março de 2022. A NFT LA é uma experiência de conferência integrada com integrações imersivas do Metaverso. Fotógrafo: Bing Guan/Bloomberg via Getty Images

Tether é um ecossistema de tokens digitais que oferece uma oportunidade sem riscos para armazenar, enviar e receber tokens digitais. A Tether Limited é a empresa que emite os tokens Tether. Logo após o lançamento, surgiram rumores de que a organização estava associada à bolsa de criptomoedas Bitfinex, uma vez que foi a primeira bolsa a listar a moeda. Após algumas análises e investigações efectuadas pelo Paradise Papers, esta informação foi confirmada. A empresa iFinex Inc., sediada em Hong Kong, que também opera a bolsa de criptomoedas Bitfinex, é a proprietária da Tether Limited.

Tendo atingido os maiores volumes de transacções diárias e mensais do mercado em 2019, o Tether ultrapassou o Bitcoin em termos de volume de transacções. Em 2021, o USDT ultrapassou a marca de US $ 1 trilhão em volume na cadeia, tornando-se um dos criptomoedas de maior sucesso da história.

Atualmente, o USDT continua a ser uma das principais criptomoedas, com transacções diárias no valor de milhões de dólares. Graças à sua conveniência e segurança, é provável que o USDT continue a ser uma escolha de topo para os utilizadores de criptomoedas nos próximos anos.

Como minerar / apostar em USDT?

O que é a criptomoeda USDT? Significado de Tether

A extração de tether não é possível: a sua geração só é realizada depois de se fazer um depósito com dinheiro real. Isto causa perplexidade a alguns utilizadores de criptomoedas porque a ideia é contrária à do dinheiro digital. No entanto, esta ficha em particular ocupa uma posição intermédia entre a moeda tradicional e os activos virtuais.

Cripto USDT: Vantagens e Desvantagens

Uma diferença fundamental entre a USDT e outros activos digitais é que a USDT é garantida por papel comercial. Isto significa que existe sempre uma garantia real a apoiar cada USDT em circulação. Consequentemente, o USDT tem um risco muito baixo de incumprimento.

Além disso, o USDT pode ser rápida e facilmente trocado por outras moedas em bolsas de criptomoedas. Além disso, a popularidade do Tether aumentou graças à sua integração em várias cadeias de blocos diferentes.

Isto faz com que seja uma escolha ideal para os investidores que querem negociar activos digitais sem terem de se preocupar com a volatilidade do mercado de criptomoedas.

O que é o Tether? Vantagens e desvantagens do USDT

No entanto, algumas pessoas argumentam que a utilização de papel comercial torna o USDT menos transparente do que outros activos digitais. Salientam também que a taxa de câmbio do USDT é frequentemente inferior à taxa do dólar em relação à bitcoin, o que significa que os utilizadores podem não obter tanto valor pelo seu investimento em USDT. Outros contras importantes são:

  • Perturbação do equilíbrio do mercado global devido à combinação de dinheiro real e virtual;
  • Acusações de que a empresa por detrás da moeda utiliza um esquema de reserva especial, em que são criados mais tokens do que dinheiro real. Ao fazer isso, a taxa de câmbio do Bitcoin aumenta para controlar o mercado;
  • Problemas de segurança causados pelos acontecimentos de 20 de novembro de 2017 – o dia em que o sistema do Tether foi pirateado. Foram roubados 30 milhões de USDT, os criadores não conseguiram recuperar as moedas e o nível de segurança também não melhorou.

Em última análise, cada investidor terá de ponderar as vantagens e desvantagens do USDT antes de decidir se é ou não adequado para si.

Crypto Price Alerts
Get daily alerts on price changes of the top 10 cryptocurrencies.

Tokens Tether comparados com outras Stablecoins

Ao escolher entre stablecoins, os investidores devem ter em conta os seus objectivos e tolerância ao risco.

USDT vs USDС (Moeda de USD)

As moedas criptográficas Tether (USDT) e USD Coin (USDC). Criptomoeda baseada na tecnologia de cadeia de blocos. Tema de finanças descentralizadas em vetor Altcoin. Pode ser utilizado para comparação e modelo de infografia

Atualmente, existem dois activos que disputam o título de principal moeda estável – USDT (Tether) e USDC (Circle). Ambas têm como objetivo fornecer uma moeda criptográfica estável que esteja indexada ao dólar americano, mas existem algumas diferenças fundamentais entre as duas.

O USDT é emitido pela Tether, uma empresa que também gere a popular bolsa de criptomoedas Bitfinex. A USDC é emitida pela Circle, uma empresa de serviços financeiros apoiada pela Goldman Sachs. Uma diferença fundamental entre as duas stablecoins é que a USDT é garantida por activos em moeda real, enquanto a USDC é garantida por depósitos em moeda fiduciária armazenados em bancos regulamentados. Isto significa que o USDT é mais suscetível a flutuações no valor dos activos reais, enquanto o USDC deverá ser mais estável em geral. Em contraste com o USDC, que é conhecido pela sua segurança e maior conformidade regulamentar, o USDT é mais frequentemente utilizado para transacções e pagamentos. Isto torna o USDT mais acessível a um maior número de utilizadores. Em última análise, ambas as stablecoins têm os seus prós e contras, mas a USDT continua a ser a escolha mais popular para quem procura uma criptomoeda estável.

USDT vs BUSD

USDT vs BUSD: Qual é o melhor?

BUSD é o token nativo da Binance Smart Chain, uma blockchain que funciona em paralelo com a Binance Chain. Ao utilizar esta cadeia inteligente, os utilizadores podem desenvolver aplicações descentralizadas (dApps), emitir os seus próprios tokens e utilizar contratos inteligentes. As taxas de transação na Binance Smart Chain são pagas em BUSD, que é queimado (destruído) após cada transação. Isto reduz a oferta de BUSD, tornando-a uma moeda deflacionária.

A oferta total do BUSD está limitada a 100 milhões. Até à data, foram cunhados e estão em circulação 50 milhões de tokens. Os restantes 50 milhões serão cunhados ao longo do tempo, à medida que mais transacções forem feitas na Binance Smart Chain.

USDT e BUSD são duas stablecoins populares que têm diferentes benefícios e riscos.

A BUSD é uma moeda estável que também está indexada ao dólar americano. O BUSD é 100% garantido por dólares americanos em bancos americanos segurados pelo FDIC. BUSD está disponível para compra na Binance e outras bolsas como a Paxos. Também pode comprá-lo facilmente na Changelly.

O USDT está mais amplamente disponível e existe há mais tempo, mas, ao contrário do BUSD, não é apoiado por um ativo.

O BUSD pode ser mais volátil do que o USDT porque é novo e não pode ostentar uma disponibilidade tão grande, mas oferece aos investidores a estabilidade que vem com o facto de ser apoiado por um ativo.

Como comprar USDT na Changelly?

Changelly fez da compra de criptografia um acéfalo! Como agregador de trocas de criptomoedas, a nossa plataforma oferece as melhores taxas, transacções instantâneas, taxas baixas, apoio ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana e mais vantagens – tudo reunido numa única interface!

Aqui está uma pequena instrução sobre como comprar USDT na Changelly.

O primeiro passo: Abrir a página Comprar. Selecione o par de moeda fiduciária e criptografia que você gostaria de trocar. No nosso caso, é USD e USDT. 

Em seguida, seleccione o montante que vai gastar para comprar a moeda na coluna “Você gasta”. O serviço calculará automaticamente a quantidade de criptomoedas que obterá em troca desse montante.

Em seguida, tem de escolher a oferta de pagamento que mais lhe agrada. Em seguida, introduza os dados do seu cartão e o endereço da sua carteira criptográfica para a qual as suas moedas serão transferidas. Se ainda não tem uma carteira de criptomoedas, pode abri-la de imediato na mesma página.

As transacções de criptomoeda são irreversíveis, por isso, verifique novamente o endereço da sua carteira antes de avançar para o passo seguinte.

Por fim, é necessário confirmar o pagamento. Após alguns minutos, receberá a sua criptomoeda recém-adquirida na sua carteira.

A plataforma Changelly é intuitivamente fácil de usar. Comprar USDT enquanto lê este artigo!
Não é possível carregar o widget

FAQ e tudo o que precisa de saber

O que é uma stablecoin?

Uma stablecoin é uma criptomoeda apoiada por outro ativo que mantém o valor da moeda relativamente constante. O ativo subjacente pode ser ouro, moedas fiduciárias, como o dólar americano ou o euro, ou outras criptomoedas. As Stablecoins ajudam os utilizadores a evitar alguma da volatilidade encontrada noutros activos criptográficos, ao mesmo tempo que continuam a ter exposição a activos digitais. Isto torna as stablecoins atractivas tanto para as empresas como para os comerciantes.

Para que é utilizado o Tether?

As stablecoins, como o Tether, são utilizadas por comerciantes de criptomoedas para proteger os seus fundos da volatilidade do mercado e para obter rendimentos passivos através de staking ou empréstimos. Além disso, recorrem a esses activos para converter investimentos em moeda fiduciária.

O Tether é sempre de 1 dólar?

Gráfico histórico do preço do USDT. Fonte: CoinMarketCap

O Tether está indexado ao dólar por definição, pelo que, em teoria, um Tether deveria valer sempre 1 dólar. Na prática, porém, pode haver discrepâncias na taxa de câmbio, uma vez que esta flutua em diferentes mercados e bolsas. Por exemplo, se uma bolsa estiver a oferecer taxas mais favoráveis do que outra, o preço do Tether pode subir ou descer temporariamente abaixo da sua paridade de 1 dólar até atingir o equilíbrio.

Como é que o Tether ganha dinheiro?

As stablecoins centralizadas, como a Tether (USDT), geram rendimentos de várias formas diferentes.

Os empréstimos a curto prazo e os investimentos são duas das formas mais comuns de as empresas stablecoin gerarem receitas. Esta abordagem é semelhante ao funcionamento de um banco: empresta o dinheiro que os clientes depositam em contas poupança. O empréstimo de US $ 1 bilhão feito pela Tether à Celsius Network em outubro de 2021 é uma ilustração clara desse conceito.

Os pagamentos de emissão e resgate cobrados pelas stablecoins centralizadas também geram receitas. O Tether cobra uma taxa de resgate de 0,1%. No entanto, para evitar pequenos resgates, o Tether cobra uma taxa mínima de retirada de US $ 1.000.

O Tether é o mesmo que o Ethereum?

Não, estas duas criptomoedas são completamente diferentes.

O USDT é um token ou uma moeda?

O USDT é uma stablecoin que está indexada ao dólar americano, mas tecnicamente é um token. O token USDT foi originalmente emitido na cadeia de blocos Bitcoin, mas atualmente pode ser emitido em qualquer uma das mais de 50 cadeias que suportam o USDT.

Quanto custa o token USDT?

Ao contrário de outras criptomoedas que flutuam em valor, o preço do USDT (Tether) permanece estável em $1.

O USDT é um bom investimento?

Quando se trata de investir em criptomoeda, há muitas opções diferentes para escolher. Uma opção que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos é o investimento em USDT ou em stablecoins semelhantes. Ao contrário de outros tipos de criptomoeda, as stablecoins são concebidas para manter um valor estável, independentemente das condições de mercado. Isto torna-os uma opção atractiva para os investidores que procuram uma forma de se protegerem contra a volatilidade. Além disso, as stablecoins podem ser utilizadas para efetuar compras e transferências sem as taxas associadas às instituições financeiras tradicionais. Como resultado, o USDT surgiu como uma escolha popular para aqueles que procuram investir em criptomoeda.

No entanto, é fundamental lembrar que as stablecoins ainda são uma tecnologia relativamente nova e que podem sempre existir riscos imprevistos. Como mencionámos anteriormente, algumas pessoas manifestaram preocupações quanto à falta de transparência da USDT e ao seu potencial de manipulação. Os dados de mercado sugerem que o USDT desempenha um papel importante no comércio de criptomoedas, mas os comerciantes de criptomoedas devem estar cientes dos riscos antes de investir.

Qual é o futuro da moeda USDT (Tether)?

O objetivo do USDT é proporcionar uma alternativa estável às moedas fiduciárias tradicionais no espaço da moeda digital. Quando compra Tether, está efetivamente a comprar uma promessa da empresa de que pode trocar os seus tokens por USD em qualquer altura. Este facto confere ao token o seu valor e estabilidade. A USDT pode ser utilizada para comprar bens e serviços ou pode ser transaccionada em bolsas de moeda digital. Ao contrário de outras moedas digitais, que estão frequentemente sujeitas a volatilidade, a USDT permanece indexada ao dólar americano, o que a torna uma opção mais estável para quem procura negociar ou utilizar moedas digitais. À medida que a adoção de moedas digitais cresce, é provável que o USDT se torne uma opção cada vez mais popular para quem procura uma moeda digital estável.

Como posso levantar USDT?

Você pode usar a página de venda da Changelly para trocar suas moedas Tether por dólares americanos ou euros.


Declaração de exoneração de responsabilidade: O conteúdo deste artigo não constitui um conselho financeiro ou de investimento. As informações fornecidas neste artigo são apenas a opinião do autor e não devem ser consideradas como recomendações de negociação ou investimento. Não damos quaisquer garantias quanto à exaustividade, fiabilidade e exatidão destas informações. O mercado das criptomoedas sofre de elevada volatilidade e de movimentos arbitrários ocasionais. Qualquer investidor, comerciante ou utilizador regular de criptomoedas deve pesquisar vários pontos de vista e estar familiarizado com todos os regulamentos locais antes de se comprometer com um investimento.