Guia sobre Yield Farm de Tokens DeFi

Yield Farming é outro conceito do mundo físico que pode ser aplicado à indústria de cripto. Já temos mineradores e fazendas de mineração. Por que não podemos nos tornar fazendeiros também? O setor DeFi (finanças descentralizadas) é uma tendência em alta na indústria de cripto. Uma série de trocas descentralizadas (DEXs) apresenta um aumento significativo no tráfego, enquanto a segunda criptomoeda do mundo, Ethereum (ETH), está atualmente tendo altas taxas de transação. 

O que está acontecendo? É a segunda vinda da cripto ou apenas uma bolha de cripto? O que é yield farming? Changelly investigou o problema e coletou o essencial. Aqui vamos nós. 

Como yield farming influencia o mercado: Gargalo dentro da Ethereum

Em agosto, as taxas de transação da Ethereum (gás) aumentaram em mais de 100%. O aumento da demanda por ETH provocou o crescimento tanto do preço quanto da capitalização de mercado.

Todos nós nos lembramos da época em que um aplicativo descentralizado popular baseado em Ethereum (dApp) , o CrypttoKitties, consumia mais de 10% do tráfego da rede Ethereum. Essa situação criou um gargalo dentro do blockchain, de modo que os usuários enfrentaram taxas absurdas de gás e precisaram esperar séculos pelo processamento de uma transação simples. 

No entanto, é bem diferente desta vez. Como mencionado acima, o setor DeFi atinge as tendências de criptomoedas, e o yield farming é o culpado. As trocas descentralizadas (a maioria das quais são construídas sobre Ethereum) atraem novos usuários, plataformas de empréstimo e protocolos como o Compound têm grande demanda. Ainda assim, há um terceiro componente que pode afetar o crescimento repentino de Ethereum.

Projetos que prometem renda passiva, se os usuários compartilharem convites com três ou mais pessoas, lembram o golpe de forma suspeita. Em 11 de agosto, o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, acusou o projeto Forsage, baseado na Ásia, de ser uma farsa. No mês passado, os usuários do Forsage pagaram cerca de US $ 455 milhões por taxas de gás. Os representantes da Forsage afirmaram que “tais projetos” impulsionaram a indústria de cripto. 

forsage's answer to Ethereum

Vários dias depois, Buterin lembrou aos usuários que haveria outros dApps ETH para explorar, em vez de ‘defi coisas’ da moda.  

Em meados de agosto, um investidor anônimo comprou mais de 40.000 ETH (cerca de US $ 15 milhões) no Uniswap DEX. Tudo isso estimulou o crescimento da criptomoeda e aumento nas taxas de gás. Os usuários regulares têm que pagar taxas de comissão absurdas e pediram a Buterin para resolver o problema o mais rápido possível. 

https://twitter.com/JLSwipe/status/1294183515752464384

Plataformas de empréstimo

Plataformas de empréstimo desempenham um papel essencial no desenvolvimento do DeFi. De acordo com o defipulse , existem atualmente US $ 8,89 bilhões de fundos apostados no espaço descentralizado. O protocolo de empréstimos do Aave atraiu muita atenção no outro mês, pois poderia aumentar o montante de fundos investidos em 34%. O projeto Aave atualmente ocupa o primeiro lugar em termos de fundos bloqueados, obtendo US $ 1,39 bilhão.

locked funds in aave protocol

Por que as plataformas de empréstimo de criptomoedas têm tanta demanda? Uma vez que a indústria de cripto percebeu a enorme quantidade de criptoativos bloqueados em bolsas e carteiras, decidiu-se propor a solução que faria esses fundos funcionarem. As plataformas de empréstimo se adaptam perfeitamente à execução desse plano. 

A maioria das plataformas de empréstimo descentralizadas são “formadores de mercado automatizados” (AMM para breve). São robôs que sempre querem comprar ou vender qualquer criptomoeda para a qual fornecem mercado. 

Além disso, vamos enfrentar o fato de que a economia global sofre uma crise financeira. 2020 está repleto de acontecimentos terríveis e traz novas ‘surpresas’ a cada mês. As guerras do petróleo e o COVID-19 afetaram fortemente a economia. O setor de cripto pode se tornar uma ótima alternativa para investidores que desejam continuar ganhando com investimentos em criptomoedas. Ao depositar fundos em plataformas de empréstimo, os investidores têm a oportunidade de obter renda passiva enquanto desenvolvem o setor ao mesmo tempo. 

Stablecoins

Sendo uma importante parte da indústria DeFi, USDT é o segundo usuário de gás na rede Ethereum, de acordo com gasfeestation. A pergunta mais óbvia que vem à mente é: por quê? Por que o USDT atrai tanta atenção? No início do verão, o CEO da Three Arrows Capital, Su Zhu, tentou explicar isso na entrevista .

“Acho que é porque ele (USDT) está prestando um serviço a todo o mundo, fazendo uma ponte de liquidez entre todas essas bolsas e permitindo a rampa de saída da rampa de acesso, acho que estando nessa posição, automaticamente atrai a atenção de todos reguladores na própria cripto. ”

USDT é um dos ativos digitais mais populares da indústria. Ele pode ser comprado rapidamente com um cartão de crédito ou Apple Pay na plataforma Changelly , bem como negociado com BTC, ETH e outras criptomoedas na bolsa Changelly PRO com todos os recursos. O Changelly PRO oferece taxas fixas de retirada e trading. Tether também está disponível para margin trading no Changelly PRO com alavancagem de até x10.

Yield Farming 

Yield Farming é um termo relativamente novo  para a indústria, mas você provavelmente poderia encontrá-lo no setor de jogos. Techopedia fornece a seguinte definição de criação de jogos:

“Farming refere-se a uma tática de jogo em que um jogador, ou alguém contratado por um jogador, realiza ações repetitivas para ganhar experiência, pontos ou alguma forma de moeda no jogo.”

De volta ao mundo cripto, yield farming ajuda os usuários a ganhar juros sobre ativos ociosos por meio de diferentes estratégias cripto: empréstimos, criação de marketing (agregação de liquidez), etc. O que faz tantas pessoas começarem o yield farming é o fato de que qualquer um pode realmente aumentar seu investimento inicial sem adicionar fundos extras a ele. Com o poder de alavancagem e empréstimo, os comerciantes de cripto podem ampliar seu investimento inicial duas/três vezes/etc. 

Então, qual é o algoritmo de yield farming? Deixe-nos dar um exemplo. 

Alice decide ganhar juros sobre a produção agrícola popular. Ela coloca seu investimento inicial em uma determinada plataforma de empréstimos descentralizada, digamos, Compound.  

compound yield farming dashboard
Compound

Alice vê que, se fornecer o Basic Attetion Token (BAT) para a plataforma compound, ela pode ganhar quase 14% APY (rendimento percentual anual). Ela coloca $ 100 em tokens BAT na plataforma Compound e começa a ganhar uma renda passiva. A BAT tem 60% de um fator de garantia, o que significa que Alice tem $ 60 para tomar emprestado qualquer criptomoeda listada.

Basic Attention Token and its collateral factor on Compound

Alice opta por pedir ETH emprestado (podemos ver que tem a menor taxa de juros para os tomadores). Ela pode pegar emprestado $ 60 em Ether. Feito isso, ela vai para a bolsa descentralizada, por exemplo, Uniswap. A próxima etapa que Alice precisa realizar é converter $ 60 em ETH de volta para BAT. 

ETH to BAT swap on Uniswap
Uniswap

Depois disso, ela retorna à plataforma Compound para adicionar seus novos tokens BAT ao investimento inicial. Agora ela tem $ 160 em BAT. Alice continua fazendo isso várias vezes para aumentar seu investimento inicial. Isso é yield farming. 

Obviamente, existem alguns riscos. O mercado de cripto é altamente volátil, de modo que a taxa de criptomoeda pode mudar drasticamente em algumas horas. Se você pretende seguir a estratégia de Alice, lembre-se de que precisará devolver a garantia que forneceu antes. Caso contrário, sua posição será liquidada para pagar a dívida e você poderá perder seus fundos. 

As 7 principais moedas DeFi em 2020

# 1. Chainlink (LINK)

Em sua essência, Chainlink é uma plataforma que visa conectar aplicativos do mundo real com a tecnologia de contratos inteligentes. O projeto está no mercado há quase três anos. Hoje, Chainlink é considerado o padrão da rede oráculo descentralizada. De acordo com a equipe do Chainlink, oráculo é um feed de dados que conecta blockchains aos dados off-blockchain. Não há necessidade de negar que estamos caminhando para a adoção em massa. Portanto, o LINK é uma tendência quente entre aqueles que estão dispostos a participar de uma corrida descentralizada. 

O token LINK desempenha um papel essencial não apenas no setor DeFi, mas também na indústria de cripto em geral. Esta é uma das poucas moedas DeFi que poderia ganhar o topo da lista de criptomoedas por capitalização de mercado. LINK continua a fortalecer suas posições de mercado e conquistando o setor DeFi. 

# 2. yearn.finance (YFI)

yearn.finance é uma plataforma baseada em blockchain que oferece uma gama de funções DeFi, liquidez agregada, trading alavancado e marketing automatizado. Ele atrai milhares de usuários, o que o torna um dos locais mais populares para a yield farming. 

O token nativo YFI estourou no mercado no início do verão de 2020. O token é famoso por seu crescimento rápido e inacreditável, pois conseguiu não só ultrapassar o BTC na taxa de mercado, mas também ganhou o valor de $ 30.000. Os usuários podem ganhar YFI fornecendo liquidez ao reservatório de liquidez yearn.finance. Além disso, o token é usado para governar a rede. Preste muita atenção ao fato de que a plataforma está em beta. Yearn.finance pede aos usuários que usem o serviço por sua própria conta e risco.  

# 3. UMA (UMA)

UMA (Universal Market Access) é outro projeto DeFi baseado no blockchain Ethereum. O protocolo UMA permite que qualquer pessoa com conhecimento básico de tecnologia construa seus próprios ativos sintéticos. Tomando emprestado alguns conceitos de finanças convencionais (como futuros, opções, etc.), a UMA permite projetar derivativos de forma descentralizada. 

O token UMA ficou em terceiro lugar na lista das melhores moedas DeFi. Porém, tem todas as chances de melhorar suas posições. UMA está em grande demanda entre yield farmers. A tecnologia dos contratos inteligentes junto com a infraestrutura de DeFi em desenvolvimento são o melhor fertilizante para a colheita do token da UMA. 

# 4. Aave (LEND) 

Ex-EthLend DEX, Aave introduziu seu protocolo Aave em janeiro de 2020. Desde então, o token LEND começou sua rápida ascensão na lista das principais moedas DeFi. Em setembro de 2020, LEND é o quarto token DeFi em termos de capitalização de mercado.  

Aave é uma plataforma descentralizada e sem custódia, feita sob medida para usuários que desejam ganhar juros sobre o depósito e o empréstimo de ativos cripto e, ao mesmo tempo, fornecer liquidez ao mercado. O protocolo Aave é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode interagir com o cliente de interface do usuário da plataforma. Se você tiver o conhecimento técnico básico, poderá interagir com o Aave diretamente via API ou contratos inteligentes.  

# 5. Dai (DAI) 

O token DAI é provavelmente o mais conhecido entre aqueles que estão profundamente presos no financiamento de cripto. DAI é um stablecoin descentralizado da plataforma MakerDAO que permite a qualquer pessoa ganhar juros sobre depósitos cripto. Como o Dai é uma moeda estável, seu valor está atrelado ao dólar dos EUA, tornando o DAI um ativo relativamente não flutuante no mundo de condições cripto altamente voláteis. 

# 6. Compound (COMP)

Outro protocolo de empréstimo, Compound, também permite  que você ganhe uma renda passiva emprestando seus fundos para o reservatório. O token COMP está em grande demanda agora, pois é usado ativamente para yield farming. 

Existem várias estratégias para multiplicar seus fundos COMP. Por exemplo, você pode depositar ETH na plataforma Oasis Borrow e abrir um Vault para receber DAI. É possível depositar DAI em outras plataformas, como InstaDapp. Depois disso, existem duas maneiras de começar a ganhar juros. Primeiro, você pode usar o recurso “Maximize COMP Earnings”. A segunda opção é fornecer seus tokens Dain diretamente para a plataforma Compound.

# 7. SushiSwap

Isso pode parecer uma piada, mas não é. SushiSwap é atualmente uma palavra da moda no setor DeFi. 

SushiSwap é uma bolsa descentralizada de criptomoedas. Em seu núcleo, este DEX é um fork de outro Uniswap de troca baseado em Ethereum. Assim como muitos outros DEXs, SushiSwap apresenta seu token nativo de mesmo nome para desenvolver sua própria infraestrutura e fornecer aos usuários funcionalidade aprimorada. No entanto, ao contrário de outros, o SushiSwap é administrado pela comunidade que usa tokens SushiSwap para governar a rede.

Usando o popular modelo automatizado de criação de mercado (AMM), SushiSwap se esforça para fornecer aos usuários os instrumentos adequados para obter renda passiva.