Como investir em Bitcoin

À medida que a popularidade global das criptomoedas cresce, cada vez mais pessoas decidem investir em Bitcoin – não só a criptomoeda mais famosa, mas também, sem dúvida, a que provou ser o investimento mais seguro. Embora a taxa de dominância da Bitcoin tenha diminuído nos últimos anos, o facto de ser a única moeda que tem um índice de dominância associado ao seu nome diz muito.

Neste artigo, falaremos sobre preço do Bitcoin e se vale a pena investir no BTC ou não. Também abordaremos algumas estratégias de entrada e falaremos brevemente sobre a rentabilidade da extração de Bitcoin em 2020. Sem mais demoras, vamos a isto!

Porque é que a Bitcoin está a ganhar tração

O preço do BTC caiu um pouco no início de 2019 e estagnou no final de 2019 e no início de 2020, mas agora está a subir novamente. É difícil identificar exatamente porque é que a posição da Bitcoin se está a fortalecer agora, mas uma das principais razões que os especialistas citam é o Hype e o FOMO. É simples: quanto mais pessoas compram Bitcoin, mais o seu preço sobe. E quanto mais alto for o seu preço, mais as pessoas se apressam a comprá-lo, com medo de perderem potenciais lucros futuros. Não é segredo que muitas pessoas consideram as criptomoedas um ativo especulativo e só se interessam por elas para obter lucros a curto prazo.

Porquê investir em Bitcoin?

Porquê investir em Bitcoin e não em moeda fiduciária, acções ou outras criptomoedas? Existem algumas razões pelas quais deve escolher o BTC.

As bitcoins são populares

Como mencionámos acima, devido à sua popularidade, a Bitcoin é frequentemente a primeira criptomoeda de que as pessoas tomam conhecimento. Consequentemente, há mais pessoas a quererem investir neste sector. Ao contrário das acções, os preços das criptomoedas não dependem do sucesso da empresa por detrás delas (uma vez que são maioritariamente descentralizadas) ou da economia de qualquer país – baseiam-se na oferta e na procura. Não só o maior volume de transacções e a atenção do público são um sinal de que a criptomoeda tem um futuro promissor, como também garantem frequentemente uma elevada liquidez, que é um dos factores-chave na escolha do ativo em que investir.

As bitcoins são escassas

Ao contrário da moeda fiduciária, a Bitcoin, tal como outras criptomoedas, tem uma oferta limitada. Só existirão 21 milhões de BTC. Por conseguinte, pode ser considerado um recurso finito, tal como o ouro, a prata, etc. Como os governos podem tecnicamente criar (imprimir) uma quantidade infinita de moedas fiduciárias, alguns investidores consideram o ouro, a Bitcoin e outros recursos limitados um investimento mais rentável, uma vez que a sua escassez significa que o seu valor não se desvalorizará tão rápida ou facilmente. Além disso, uma oferta limitada significa que, de acordo com as regras básicas da economia, uma procura crescente de BTC será acomodada não por um maior volume de produção, mas por preços mais elevados.

As bitcoins são úteis

Com o passar do tempo, a Bitcoin está cada vez mais integrada na nossa vida quotidiana. Pode ser levantado em caixas automáticos, pode ser armazenado digitalmente, pode ser utilizado para pagar bens e serviços – de acordo com coinmap.org, existem atualmente mais de 18 mil empresas que aceitam Bitcoin em todo o mundo. Além disso, está a ser reconhecida por empresas estabelecidas como a PayPal, e a crescente adaptabilidade é um sinal para muitos especialistas de que a Bitcoin veio para ficar, tornando-a um investimento que vale a pena.

Os Bitcoins são rentáveis

A elevada volatilidade é uma das principais vantagens e desvantagens do mercado de criptomoedas. Os preços podem disparar num dia e cair no dia seguinte. No entanto, nem todos os movimentos de preços das criptomoedas são tão extremos. Para moedas estabelecidas como a Bitcoin, o aumento da volatilidade pode significar perdas a curto prazo, mas também proporciona retornos mais elevados do que o mercado de acções tradicional. As pessoas que compraram 1 BTC por $5k na primavera e o venderam agora por $18k ganharam $13k – é um lucro que muito, muito poucas oportunidades de investimento lhe podem dar.

Outro aspeto que vale a pena mencionar é o facto de o mercado de criptomoedas em geral e a Bitcoin em particular terem demonstrado uma grande resiliência no meio do caos nos mercados na primavera de 2020 – outro bom sinal.

Dito isto, lembre-se de uma das principais regras de investimento – DYOR, faça a sua própria investigação. Consulte outras criptomoedas e outras formas de investimento e tome uma decisão informada. No final do dia, só tu podes responder à pergunta “devo ou não investir em Bitcoin?

Preço do Bitcoin

Como já foi mencionado anteriormente neste artigo, a Bitcoin teve alguns altos e baixos nos últimos anos, mas antes do seu aumento em outubro, manteve-se quase sempre abaixo do nível de preços de $10k. Atingiu o seu ATH (máximo de sempre) de aproximadamente $19665 em dezembro de 2017 e não conseguiu voltar a atingir o pico desde então. Recentemente, o BTC subiu acima de $19k, mas depois caiu abaixo de $17k. Muitos especialistas estão a prever que a Bitcoin vai recuperar e não só vai atingir um novo ATH, mas também ultrapassar os $30k, ou, de acordo com a previsão do JP Morgan, até atingir os $140k. No entanto, também é possível que o preço da moeda continue a descer.

a tendência do preço do bitcoin
Fonte: coinmarketcap.com

Como investir em Bitcoins e onde comprar

As opiniões dividem-se sobre este tema. Os operadores especializados desenvolvem normalmente as suas próprias estratégias, mas será bastante difícil para os principiantes segui-las. Por exemplo, muitos investidores experientes compram novas moedas que prevêem que terão muita popularidade no futuro – e, como mencionámos anteriormente, a popularidade desempenha um papel importante na determinação do preço de uma moeda criptográfica. No entanto, os principiantes não têm a experiência necessária para determinar quais as moedas que estarão no topo dentro de alguns meses ou alguns anos. Por conseguinte, as criptomoedas estabelecidas com taxas de crescimento estáveis são uma aposta muito mais segura, mas ainda assim muito rentável, e não há melhor criptomoeda para começar a sua viagem de investimento do que a Bitcoin.

O facto de a Bitcoin ser uma moeda estabelecida tem o inconveniente de não haver um ponto de entrada óbvio. Embora tenha as suas quedas, os principiantes que procuram um lucro imediato ou, pelo menos, rápido, podem não ser capazes de as reconhecer ou de determinar se a moeda vai cair ou subir num futuro próximo. Por conseguinte, o nosso primeiro conselho é que não procurem lucros imediatos, estejam atentos às subidas de preços e guardem as vossas moedas num local seguro.

Eis algumas regras básicas que devem ser seguidas quando se está a começar:

  • Comprar baixo, vender alto

Esta é a regra mais básica quando se trata de comprar qualquer ativo. Compre quando o preço desce e venda quando pensa que já subiu o suficiente para obter lucro.

  • Juntar-se à comunidade

Como principiante, pode não ser capaz de dizer se o preço é suficientemente baixo ou alto para vender. Siga bloguistas de criptomoedas, participe em chats ou leia os fóruns – nem sequer tem de mergulhar totalmente na comunidade de criptomoedas para obter algumas dicas, basta consultá-la de vez em quando.

  • Ouvir opiniões diferentes

Tente seguir uma grande variedade de pessoas e não tire conclusões com base na opinião de apenas um perito – este pode sempre estar errado.

  • Diversificar

Embora este seja um artigo sobre o investimento em Bitcoin, temos de o lembrar que uma das estratégias de investimento mais importantes é diversificar a sua carteira.

Embora seja bom saber que as estratégias mais avançadas existem, não tente aprendê-las todas ou utilizá-las se estiver a começar – é provável que lhe façam mais mal do que bem.

Onde pode comprar Bitcoin

Bolsas P2P

As bolsas peer-to-peer oferecem aos utilizadores transacções seguras e o mais elevado nível de anonimato disponível no mercado, mas não têm a liquidez que as bolsas podem proporcionar. Para além disso, normalmente não são tão fáceis de utilizar por principiantes.

Changelly

Changelly, com sua interface intuitiva e amigável, taxas baixas e taxas competitivas, é uma ótima plataforma para iniciantes em criptografia. A Changelly oferece ótimas taxas para Bitcoin e permite trocá-lo por mais de 160 criptomoedas. A empresa expandiu recentemente o seu ecossistema para incluir um mercado fiat-to-crypto onde pode comprar criptomoedas com a sua moeda nativa e uma plataforma de negociação completa para principiantes Changelly PRO. Eles trabalham com os melhores gateways fiat e fornecem aos usuários uma maneira fácil, rápida e personalizada de comprar BTC com seu cartão de crédito ou débito, transferência bancária ou Apple Pay.

Binance

A Binance é uma das bolsas de criptomoedas mais populares e também permite aos utilizadores comprar Bitcoin com os seus cartões de crédito, transferência bancária ou com mais de 150 criptomoedas diferentes. Sendo a maior bolsa de criptomoedas, tem a maior liquidez e, portanto, as melhores taxas, mas não é muito amigável para iniciantes devido à sua interface não tão fácil de usar e navegar. Tal como as outras bolsas da nossa lista, têm elevados padrões de segurança e taxas justas. O seu ecossistema inclui também uma plataforma de negociação.

Como proteger Bitcoins

Quer pretenda especular sobre o preço da Bitcoin ou acredite que é o futuro e esteja preparado para a manter até ao fim dos tempos, precisará de uma forma segura de armazenar as moedas que adquiriu. Existem dois tipos de carteiras de criptomoedas: quentes e frias. Os primeiros estão ligados à Internet, o que facilita a realização de transacções básicas. Por outro lado, as carteiras frias, ou como também são chamadas de hardware, não estão conectadas à Internet e, portanto, são muito mais seguras. No entanto, isso não significa que as hot wallets não sejam de todo seguras: continuam a ser uma boa forma de guardar as suas moedas. As hot wallets são utilizadas para armazenar pequenas somas de criptomoedas ou se o proprietário pretender um acesso fácil aos seus fundos, enquanto as carteiras de hardware são normalmente utilizadas por pessoas que pretendem armazenar as suas criptomoedas.

Êxodo

Esta é uma das melhores carteiras de criptografia quente para iniciantes. Tem uma interface simples e fácil de utilizar que é perfeita para os principiantes que estão a começar a descobrir as coisas. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar a sua excelente equipa de apoio. O Exodus oferece versões para telemóvel e computador. Suporta mais de 100 criptomoedas (incluindo Bitcoin, claro) e permite aos utilizadores trocá-las facilmente na interface. O Exodus pode ser descarregado gratuitamente. Também é compatível com as carteiras de hardware TREZOR.

TREZOR

Esta é uma das melhores carteiras de hardware do mercado. O ecrã tátil do TREZOR Model T e uma interface Web intuitiva tornam-no perfeito para os principiantes. Esta carteira pode ser ligada ao seu smartphone ou ao seu computador, uma vez que é fornecida com um cabo USB tipo C. É extremamente seguro, suporta mais de 1400 criptomoedas e permite que os utilizadores troquem criptomoedas na sua interface Web através de trocas integradas. A única desvantagem é o seu preço elevado – o Trezor Model T custa 170 dólares.

Ledger Nano X

Esta é uma das carteiras criptográficas de hardware mais populares, e por uma boa razão. É fácil de utilizar, mas oferece uma segurança de alto nível. Esta carteira suporta cerca de 1500 criptomoedas e, tal como as outras nesta lista, permite aos utilizadores trocá-las dentro da sua interface. A aplicação Ledger Live permite aos proprietários de carteiras gerir facilmente a sua carteira no seu computador ou telemóvel. No geral, esta é uma boa carteira de hardware para principiantes que lhe custará 119 dólares.

Qual é a altura certa para comprar?

A resposta curta seria comprar na baixa, quando o preço desce e é provável que volte a subir. Siga o conselho geral que se aplica a todos os activos: compre em antecipação dos acontecimentos ou notícias susceptíveis de fazer subir os preços.

Uma boa ferramenta para iniciantes é o Crypto Fear and Greed Index. Foi criado e é gerido pela alternative.me, e pode ser um bom indicador para saber se deve comprar ou vender as suas criptomoedas num determinado momento. O “medo” mostra uma oportunidade de compra, enquanto a “ganância” indica que o mercado está prestes a sofrer uma correção, o que significa que os preços vão cair em breve e que deve vender. Pode ser uma ferramenta útil para principiantes, mas, tal como acontece com qualquer outro conselho financeiro, não o utilize como um guia infalível e DYOR.

Se estiveres a começar, tenta comprar quando o preço estiver a descer e, depois, guarda o teu novo BTC até que este suba o suficiente para teres lucro com ele. Se quiser saber mais sobre a previsão de movimentos de preços, siga o nosso conselho acima e junte-se a comunidades de criptomoedas, aprenda sobre análise técnica e, mais importante, obtenha alguma experiência prática. Recomendamos que comece com montantes mais pequenos para ter uma ideia do mercado.

Deve investir na exploração mineira de Bitcoin?

A extração torna-se menos rentável quanto mais popular for a moeda. Sendo a Bitcoin a criptomoeda mais popular, há muitas pessoas que tentam extraí-la, o que leva a custos elevados. É claro que, uma vez que o preço do BTC está a subir, o mesmo acontece com a quantidade de dinheiro que se pode ganhar com a sua extração – mas é difícil determinar se será capaz de obter lucro. Se quiser dedicar-se à exploração mineira de BTC, deve verificar as opções possíveis e calcular quanto lhe custaria o equipamento agrícola. A rentabilidade da extração de Bitcoin dependerá do custo da eletricidade e do equipamento necessário no local onde vive.

Considerações finais

O preço do Bitcoin pode cair num futuro próximo, mas enquanto o público se interessar pelas criptomoedas, ele voltará a subir. Trata-se de um investimento rentável, mas relativamente seguro. Embora possa parecer assustador à primeira vista, uma vez que é significativamente diferente das formas tradicionais de investimento, depois de fazer uma pequena pesquisa, irá certamente descobrir que é muito simples. É possível investir em Bitcoin sem ter qualquer conhecimento técnico sobre blockchain ou criptomoedas, basta ter em atenção o risco e estar atento às grandes notícias. E se quiser tornar-se um especialista, existe uma abundância de materiais de aprendizagem em linha.

Compre BTC e mais de 170 ativos digitais com seu cartão de crédito, transferência bancária ou Apple Pay na Changelly.

FAQ

Quanto custa comprar um Bitcoin?

No momento em que este artigo foi escrito, o preço de uma Bitcoin era de 35 mil dólares. Pode sempre verificar o preço atual no widget abaixo:

Vale a pena investir em Bitcoin?

Consideramos que é um investimento que vale a pena neste momento, mas tenha em atenção que não podemos dar-lhe conselhos financeiros efectivos. Por favor, investigue cuidadosamente cada ativo antes de decidir investir nele.

Qual é a melhor estratégia de investimento para comprar Bitcoin?

O clássico comprar baixo e vender alto.

Qual é o montante mínimo de Bitcoin que posso comprar?

O valor mais baixo de Bitcoin que pode comprar é 1 Satoshi, ou 0,00000001 BTC. No entanto, a maioria das plataformas de câmbio e mercados têm um mínimo mais elevado devido aos custos associados às transacções de criptomoeda. Por exemplo, na Changelly, pode comprar um par de Satoshis por 30 USD (montante mínimo).

Existem planos de investimento em Bitcoin?

Há bastantes. Um dos mais proeminentes é o ITrust Capital IRA.