Recompensas de Reservatórios de Mineração Explicadas

O boom do Bitcoin (BTC) em 2017 revelou ao mundo a nova ‘corrida do ouro’ e fez milhares de pessoas entenderem que a criptomoeda seria o próximo passo significativo no campo das finanças. As fazendas de mineração de repente criaram valor, enquanto uma profissão de minerador se tornou moda. 

Em 2020, a mineração de criptomoedas ainda é rentável. Conhecer seus ‘direitos minerários’ pode trazer ainda mais lucro do que o esperado. Vamos explicar os tipos mais populares de recompensas de mineração.

Fundamentos dos Reservatórios de Mineração

Antes de nos aprofundarmos nas diferenças entre os esquemas de pagamento dos reservatórios de mineração, aqui estão algumas definições essenciais.

Reservatório de Mineração 

Um reservatório de mineração é um grupo unido de mineradores que compartilham seus recursos computacionais (poder de hash) pela rede para encontrar o próximo bloco e receber uma recompensa. A mineração pode ser cara em termos de custos de eletricidade e equipamentos. Com o poder combinado de hash, os mineradores conseguem encontrar novos blocos com eficiência.  

Recompensa de Mineração

Os mineradores são uma parte importante da indústria de blockchain, pois mantêm o trabalho adequado de uma determinada rede, processam transações e assim por diante. Ao descobrir um novo bloco, os mineradores são pagos ou recompensados pela rede. Cada reservatório de mineração fornece aos mineradores pagamentos de acordo com um determinado esquema de pagamento.  

Compartilhar 

O Ethereum Stack Exchange fornece uma explicação abrangente de um compartilhamento:

‘Em quase todos os reservatórios de mineração, um compartilhamento é uma “solução” de bloco não suficientemente boa para ser publicada como um bloco real, mas ainda suficientemente boa para que seja realmente difícil encontrá-los. Isso significa que os compartilhamentos podem ser usados ​​para medir quanto trabalho você está realizando, mas com granularidade muito mais fina e consistente do que as soluções de blocos reais, que são raras demais para os pequenos mineradores.’

Rodada

Uma rodada é um tempo entre o primeiro compartilhamento fornecido e o compartilhamento que resolve (descobre) um novo bloco. 

Sorte 

Muitos reservatórios mostram uma porcentagem de sorte ao refletir os fundamentos de mineração de uma criptografia específica. A pontuação da sorte mostra a sorte de um reservatório em encontrar um bloco. 

  • Se menos de 100%, o reservatório tem sorte. Isso significa que leva menos tempo do que o esperado para encontrar um bloco;
  • 100% de sorte é uma pontuação normal;
  • Se a sorte estiver acima de 100%, é um pouco de azar para o reservatório hoje. Levou mais tempo para descobrir um bloco do que o esperado. 

Poder de Hashing

O poder de hash (também conhecido como hashrate) é uma velocidade na qual um computador pode resolver cálculos matemáticos difíceis para encontrar o próximo bloco. Quanto maior o hashrate, mais rápido você descobrirá o próximo bloco e receberá uma recompensa de mineração. 


Melhor lista de pools de mineração de Bitcoin (BTC) em 2020


PPS – Pagamento por ação

O esquema de pagamento com pagamento por ação (PPS) é bastante óbvio – um minerador recebe uma recompensa por cada ação contribuída. Cada compartilhamento vale uma certa quantia de criptomoeda. Se um reservatório de mineração não tiver sorte e o bloco não for descoberto, os mineradores ainda serão pagos. Por esse motivo, o método de pagamento do PPS nem sempre é rentável para os reservatórios de mineração. No entanto, para compensar despesas, os reservatórios de mineração cobram taxas bastante altas. 

Reservatórios de mineração: AntPool, F2Pool, ViaBTC

FPPS – Pagamento total por ação

Assim como o PPS, um FPPS (Full Pay Per Share) paga recompensas de mineração por cada ação resolvida. No entanto, diferentemente do Pay Per Share, o FPPS também cobre as taxas de transação. Um reservatório de mineração precisa processar uma transação para enviar uma recompensa de mineração para sua carteira. Cada rede cobra taxas de transação diferentes, mas depois de encontrar um reservatório de mineração que usa o esquema de pagamento FPPS, você não precisa pagar nenhum. 

Reservatórios de mineração: Poolin, BTC.com

Proporcional

Um método de pagamento proporcional distribui uma recompensa de mineração de acordo com um número de ações válidas fornecidas durante a rodada. 

PPLNS – Pagamento por último (N) número de ações

O número de ações contribuídas é diferente a cada rodada devido ao fator sorte. Pode levar mais de 1.000 compartilhamentos (ou menos) para descobrir um bloco. Os mineiros são pagos assim que o bloco é descoberto. O sistema PPLNS não leva em consideração todos os compartilhamentos que você forneceu durante a rodada. Nesse caso, o PPLNS examina o último número de compartilhamentos válidos antes da localização do bloco, independentemente dos limites do bloco. Isso é chamado de janela de tempo. Quando o bloco é descoberto, o sistema verifica o último N de compartilhamentos válidos fornecidos durante uma janela de tempo. Os mineiros que forneceram um número válido de ações durante uma janela de tempo recebem uma recompensa.

Reservatórios de mineração: AntPool

Compre mais de 150 criptomoedas com USD, EUR, GBP na Changelly

Considerações Finais

Depois de decidir ingressar em um reservatório de mineração, não esqueça de fazer sua pesquisa sobre os fundamentos de um reservatório. Talvez as condições fornecidas por um reservatório não atendam às suas necessidades ou um reservatório de mineração cobra altas taxas de transação. Encontre o que funciona melhor para você e comece sua lucrativa carreira mineira. 

Sobre Changelly

Changelly é uma troca de criptografia instantânea segura que possui mais de 150 criptomoedas disponíveis para serem trocadas e compradas com os melhores valores do mercado. Em operação desde 2015, a plataforma e seu aplicativo móvel atraem mais de um milhão de visitantes por mês, todos com trocas rápidas e simples, baixas taxas transparentes e suporte ao vivo 24/7.