Melhores Criptomoedas para Staking

Em algoritmos PoW tradicionais, os mineradores fornecem o poder hash de suas máquinas para proteger e oferecer suporte a redes de blockchain. O trabalho dos mineradores é recompensado com moedas para encontrar novos blocos. No entanto, esse processo nem sempre é lucrativo, especialmente considerando o baixo preço de algumas criptomoedas e o alto custo da eletricidade e do equipamento de mineração.

É por isso que a participação se tornou o tipo de mineração mais acessível e lucrativo para os holders de criptomoedas comuns. É usado para criptomoedas que funcionam em um algoritmo de consenso de Proof of Stake (confirmação de taxa). Staking pressupõe que os usuários armazenem seus tokens em uma carteira, que é usada para proteger a rede, verificar transações e criar novos blocos. Assim como no algoritmo de Prova de Trabalho, quando novos blocos são encontrados, os stakers recebem uma recompensa por participarem desse processo.

Ao longo do ano passado, a popularidade do staking tem aumentado, uma vez que requer um pouco de esforço para configurar e torna mais fácil receber uma renda passiva.

Noções básicas de proof of stake 

Um mecanismo de consenso alternativo, Proof of Stake, foi implementado pela primeira vez em 2012 na criptomoeda PPCoin (agora conhecida como PeerCoin). Sunny King e Scott Nadal co-escreveram o primeiro artigo sobre o novo algoritmo . A ideia principal por trás disso era usar uma “participação” como um recurso que determina qual node particular tem o direito de minerar o próximo bloco.

Na abordagem de prova de participação, os nodes também tentam fazer o hash dos dados em busca de um resultado menor do que um determinado valor. Nesse caso, a complexidade é distribuída proporcionalmente de acordo com o equilíbrio do node. Em outras palavras, de acordo com o número de moedas (tokens) armazenadas na conta do usuário.

Assim, um node com maior equilíbrio tem maior probabilidade de gerar o próximo bloco. Essa abordagem parece bastante atraente principalmente por causa dos requisitos mínimos para recursos de computação e também porque nenhuma capacidade é desperdiçada.

A pictogram of bitcoin on a golden coin near a square blue proof of stake sign with a proof of stake words written below

Benefícios de staking

O algoritmo PoS tem as seguintes vantagens:

  • Staking é uma maneira mais conveniente e menos cara de ganhar dinheiro com criptomoedas do que minerar por meio da Prova de Trabalho. Nenhum equipamento caro de mineração é necessário. 
  • A fixação protege os titulares contra a inflação. Ajuda a cobrir a perda total ou parcialmente se o preço de uma criptomoeda cair.
  • O staking é um algoritmo seguro. São necessários fundos significativos para realizar um ataque, o que o torna financeiramente impraticável. Ao mesmo tempo, se um invasor tiver um grande número de tokens à sua disposição, ele também sofrerá com o ataque, pois isso violará a estabilidade da criptomoeda.

Melhor criptomoeda para staking

#1. Tezos

Lançado em 2014, Tezos é uma uma plataforma de blockchain de código aberto suíça para ativos e aplicativos. Ele usa o algoritmo Liquid Proof of Stake e está posicionado como o protocolo de rede para sistemas de contrato inteligentes testados e seguros. 

Para se tornar um validador Tezos, você precisa congelar uma certa quantidade de XTZ em sua carteira. No início, a participação era de 10.000 XTZ, mas há algum tempo a comunidade de Tezos votou por diminuir a participação e agora congelar 8.000 XTZ é o suficiente. No entanto, o ecossistema também oferece aos usuários a possibilidade de delegação – qualquer quantidade de suas próprias moedas pode ser confiada a um minerador. A renda anual atual é de cerca de 5,5%: XTZ é uma das melhores moedas para staking.

#2. Decred

Decred é uma moeda digital autônoma com um sistema de consenso híbrido. A criptomoeda usa os mecanismos de prova de trabalho e prova de participação, o que reduz a centralização e torna o blockchain mais seguro. Os mineradores PoW recebem uma parte de uma recompensa de bloco de 60% e os holders de bilhetes PoS de DCR – 30%. Os 10% restantes são transferidos para a tesouraria do projeto. 

Você precisa ter pelo menos 138 moedas DCR em sua carteira para iniciar o staking e mantê-las trancadas por 28 dias. O lucro anual dos holders de DCR chega a 6,9%.

#3. Synthetix (SNX)

Synthetix é um protocolo que facilita o trade de ativos sintéticos em um blockchain, por exemplo, USD, BTC, ouro, ações, etc. Ele funciona na plataforma Ethereum e é alimentado por Synthetix Network Token (SNX). O projeto permite que os usuários transformem ativos do mundo real em tokens ERC20 que igualam o preço dos ativos e depois os negociem no mundo digital. 

Os holders de SNX podem participar da cunhagem da moeda, fechando seus ativos em um contrato inteligente como garantia. Recompensas de participação são pagas semanalmente. A recompensa anual por esse staking em criptomoeda é de 47,2%.  

#4. Algorand (ALGO)

O projeto Algorand visa estabelecer uma economia digital gratuita, escalável, descentralizada e segura. É baseado no blockchain Algorand e usa ALGO como seu token nativo. Algorand é conhecido por suas taxas de transação extremamente baixas. O ecossistema é construído em um algoritmo peculiar chamado Pure Proof-of-Stake: a moeda pode ser apostada, mas não há mecanismo de delegação em vigor, e o consenso pode ser alcançado sem nenhuma autoridade central. 

Os usuários podem manter apenas 1 ALGO em sua carteira para começar o staking da criptomoeda. Eles recebem recompensas com cada bloco criado. Em setembro de 2020, a recompensa anual para a participação de ALGO é de cerca de 5,3%. 

#5. Icon (ICX)

Icon é freqüentemente chamado de “a melhor rede de todas as redes cripto”. Este projeto foi estabelecido em 2017 na Coreia do Sul com o objetivo ambicioso de criar uma nação digital, uma infraestrutura para os usuários fazerem suas próprias criptomoedas e economias. O blockchain de Icon funciona na moeda ICX e une cinco partes cruciais do ecossistema: o Icon Republic, o Icon Communities, Community Representatives, Community Nodes e Citizen Nodes. 

Como é construído com base no algoritmo de Prova de participação delegada, os holders de ICX escolhem nodes que têm permissão para adicionar novos blocos. Staking de Icon pode gerar juros de até 11,7% ao ano. 

#6. Tron (TRX)

A plataforma Tron foi criada em 2017 como uma alternativa digital para a indústria de entretenimento do mundo real. O ecossistema Tron usa o algoritmo Delegated Proof of Stake, bem como dApps e contratos inteligentes. A validação da transação é feita por 27 superrepresentantes que se revezam para manter um sistema justo. Uma recompensa de bloco é igual a 16 TRX e é fornecida a cada três segundos (o tempo que leva para um novo bloco ser gerado). A recompensa anual pela aposta no TRX é de cerca de 3,3%, mas pode ser maior. 

#7. NEO (NEO)

Os especialistas em criptomoeda costumam dizer que o projeto NEO é o Ethereum chinês. O algoritmo por trás disso é chamado de Delegated Byzantine Fault Tolerance.

NEO difere de outras criptomoedas por sua indivisibilidade – não pode ser dividido em partes menores que 1 NEO. O modelo “combustível” também é usado na forma de tokens GAS – quando o próximo bloco é encontrado, 7 GAS são automaticamente distribuídos entre os portadores de NEO. A renda passiva atual de participação na criptomoeda NEO é de cerca de 1% ao ano.

A notebook screen where there is a NEO platform interface with some statistics and gas numbers
Tokens de NEO e GAS na plataforma NEO

#8. Cosmos (ATOM)

O lançamento do Cosmos Hub ocorreu em março de 2019 após três anos de muito trabalho. O projeto é projetado para garantir a compatibilidade de diferentes blockchains (principalmente Ethereum e Bitcoin). Cosmos também é chamado de “internet de blockchain” na comunidade de criptomoeda: ele sempre prioriza as redes que promove e fornece um ecossistema para compartilhamento de dados sem nenhuma autoridade central no local. 

Cosmos é executado no algoritmo Byzantine Fault Tolerance, que é um tipo de algoritmo de prova de participação. Os 100 principais nodes que participam no ATOM tornam-se nodes validadores. Sua posição na lista de nodes depende de quantas moedas ATOM você tem em sua carteira. Os validadores de rede Cosmos recebem tokens ATOM adicionais para proteger o blockchain, apostando seus tokens. Cosmos é considerada uma das melhores moedas de participação: a renda anual atual de staking é estimada em cerca de 9%.

#9. Ontology (ONT)

Ontology é uma plataforma para negócios que querem acesso seguro e direto às ferramentas digitais. Empresas e projetos podem construir seus próprios blockchains na mainchain da Ontology e usar contratos inteligentes. A moeda ONT alimenta todo o sistema. O staking de moedas como a Ontologia é bastante fácil: você precisará de apenas 500 ONT para começar. 

Em outubro de 2019, Gate.io Exchange implementou o staking da criptomoeda ontology (ONT) em seu novo programa chamado “HODL & Earn”. Os usuários do Gate.io podem fazer depósitos no ONT para receber cerca de 3% do lucro por ano. A taxa de retorno depende do número de ONTs armazenados durante os últimos 14 dias. Os dividendos são acumulados a cada duas semanas.

A screenshot of ontology staking information hub depicting a consensus node list with some statistics included

#10. Loom Network (LOOM) 

Loom é uma rede digital que permite que aplicativos descentralizados sejam executados em suas sidechains. É baseado na blockchain Ethereum e usa o algoritmo de consenso Delegated Proof of Stake. LOOM é o token nativo da rede que protege a rede principal. 

O Staking de Loom está disponível desde 2019, mas ainda não é um processo fácil. LOOM não é compatível com muitas carteiras: você terá que usar Metamask, Ledger ou Trezor para armazená-lo. Você também teria que comprar um pouco de gás Ethereum para cobrir o custo da transação. Leia nosso artigo sobre o gás Ethereum se quiser saber mais sobre as taxas de transação de Ethereum. 

Os usuários podem ganhar de 5% a 20% de juros na participação de LOOM, dependendo do período de staking.

#11. Fusion (FSN)

Fusion é um ecossistema baseado em blockchain para transações financeiras. Ele foi criado para ajudar as empresas a lidar com suas operações financeiras e administrativas do dia a dia. A plataforma é alimentada pelo token FSN que tem um fornecimento total de 46,78 milhões. 

Os usuários podem apostar no Fusion em uma bolsa, com um reservatório ou executando um node Fusion. Participar em uma bolsa significa que você terá que bloquear suas moedas FSN pelo menos por um mês. Se quiser uma experiência de staking sem esforço, você pode fazê-lo com um reservatório: eles vão cobrar uma pequena taxa, mas assumem todo o trabalho restante. 

A participação em um node Fusion exigirá 5000 FSN e habilidades técnicas básicas para configurar o node. A participação nessa criptomoeda renderá cerca de 24,2% de juros anuais.

#12. Fantom (FTM)

Fantom é uma rede blockchain que visa  fornecer alta velocidade de transação, segurança e escalabilidade usando a tecnologia Directed Acyclic Graph. A plataforma tem uma meta ambiciosa de fornecer infraestrutura digital para as chamadas cidades inteligentes que trabalham com contratos e dApps inteligentes. O Fantom usa o algoritmo de consenso Proof of Stake para validar transações e é alimentado por token FTM. 

A plataforma Fantom permite que você ganhe recompensas de participação ao proteger a rede. Os holders de FTM podem apostar de seus telefones ou computadores pessoais, nenhum hardware sofisticado é necessário. As moedas FTM devem ser transferidas para uma carteira PWA, em seguida movidas para um endereço de ópera e, finalmente, confiadas a um validador de confiança. Fantom é uma das melhores moedas de participação em 2020: no momento em que este artigo foi escrito, a recompensa anual por apostá-la é de 26,8%. 

Resumo

O staking se tornou popular entre os holders de criptomoeda nos últimos anos. É uma maneira fácil e segura de ganhar dinheiro com moedas digitais. Os usuários podem apostar moedas que funcionam no algoritmo PoS e suas variações. Com o algoritmo Proof of Stake, o criador de um novo bloco é escolhido por meio de um mecanismo determinístico: ele depende da riqueza do node, também definida como participação.  

Se você não for um trader ativo e não quiser correr o risco, apostar moedas será uma ótima opção para você. A recompensa pode variar de 3% a 30%, mas a melhor coisa é que você não precisa fazer nada. É uma renda 100% passiva.