Gás e Taxas de Transações Ethereum Explicadas

Não há Gás suficiente para uma transação! Quantos gwei são? O limite de gás é muito baixo! A maioria dos usuários fora do ecossistema Ethereum não consegue entender esse tipo de conversa. A plataforma Ethereum é bastante peculiar quando se trata de taxas de transação e recursos operacionais. Ele usa um método de pagamento interno chamado Gás – uma taxa exigida para processar uma transação ou executar um contrato inteligente.  

Vamos mergulhar no misterioso mundo Ethereum e descobrir como o Gás funciona com a Changelly. Falaremos sobre a máquina virtual Ethereum, limites de Gás e subunidades gwei e, em seguida, discutiremos as recompensas dos mineiros pela realização de transações. Também daremos uma olhada na política de preços do Gás.

Como funciona o Gás em Ethereum

O Gás é uma taxa para qualquer transação na rede Ethereum e, ao mesmo tempo, a unidade de medida de esforço computacional necessária para determinadas operações. Você precisará de uma certa quantidade de gás para criar ou executar um contrato inteligente ou fazer qualquer coisa na plataforma Ethereum.

Primeiro, a máquina virtual Ethereum e os contratos inteligentes que existem nela são executados no código do Solidity. Cada linha deste código precisa de um pouco de gás para ser executada. Pense no seu carro e na gás real, o combustível: você precisará de uma certa quantidade de gás para chegar ao destino de sua escolha e terá que comprar essa certa quantidade de gás no posto de gás antes de partir. De forma semelhante, você deve encher o “tanque de gás” de sua transação antes que ela comece a ser processada. 

Um usuário Ethereum deve definir um limite de gás para cada transação. Refere-se à quantidade máxima de gás que pode ser gasta em uma determinada transação. Vamos falar sobre isso com mais detalhes.

Limite de gás Ethereum

gas fee image

O limite de gás é a quantidade máxima de gás cobrada por uma instrução (transação, operação). Ajuda a evitar gastos excessivos, por exemplo, devido a um erro em um contrato inteligente ou outro. Essencialmente, evita que você gaste uma quantidade infinita de gás em uma operação. 

A quantidade de gás necessária para uma transação específica é predeterminada pelo número de linhas de código que devem ser executadas. Um usuário Ethereum deve definir um limite de gás que cubra a quantidade de gás gasta na operação. Se não o fizerem, a transação não será concluída, porque os mineradores deixarão de executá-la no momento em que ficar sem gás.

Um pouco como com o seu carro: no momento em que não há mais gás no tanque, o carro pára de se mover e você não pode seguir para o destino de sua escolha (que é uma transação concluída, em nossa analogia). 

Se o limite de gás foi definido muito alto e sobra algum gás após a operação ter sido executada, ele será imediatamente devolvido ao gerador de operação. Se a transação não for concluída porque o limite de gás estava muito baixo, tudo volta ao seu estado original, enquanto o minerador ainda recebe a recompensa. Isso significa que a operação nunca existiu e que o usuário é forçado a iniciar o processo do zero.

Um limite padrão de gás para a transferência de ETH dentro do ecossistema Ethereum é de 21.000 gases. 

Preço do Gás

O preço do gás Ethereum é indicado em gwei, que vale 0,000000001 ETH. O custo de um gás pode variar dependendo de quão ocupada a rede está. Normalmente flutua em torno de 20 gwei (0,00000002 ETH), mas costuma aumentar quando o sistema recebe muito tráfego. Isso acontece porque muitas transações competem pelo mesmo bloco ao mesmo tempo. 

ethereum gwei gas table
Fonte: Investopedia

Várias plataformas convenientes ajudam a calcular a quantidade de gás necessária para uma transação específica e o preço relevante desse gás no momento. 

Por que Ethereum usa gás

A resposta simples para essa pergunta é o incentivo. Ethereum é baseado no protocolo Proof-of-Work (PoW) e precisa de mineradores para sobreviver. Os mineradores ficarão conectados ao ecossistema apenas se conseguirem algo por seu trabalho, e é por isso que existe um sistema de recompensa em vigor. Essa taxa do gás é exatamente a razão pela qual os mineradores mantêm blocos de mineração, processando transações, validando contratos inteligentes e participando do ecossistema Ethereum.

Quanto às últimas notícias sobre o assunto, na semana passada a Ethereum experimentou um aumento nas taxas de transação: o gás aumentou mais de 100%. Aconteceu porque o setor DeFi ganhou popularidade e atraiu muitos novos usuários nos últimos meses. Plataformas de empréstimo, stablecoins, trocas descentralizadas e outros DApps são construídos principalmente no blockchain Ethereum. Eles criam alto tráfego na rede, o que leva a picos no preço do gás dentro dela. 

ethereum gas source
Fonte: Ethereum Gas Station

Changelly fornece acesso instantâneo a mais de 160 criptomoedas, incluindo ETH. Você pode comprar ETH com cartão de crédito (Visa, MasterCard), transferência bancária ou Apple Pay sem quaisquer taxas de gás.