Onde Armazenar Chave Privada de Criptografia

Não é fácil manter dinheiro digital, porque você sempre precisa garantir que seu dinheiro esteja seguro. Pode haver muitos problemas de segurança que os proprietários de cripta enfrentam. Um deles é um armazenamento de chave privada.

Se alguém conhece sua chave privada, pode usar facilmente seus fundos. Alguns traders de cripta podem não saber que deixar cripta em bolsas ou carteiras quentes às vezes significa que você confia dinheiro a terceiros. 

Portanto, você deve saber como defender suas chaves privadas. Neste artigo, listamos maneiras de armazenar suas chaves privadas e proteger seus ativos de cripta. Continue lendo para descobrir.

Chaves Públicas x Privadas

A própria criptomoeda pertence à criptografia. Em suma, o principal objetivo da criptografia é decodificar e codificar informações. Isso protege os dados da intervenção de terceiros. Para transações, a rede usa fórmulas matemáticas criptografadas que correspondem às suas chaves públicas e privadas. 

Uma chave é uma cadeia de números e letras que indica o endereço e determina o legítimo proprietário. Ao criar uma nova carteira, você usa uma chave pública e privada. 

A chave privada é um código que consiste em qualquer combinação de 64 letras de A a F ou números de 1 a 9 gerados fora da plataforma blockchain. Deve ser mantido em segredo para fornecer segurança de ativos. É necessária uma chave privada para decodificar ou descriptografar o código e para acessar criptografia na conta do usuário.

A chave pública pode ser acessível a todos. Ela identifica fundos na blockchain e também desempenha o papel do seu endereço de transação. A chave pública e o endereço são gerados a partir de uma chave privada. É necessária uma chave pública para criar um código de criptografia.

As chaves pública e privada cooperam e permitem que os usuários façam transações. 

Como manter suas chaves privadas seguras

Existem muitos riscos de armazenar chaves privadas. Por exemplo, você pode esquecer seu código, perder um dispositivo ou simplesmente ser hackeado. Vamos falar sobre as maneiras essenciais de manter suas chaves privadas em segurança e sobre as vantagens e desvantagens de vários métodos de armazenamento.

#1. Carteiras

A maneira mais difundida de proteger sua chave privada é usando uma carteira. Existem 4 tipos diferentes de carteiras, como:

  • Carteiras de software
  • Carteiras de hardware
  • Carteiras da Web
  • Paper Wallet

Parece que as carteiras da web são as mais vulneráveis. Com certeza, a principal vantagem é que você pode avaliá-los facilmente usando a Internet. As carteiras online são consideradas fáceis e baratas de usar. Infelizmente, o acesso simples também significa um benefício para os golpistas.

A paper wallet é considerada a maneira mais segura de armazenar cripta. Usando uma plataforma especial, você cria chaves públicas e privadas, imprime e as armazena offline. Com certeza, existem alguns riscos. Por exemplo, você pode danificar sua carteira ou perdê-la, mas ainda assim parece a mais protegida e a mais barata entre outras. 

Leia o guia Como fazer uma paper wallet para Bitcoin e Ethereum aqui.

A carteira de hardware é um armazenamento offline que fornece armazenamento a frio de moedas digitais. Parece um pen drive ou um chaveiro de um alarme de carro. Hoje, também é uma das opções mais seguras para uma carteira de criptografia. As carteiras de hardware são equipadas com botões (por exemplo, para inserir um código PIN), um USB para conectar a um computador ou laptop e um monitor para facilitar a navegação. A carteira de hardware armazena as chaves no armazenamento offline e seguro. Mesmo que um scammer controle o seu computador, ele não pode ter acesso aos dados da sua carteira.

Verifique as carteiras mais conhecidas Ledger e Trezor.

Carteira de software é uma carteira de desktop na forma de um aplicativo para smartphones e PC. 

A vantagem é que a carteira é acessível e geralmente amigável. Além disso, ao escolher uma carteira de software, você mantém uma chave privada sem invenções de terceiros. No entanto, você não pode estar 100% protegido contra hackers porque está conectado à Internet. 

Antes de usar qualquer carteira de software, verifique se o aplicativo que você está escolhendo é seguro. 

7 Melhores Carteiras de Criptomoeda para iOS aqui

Portanto, a maneira mais segura de armazenar suas chaves privadas é usando a carteira de hardware ou paper wallet

#2. Frase de Seed

A frase de seed é outra ferramenta para criptografia de chave privada. A frase de seed é uma cadeia de palavras que contém um endereço, gerado por uma carteira. Esta é uma medida de proteção adicional para manter seus fundos seguros.

Um programa de frase de seed gera combinações únicas de palavras; portanto, você precisa anotá-las e ocultá-las em um local seguro. Se seu computador, laptop ou smartphone estiver quebrado, você poderá recuperar todos os dados usando a frase de seed. Essas ações podem ser uma ótima medida para manter seus ativos seguros. Carteiras bem conhecidas, como a Bitcoin Cash Wallet, geralmente têm o fraseado de seed embutido. 

#3. Cryptosteel

Cryptosteel é uma ferramenta de aço inoxidável que custa até US$ 329. Permite mais de 90 caracteres de dados privados. O Cryptosteel pode ser um armazenamento para sua chave privada, além disso, é super resistente a influências ambientais, pois o material não permite afundar ou queimar. 

Códigos e senhas são coletados manualmente da cadeia de caracteres. Os caracteres são parcialmente randomizados para segurança adicional. 

O Cryptosteel possui vários estilos, como a cápsula e o cassete. Eles são duráveis ​​e transportáveis. Você pode viajar com ele, pois é leve, fácil de esconder e proteger.

#4. Carteira segura

A Carteira Segura é um dispositivo de armazenamento offline. É uma combinação de armazenamento quente e frio, que tem a aparência de um cartão bancário. Essa carteira cartão (card-wallet) permanece offline e é conectada apenas por um aplicativo pelo telefone. 

O dispositivo Secure Wallet permite negociar, trocar e armazenar criptografia sem nenhuma taxa. Além disso, os desenvolvedores declaram que suas chaves privadas nunca sairão da carteira digital.

#5. Crypto Art

Quem disse que um processo tão sério e complexo como um armazenamento de chave privada não pode ser criativo? O CryptoArt.com é uma comunidade inovadora que cria obras de arte que consistem em uma chave pública na parte frontal da imagem e uma chave privada no outro lado sob um adesivo de segurança especial. 

Primeiro de tudo, ele prova sua principal função de proteger a chave privada dos golpistas. Além disso, é uma excelente oportunidade para os amadores de criptografia adorarem sua cripta favorita como uma obra de arte.

Considerações Finais

Vivendo no mundo digital, somos todos vulneráveis ​​a ataques de fraude. No entanto, provamos que é possível reduzir riscos e manter seu dinheiro seguro. Você sempre precisa ter certeza de que sua chave privada está segura. Em seguida, você deve explorar todas as formas possíveis de armazenamento de chaves e compará-las. 

Existem várias ferramentas, dispositivos offline, redes online e até meios criativos para manter seus dados seguros. Escolha o melhor para você e aproveite sua experiência de cripta. 

Sobre Changelly

Changelly é uma troca de criptografia instantânea segura que possui mais de 150 criptomoedas disponíveis para serem trocadas e compradas com os melhores valores do mercado. Em operação desde 2015, a plataforma e seu aplicativo móvel atraem mais de um milhão de visitantes por mês, todos com trocas rápidas e simples, baixas taxas transparentes e suporte ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.