Conversas Sobre Criptografia com IDRT: construindo um projeto bem-sucedido em menos de um ano

A plataforma instantânea de troca de criptografia Changelly listou recentemente o IDRT, o stablecoin mais amplamente adotado na Indonésia, disponibilizando-o para compras fiduciárias e trocas para mais de 150 criptomoedas. O IDRT foi criado como uma rampa para ligar/desligar, um gateway para trocas globais de criptografia para usuários indonésios de criptomoedas. Embora tenha passado menos de um ano desde o lançamento do projeto, o IDRT já tem muitas conquistas e parcerias em seu currículo. 

Na Conversa sobre Criptografia de hoje, o CEO da IDRT, Jeth Soetoyo, compartilhou sua experiência de criação e gerenciamento de um projeto de criptografia, falou sobre o futuro das stablecoins e também abordou o tema da adoção em massa de criptografia.

Você poderia nos dizer quando e como entrou na criptografia? O que você mais gostou no setor quando começou?

Entrei na criptografia em 2015, quando queria mudar meu dinheiro quando queria voltar da escola. Um amigo meu me contou sobre bitcoin e, por isso, decidi experimentá-lo. O que eu mais amei na indústria é o sentimento de que é uma história ruim, onde um bando de desajustados com uma enorme crença no impacto da criptografia na maneira como financiamos. 

IDRT não foi sua introdução à criptografia, você já trabalhou com isso antes. Quando você teve a ideia de iniciar seu próprio projeto e por que você escolheu desenvolver uma stablecoin?

Na época, eu tinha muitos amigos que queriam a capacidade de negociar em bolsas globais de criptografia, mas tinham dificuldade em encontrar bolsas na Indonésia com boa liquidez para usar como uma rampa para ligar/desligar. Foi aí que começamos a mexer com a ideia de que uma stablecoin da Indonésia pode ser usada como uma rampa liga/desliga para grandes trocas de criptografia – beneficiando tanto a troca por não precisar criar integrações locais, quanto para o cliente por ter várias trocas como opções para trade on. 

IDRT está atualmente no estágio de desenvolvimento ativo. O que você acha dos resultados até agora? De quais realizações você mais se orgulha? 

Acho que fizemos um bom trabalho com menos de um ano desde o lançamento, especialmente em comparação com outras stablecoins na região, nos tornamos o primeiro e mais adotado. Além disso, não vamos parar por aqui e teremos muitas novidades em breve. Para escolher quais realizações das quais mais me orgulho é meio complicado, pessoalmente fizemos muito trabalho na criação de parcerias com trocas, DEXs e DeFi, entre outras. Uma aplicação bastante interessante, porém, é a integração do IDRT com o Sablier, é uma das mais interessantes, mas esse conceito ainda não é fácil de ser entendido pelos usuários comuns e provavelmente a frente do seu tempo. Ao integrar-se ao Sablier, as pessoas poderão receber seu salário (streaming de dinheiro) em segundos usando o IDRT em vez de esperar o final do mês. Embora o aplicativo atual da Sablier seja principalmente para pagamento de salários, ele também pode ser implementado em outros modelos de negócios, como assinaturas, pagamento freelance ou seguro. Estamos bastante otimistas de que o reino DeFi, como Sablier, será definitivamente um dos principais casos de uso de criptografia, incluindo a stablecoin no futuro próximo. Fora isso, estou muito orgulhoso de como conseguimos uma comunidade IDRT robusta e leal desde o primeiro dia. O que nos deixa ainda mais felizes é que nossa comunidade está sempre super empolgada com o nosso projeto e eles também têm idéias brilhantes de criar DApps utilizando o IDRT. Estamos bastante otimistas de que o reino DeFi, como Sablier, será definitivamente um dos principais casos de uso de criptografia, incluindo a stablecoin no futuro próximo. Fora isso, estou muito orgulhoso de como conseguimos uma comunidade IDRT robusta e leal desde o primeiro dia. O que nos deixa ainda mais felizes é que nossa comunidade está sempre super empolgada com o nosso projeto e eles também têm idéias brilhantes de criar DApps utilizando o IDRT.

Que vantagens competitivas o IDRT tem sobre outras stablecoins?

O fato de sermos agnósticos em blockchain nos permitiu obter diferentes tipos de vantagens de cada blockchain (o IDRT está disponível atualmente no Ethereum, Binance, Luniverse blockchain) e, portanto, aberto a diferentes tipos de parceria e ecossistema, o que torna o IDRT bem posicionado no Sudeste da Asia (SEA). 

Em termos de stablecoins no SEA, temos o maior acesso a trocas globais e isso permite que os usuários acessem a liquidez global para negociar criptografia e conduzir outros casos de uso, como remessa e comércio transfronteiriço. Embora existam amplas opções de stablecoins em dólar por aí, descobrimos que ele pode não ser tão útil para o uso diário dos locais no país em comparação com o stablecoin local. Vamos anunciar grandes novidades sobre esse aspecto este mês.

IDRT é agora o stablecoin mais amplamente usado, vinculado à rupia indonésia. Quais são os pontos principais do seu roadmap para 2020?

Até o momento, firmamos parcerias com muitas das principais trocas globais de criptografia e conseguimos garantir boa liquidez e experiência do usuário nessas trocas. No aspecto da negociação de criptografia, nosso foco principal agora é incentivar mais pessoas a adotar o IDRT e negociar usando o IDRT nessas bolsas globais. Outro aspecto que consideramos igualmente importante é focar em mais casos de uso do IDRT no mundo real além do comércio, nomeadamente remessas internacionais, pagamentos globais, doações globais e rampas globais de ligar / desligar. Também estamos buscando explorar mais projetos de Finanças Descentralizadas (DeFi) para produtos financeiros, como empréstimos e empréstimos, para que possamos oferecer todo um conjunto de ecossistemas financeiros aos nossos usuários. Para que todas essas iniciativas sejam aceitas e adotadas pelo mercado de massa, também colocamos a educação do cliente em nossa principal prioridade, pois queremos esclarecer mais pessoas sobre o stablecoin e seus benefícios.

O ano passado foi bastante agitado para você: você se formou na Harvard Business School e desenvolveu seu projeto de stablecoin. Que conselho você daria para alguém que está apenas começando na criptografia?

Eu os aconselharia a entender como o bitcoin (pelo menos) funciona em nível técnico. Eu acho que essa distinção permitirá que a pessoa filtre o mérito de diferentes idéias no espaço. Muitas vezes as pessoas colavam a palavra blockchain em qualquer aplicativo sem realmente pensar na aplicação realista do blockchain.  

Março mostrou maior volatilidade para criptomoeda. Você acha que podemos esperar que as stablecoins fortaleçam suas posições em meio a isso?

Em geral, os usuários geralmente trocam de Bitcoin (ou outras altcoins) para stablecoin para posições de hedge em tempos de volatilidade. Este período tem sido difícil para muitas pessoas em todo o mundo, não apenas no mercado de criptografia, mas também no mercado financeiro tradicional. No entanto, ao contrário do caso no início de 2018, onde houve venda massiva de criptomoedas, acredito que a existência de stablecoin hoje poderia ajudar as pessoas a proteger seus ativos em meio à crescente volatilidade. Um exemplo disso pode ser nas plataformas DeFi, onde as pessoas podem emprestar sua criptomoeda durante esse período para stablecoin e, em troca, podem sacar o stablecoin para suas necessidades diárias de transações. Estou confiante de que as stablecoins em sistemas abertos podem abrir uma ampla gama de novos produtos que podem substituir os bancos tradicionais, como Forex, Non-Deliverable Forward (NDF) etc.

O que a adoção em massa significa para você? Em que momento você acha que poderemos dizer que está se tornando uma possibilidade?

Da perspectiva do IDRT, espero que empresas, comércio, comerciantes, sites, aplicativos etc. possam usar o IDRT como solução para pagamentos em várias plataformas, pois é mais eficaz do que o sistema de pagamento tradicional. Vemos o futuro em que as pessoas movem perfeitamente seu IDR entre plataformas, não apenas na Indonésia, mas também no mundo todo, usando o IDRT quando a adoção em massa ocorrer.

O que você acha da faixa de preço do Bitcoin daqui a alguns anos?

Como sabemos, haverá um grande momento este ano para o Bitcoin (isto é, a redução pela metade) e acredito que ele se tornará um gatilho para altas de mercado do Bitcoin. Nos últimos meses, o preço do Bitcoin ficou em torno de US$ 6.000 – US $ 10.000, espero que essa média suba para US $ 12.000 – US $ 15.000 na redução da metade. Com o Covid-19 atingindo todas as partes do mundo este ano, eu não ficaria muito otimista com um aumento dramático de preços do Bitcoin este ano, já que muitas pessoas ainda serão forçadas a priorizar as necessidades básicas e lutar por dinheiro. Do meu ponto de vista, os governos estão agora imprimindo níveis recordes de dinheiro para entregar pacotes de estímulo que, acredito, poderiam levar a uma inflação maciça. Consequentemente, existe um potencial para ativos de refúgio seguro, como o ouro, ver aumento de preço. Similarmente, eu também vejo o Bitcoin como uma classe de ativos semelhante e pessoalmente acho que ele seguirá essa tendência nos próximos dois anos.

E agora a última pergunta: o que você perguntaria a Satoshi se o encontrasse cara a cara?

Desde que você criou o Bitcoin após a crise de 2008, o que você planejou criar após a crise do Covid-19 de 2020? Além disso, o que você fará com todo o seu Bitcoin (que você originalmente explorou no passado)?

Obrigado pela leitura, Changellions! Assine nossos canais de mídia social para não perder novas entrevistas em nossa coluna regular  “Crypto Talk” !

Twitter 
Facebook 
Telegram 
Reddit
Youtube