Melhores Exchanges de Criptomoedas Descentralizadas (DEX)

O trading de criptomoedas é um dos nichos essenciais do setor. Cada holder de cripto interagiu com exchanges de cripto pelo menos uma vez. Se olharmos mais profundamente para a atual situação comercial, poderemos descobrir várias questões vitais que incomodam os comerciantes – disponibilidade, transparência e segurança. As exchanges centralizadas (CEXs) fornecem plataformas decentes em termos de UX/UI, recursos avançados de negociação e assim por diante. 

Ainda assim, eles são intermediários entre usuários e blockchain. A maioria das exchanges regulares é de custódia, o que significa que eles armazenam os fundos dos usuários em seus servidores. Não é tão seguro quanto parece, mas as plataformas de criptomoeda centralizadas tentam fornecer soluções de segurança de alto nível. Uma alternativa perfeita às plataformas de trading de criptomoedas são as exchanges de criptomoedas descentralizadas (DEXs) que estão aproveitando o momento de popularidade.

Changelly continua a fornecer artigos educacionais sobre as indústrias de criptomoeda e blockchain. Vamos explicar o que é DEX e o que deve ser levado em consideração ao negociar criptomoeda via DEX. Também coletamos os dez principais DEXs para operações avançadas e robustas. Vamos cobrir todos eles.

O que é o DEX?

Como mencionamos acima, DEX representa uma exchanges de cripto descentralizada. DEX é uma plataforma que permite que duas partes independentes façam transações de criptomoeda sem interferência de terceiros ou, em outras palavras, de maneira ponto a ponto (P2P). Para uma interação perfeita com um DEX, você precisa obter uma carteira digital.

A falta de intermediário está aumentando a segurança de um processo de transação, bem como o anonimato do usuário. No entanto, algumas exchanges descentralizadas exigem KYC e coletam informações pessoais (por exemplo, IDEX, BinanceDEX, etc.)

Como não há autoridade central nos DEXs, é mais difícil manipular o mercado. 

Os DEXs mais populares são criados com base na blockchain Ethereum. À medida que o tempo passa, outros ledgers distribuídos, como TRON, BinanceChain, EOS e muitos outros, conseguem fornecer um ambiente apropriado para exchanges cripto descentralizadas. 

Exchange Centralizada vs. Exchange Descentralizada 

CEXDEX
SegurançaPara proteger os usuários de qualquer tipo de fraude, as exchanges centralizadas oferecem 2fa, armazenamento a frio, listas brancas e assim por diante. Ainda assim, há sempre a possibilidade de hacks;Seguindo o código de lema criptográfico é lei, os DEXs não têm acesso aos fundos dos usuários. As transações são feitas diretamente entre duas partes e refletidas em uma blockchain;
Recursos de Trading Veteranos da indústria de criptomoedas como Bitfinex, HitBTC e Bittrex fornecem uma ampla variedade de instrumentos e ferramentas de trading, como margin trading, OTC, reservatórios escuros etc.DEXs são relativamente novas no mercado. A funcionalidade de tais exchanges não é tão aprimorada quanto nas centralizadas. As DEXs geralmente fornecem um número limitado de pares de trading e, na maioria das vezes, os ativos negociados em uma DEX são construídos na mesma blockchain;
Liquidez As CEXs gigantes fornecem uma quantidade considerável de liquidez aos ativos digitais;Atrair liquidez é uma grande dor de exchanges descentralizadas. Como a maioria das DEXs é afiada para ativos criptográficos de uma blockchain específica, a escolha dos ativos de trading é limitada;
TaxasExchanges centralizadas cobram taxas mais altas; Pelo contrário, as DEXs oferecem taxas de comissão mais baixas, pois não há necessidade de pagar salários a um grande número de trabalhadores.

#1. Uniswap 

A equipe de Nova York por trás do Uniswap DEX introduziu um protocolo de liquidez com o mesmo nome, construído na blockchain Ethereum. O Uniswap é um reservatório de liquidez e exchange descentralizada de tokens ERC-20, que fornece trading eficiente e robusto sem interferência de terceiros.

A Uniswap lançou recentemente o Uniswap V2 com melhorias significativas de segurança e usabilidade. A partir de agora, as trocas diretas de token para token são possíveis (sem uma etapa intermediária de ETH). Como não há mais necessidade de pagar gas, as taxas de transação serão reduzidas. A interface do Uniswap V2 permanece a mesma do design da plataforma V1 inicial.    

De acordo com o Dune Analytics, a Uniswap ocupa 49,9% da participação de mercado das DEXs em volume nas últimas 24h e na última semana.

#2. Kyber Network

Um famoso ‘protocolo de liquidez total em cadeia’, a Kyber Network, permite trocas instantâneas de tokens ERC-20. Em termos simples, a Kyber Network agrega liquidez de várias plataformas e a fornece a uma única rede para que os usuários possam transferir seus tokens de maneira transparente em apenas uma transação. 

A Kyber Network é uma parte importante das comunidades de Ethereum e criptomoeda. O objetivo é mostrar os benefícios da descentralização, fornecendo transparência e confiança entre os traders. 

Kyber não é uma exchange descentralizada regular, mas um protocolo que pode ser implementado em qualquer blockchain que suporte um recurso de contrato inteligente. Com isso em mente, vários aplicativos descentralizados (dApps), DEXs (Uniswap, Oasis) e carteiras digitais (Coinbase Wallet, Trust Wallet) usam o protocolo Kyber para obter melhor desempenho. 

#3. TronTrade

Como comprar uma moeda Tron de maneira simples e descentralizada? Visite TronTrade – uma exchange descentralizada de TRX e tokens baseados em Tron. UX intuitivo e design inteligente fornecerão a todos os usuários uma experiência de trading eficiente.  

TronTrade é a primeira exchange descentralizada que suporta tokens TRC-10. A plataforma é focada na comunidade e fornece suporte ao cliente 24/7. Não há necessidade de criar uma conta na exchange. Tudo o que você precisa é de uma carteira TRON decente que o ajude a interagir com a DEX. 

#4. IDEX

IDEX é a primeira e conhecida exchange descentralizada da Ethereum que fornece uma ampla gama de pares de trading. Além de vários ERC-20, existem mercados USDT, USDC, TUSD e DAI. O design da plataforma é bastante nativo, por isso é fácil se acostumar. A IDEX cobra 0,2% para compradores de mercado e 0,1% para criadores de mercado. Leve em consideração que os usuários precisam pagar taxas de gás para realizar suas transações na blockchain. 

Se você tiver alguma dúvida sobre saques, depósitos, apostas e outros, o IDEX possui uma seção decente sobre Perguntas frequentes e Diretrizes. No entanto, IDEX obriga os usuários a aprovar um procedimento estrito de KYC (Know-Your-Customer), o que levanta preocupações sobre a descentralização da exchange. Ainda assim, IDEX é mais seguro do que a maioria das plataformas de trading centralizadas. 

IDEX apresentará o IDEX 2.0, que oferecerá maior escalabilidade, melhores recursos de segurança e não haverá taxas de gás.

Por favor, preste muita atenção ao anúncio! IDEX postou recentemente um tweet de alerta de fraude sobre um aplicativo móvel fraudulento no Google Play. 

#5. dYdX

Uma auto-proclamada “a plataforma de trading aberta mais poderosa para ativos de criptomoeda”, dYdX conquistará seriamente o mercado de exchanges descentralizadas. O dYdX é outra DEX baseada no Ethereum que fornece opções tão raras para plataformas descentralizadas como margin trading e derivativos. A dYdX permite a margin trading com uma alavancagem de até 4x. 

Em abril de 2020, a dYdX introduziu Mercados Perpétuos de Contrato que permitiriam negociar qualquer ativo que não fosse baseado no Ethereum. Esta é uma solução verdadeiramente impressionante, já que os traders podem negociar um par BTC-USDC com alavancagem de até 10x agora. A dYdX também oferece uma opção de empréstimo para atrair mais liquidez para a exchange. O design da DYdX é inteligente e arrumado. Assim, os traders podem desfrutar de uma experiência de trading sem falhas.  

#6. Bancor Network

Quando você examina a DEX Bancor, a primeira coisa que vem à mente é a simplicidade. UX/UI são intuitivos, enquanto a equipe por trás do projeto oferece suporte instantâneo. Assim como muitas outras exchanges descentralizadas, Bancor é construída sobre o blockchain Ethereum.

O que difere do restante das DEXs é uma oportunidade de trocar ativos digitais de diferentes ledgers distribuídos. Devido a um protocolo Bancor genuíno, os usuários podem trocar perfeitamente, por exemplo, ETH para EOS e vice-versa. 

#7. Bisq

Bisq é uma das melhores exchanges de bitcoins descentralizadas e também um protocolo de trading, aplicativo de desktop e software livre. A plataforma permite vender e comprar BTC em troca de moeda nacional ou outros ativos digitais. Bisq suporta muitas opções de pagamento, portanto, não será um problema comprar criptomoeda de uma maneira verdadeiramente descentralizada.

Sendo construído sobre a rede Tor, Bisq tem a mesma resistência à censura da cadeia principal. Os detalhes da transação estão disponíveis apenas para contrapartes. Parece que a principal desvantagem do Bisq DEX é a complexidade dos processos de trading. Portanto, a exchange funciona perfeitamente para traders profissionais, e não para iniciantes em criptomoeda. Observe também que as transações podem levar um longo tempo de processamento; portanto, se você deseja trocas instantâneas de criptomoeda, provavelmente deve continuar pesquisando.

#8. Oasis

Oasis DEX é executado na blockchain Ethereum, permitindo a exchange de qualquer um dos tokens ERC-20. 

Para trabalhar nessa exchange você precisa obter uma carteira Ethereum como Mist, MetaMask, etc. A DEX detectará a rede e se conectará a ela automaticamente enquanto o sistema verificará a sincronização.

Você pode comprar ou vender os seguintes tokens na bolsa OasisDEX: ETH, MKR, DGD, REP, ICN, 1ST, SNGLS, VSL, PLU e DAI. Assim como outras DEXs, Oasis não suporta dinheiro fiduciário.

A principal vantagem dessa plataforma de troca de tokens é sua alta segurança. Entre outros benefícios da OasisDEX estão a capacidade de expandir pares de trading para todos os tokens construídos no protocolo ERC20, o fato de não haver taxas de comissão por depósito e retirada e transações rápidas.

# 9 NewDEX

NewDEX é a melhor exchange descentralizada criada na blockchain EOS. Lançada em 2018, a NewDEX conseguiu atrair side chains EOS (cadeias irmãs), criando assim uma grande rede de ativos criptográficos intercambiáveis.   

Em 2019, a NewDEX anunciou o lançamento da exchange descentralizada baseada em TRON. A plataforma adotou o mecanismo operacional ‘correspondência fora da cadeia e liquidação na cadeia’. Perseguindo o objetivo de melhorar as oportunidades de trading, a NewDEX ativou a opção OTC em 2019. 

Essa exchange descentralizada possui UX e UI nativos, que proporcionam uma experiência de trading perfeita para novos usuários. A NewDEX introduziu uma conversão de cadeia cruzada USDT, por isso é a alternativa perfeita ao dólar americano comum. 

# 10 BinanceDEX

A exchange da Binance entrou na indústria de criptomoeda em 2019. Desde então, conseguiu se tornar a principal bolsa de criptomoedas do mundo. Parece que a plataforma se esforça para conquistar o mercado de criptomoeda e obter sucesso. Em 2019, a Binance lançou sua própria exchange descentralizada com base no blockchain BinanceChain. Atualmente, existem 25 pares de trading disponíveis.  

Alguns membros da comunidade afirmam que BinanceDEX não é tão descentralizada quanto supõe ser. No entanto, a bolsa é bastante popular e continua atualizando e aprimorando os recursos de trading. 

“… A Binance DEX é preferida por quem deseja ter controle total de suas chaves e fundos privados; os usuários da DEX são responsáveis ​​pela segurança de seus fundos e têm maior liberdade de emissão de ativos, desenvolvimento de ferramentas etc. ”, disse Changpeng Zhao, CEO da Binance, em entrevista a Eric Benz .

Visão geral da Exchange Descentralizada da Binance 

Qual DEX é melhor?

A indústria de criptomoeda, assim como outras entidades digitais, atrai maus atores com técnicas cibernéticas fraudulentas. Lembramos que você deve fazer sua própria pesquisa antes de colocar seus fundos em qualquer projeto de criptomoeda. Existem vários pontos que devem ser examinados.

A reputação de uma Exchange

Leia as opiniões dos usuários na Internet para decidir se vale a pena confiar em uma plataforma DEX. Na maioria das vezes, as opiniões dos usuários são o critério de pesquisa mais confiável. No entanto, vamos ser sinceros: os usuários geralmente escrevem feedback negativo se o serviço falhar para eles. Nesses termos, deve-se tentar avaliar uma plataforma com uma aparência imparcial e atenta. 

Métodos de Pagamento

Este parâmetro é muito importante. Por exemplo, nem todas as exchanges de criptomoedas funcionam com cartões de pagamento Visa e Mastercard. Além disso, ao usar um cartão bancário, você deve passar pela verificação em vários níveis. Portanto, ao escolher uma exchange de criptomoeda descentralizada, preste sempre atenção ao pagamento para evitar mais problemas.

Taxas de Comissões

A maioria das exchanges, incluindo as descentralizadas, cobra taxas. É extremamente importante saber sobre elas antes de depositar ativos de criptomoeda e fazer transações. As DEXs baseadas no Ethereum cobram taxas de gás, portanto, deve-se explorar cuidadosamente todas as condições antes de interagir com uma exchange. 

Valor de câmbio

Cada exchange tem seu próprio valor de câmbio. Como esses valores de câmbio são definidos por si mesmos, às vezes podem ser muito diferentes. Naturalmente, faz sentido compará-los e escolher o mais rentável para si mesmo. 

Restrições na localização geográfica

As exchanges de criptomoedas podem ter restrições geográficas, que são necessariamente indicadas no site oficial da exchange (na seção “Termos de uso”). Algumas exchanges de cripto não operam dentro dos Estados Unidos, mas outras sim. 

As exchanges descentralizadas buscam ser acessíveis a qualquer ser humano no mundo, independentemente de sua nacionalidade e residência. No entanto, poucas DEXs enfatizam que elas não podem ser acessadas ​​por usuários de países específicos. 

Considerações Finais

As melhores exchanges descentralizadas visam aprimorar o setor de DeFi e fornecer aos usuários tradings transparentes e seguros. Assim como as DEXs, Changelly é uma exchange de cripto sem custódia que permite comprar, vender e trocar instantaneamente mais de 160 criptomoedas. Compre criptomoeda à sua escolha com cartão de crédito (Visa, Mastercard), transferência bancária ou Apple Pay. 

Sobre Changelly

Changelly é um serviço de exchange de criptomoedas instantâneas sem custódia que atua como intermediário entre as exchanges de criptomoedas e os usuários, dando a ele a oportunidade de trocar mais de 160 criptomoedas com os melhores valores do mercado. A Changelly oferece sua API e um widget de pagamento personalizável para qualquer serviço de criptomoeda que deseje ampliar seu público e implementar novas opções de troca.