Investimentos no varejo de criptomoedas

Com os bancos nacionais imprimindo e injetando pilhas de dinheiro nas economias com enormes pacotes de estímulo, as pessoas estão começando a duvidar do valor monetário do dólar americano, que atualmente é a principal moeda de reserva global. Além disso, as crescentes tensões sociais e políticas, juntamente com a desaceleração econômica, estão criando condições para uma possível hiperinflação de moedas.

Essa situação levou muitos investidores a reduzir suas posições em dinheiro e a se deslocar para depósitos de valor mais estáveis, como ouro ou prata. No entanto, é cada vez maior o número de investidores de varejo que voltou a atenção para os criptoativos que, apesar de apenas recentemente terem sido considerados um instrumento apenas atrativo para especuladores e profissionais, estão a difundir-se entre os investidores não profissionais. 

A crescente popularidade da criptomoeda

Embora haja um bando de opositores que denunciam o bitcoin e outras criptomoedas por serem uma reserva volátil de valor, os principais criptoativos devem superar muitos ativos de mercado tradicionais, como commodities. Por exemplo, o bitcoin (BTC) teve um crescimento de 72% em valor e o ethereum (ETH) quadruplicou desde março, enquanto a prata subiu cerca de 54% no acumulado do ano. A crença no mercado de criptomoeda também é apoiada por family offices e grandes investidores institucionais que começaram a incluir ativos digitais em seus portfólios, bem como por investidores de varejo que agora estão ativamente entrando no setor cripto. Os traders experientes também estão se intrometendo nas criptomoedas, usando serviços como Binance ou Changelly PRO para abrir posições curtas e longas em ativos digitais.

No momento em que este artigo foi escrito, o número de carteiras criptográficas criadas no Blockchain.com ultrapassava 50 milhões , a maioria dos quais pertence a usuários individuais – o número real de proprietários de carteiras blockchain é muito mais significativo.

Graph Number of blockchain wallet users worldwide
Número de usuários de carteira blockchain em todo o mundo

De acordo com a pesquisa da Crypto Exchange Coinbase, em 2019 quase 58% dos cidadãos dos EUA já ouviram falar de bitcoin (BTC) e outros criptoativos, e quase 15% dos americanos estava considerando seriamente investir em criptomoeda. Uma vez que o interesse pelos mercados de criptomoeda tem crescido constantemente, é provável que esses números sejam ainda maiores agora.

Os investidores de varejo estão principalmente interessados ​​em quatro tipos de ativos digitais:

  • Moedas flutuantes, como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Ripple (XRP) e Tezos
  • Tokens indexados a outras moedas, como é o caso do USDT indexado ao USD
  • Tokens de projetos de criptomoeda que prometem retornos significativos e estão disponíveis em bolsas e plataformas de trading, como Binance, Changelly PRO ou Kraken

Entrando no mercado

No momento, os usuários têm duas opções caso queiram comprar ou vender criptoativos: usar uma parte intermediária chamada plataforma de troca de criptomoeda ou plataforma ponto a ponto (P2P).

A principal diferença entre esses dois tipos de entrada no mercado de criptomoeda é que as trocas de criptomoedas ‘regulares’ são empresas que atuam como intermediárias entre seus clientes e lucram com a cobrança de taxas, enquanto as plataformas P2P são apenas softwares que conectam compradores e vendedores com base nos tipos de pedidos que eles fazem. Por exemplo, quando um indivíduo quer vender dois BTC e outro está disposto a comprar a mesma quantidade de BTC, a troca P2P conecta o comprador e o vendedor permitindo-lhes executar a transação.

Plataformas ponto a ponto

As plataformas P2P permitem que todos os usuários concluam negociações diretas entre si, de modo que esses serviços oferecem uma descentralização muito melhor em comparação com as trocas típicas, o que resulta em melhor segurança, resistência à censura de transação e capacidade dos usuários de economizar dinheiro em taxas de transação. Além disso, os serviços P2P permitem que os usuários negociem criptomoeda não apenas por outras criptomoedas ou dinheiro, mas também por cartões-presente, mercadorias e transferências bancárias.

No momento, as trocas P2P estão evoluindo rapidamente e aumentando o volume de trading. Por exemplo, Paxful tinha pouco mais de $ 7 milhões em volume de trading em agosto de 2017, enquanto em agosto de 2020 esse número disparou para mais de $ 37 milhões. Localbitcoins também está mostrando uma dinâmica impressionante com mais de US $ 40 milhões em agosto de 2020.    

Graph Weekly LocalBitcoins Volumes in $
Volumes semanais LocalBitcoins (em $). Fonte: coin.dance
Graph Paxful Volumes in $
Volumes Paxful (em $). Fonte: usefultulips.org 

No entanto, existem certas discrepâncias nos volumes de negociação em diferentes partes do mundo. Em regiões em desenvolvimento como a América Latina e a África Subsaariana, o interesse por criptomoedas disparou recentemente, mostrando altos volumes de negociação em plataformas P2P como Paxful e Localbitcoins. Isso pode ser atribuído em parte à baixa estabilidade das moedas locais que experimentaram alta ou hiperinflação. Nessas circunstâncias, as pessoas procuram uma reserva de valor mais confiável e sólida, e os cripto-ativos parecem ser uma alternativa válida.

Graph Trading volumes on P2P platforms in Latin America
Volumes de trading em plataformas P2P na América Latina. Fonte: usefultulips.org

Graph Trading volumes on P2P platforms in Sub Saharan Africa
Volumes de trading em plataformas P2P na África Subsaariana. Fonte: usefultulips.org

Graph Trading volumes on P2P platforms in Wester Europe
Volumes de trading em plataformas P2P na Europa Ocidental. Fonte: usefultulips.org

Apesar da liquidez dinâmica positiva nas bolsas P2P, ainda está em níveis baixos, enquanto a maioria dos volumes são atribuídos a pares fiat com BTC e ETH. Isso não é adequado para todos os pequenos investidores, pois muitos estão procurando diversificar seus portfólios para ficarem expostos a menos riscos. Os usuários de varejo que hesitam em manter apenas BTC ou ETH e desejam optar por alguns outros altcoins podem obtê-los em trocas de criptomoedas.

Como as plataformas P2P apresentam longos tempos de negociação, a maioria dos usuários prefere trocas de criptografia tradicionais, como Coinbase, Binance, Changelly, Kraken, Bitfinex, Poloniex e muitos outros. 

Trocas

As trocas geralmente são a opção mais fácil para usuários de varejo, pois oferecem gateways de fiat que permitem aos clientes comprar instantaneamente BTC, ETH e outras moedas por meio de transferência eletrônica de fundos ou com cartões de crédito e débito Visa ou Mastercard. Em junho, os traders compraram mais de US $ 13 milhões valor de criptomoeda por meio de gateways de fiat em uma troca de derivados Bybit. Embora pareça ser uma maneira conveniente para os usuários adquirirem criptomoedas, as soluções fiat nas trocas são fornecidas principalmente por processadores de pagamento terceirizados como Simplex ou provedores de gateway como Banxa, Xanpool e outros, então uma comissão adicional é paga para cada transação feita. No entanto, em comparação com os serviços P2P, as trocas podem oferecer aos usuários maior velocidade de transação, uma escolha significativamente mais variada de criptomoedas para comprar e uma interface muito mais intuitiva, tornando-as perfeitas para pessoas que estão entrando no mercado. Isso é especialmente verdadeiro para plataformas que se concentram em soluções fiat, como o mercado fiat-para-cripto da Changelly, que agrega vários gateways diferentes para ajudar os usuários a encontrar a melhor oferta sem ter que esperar ou ficar de olho em dezenas de plataformas diferentes.

Próximos passos

De qualquer forma, cada investidor de varejo atualmente pode acessar facilmente os mercados de criptomoeda simplesmente configurando uma carteira de ativos digitais, conectando-a a uma bolsa e comprando bitcoin (BTC) ou qualquer outro ativo. No entanto, os atuais participantes do mercado também devem considerar como convencerão os investidores de varejo a ficar. É vital criar ferramentas que já estejam disponíveis para investidores tradicionais para potenciais investidores em cripto. Sem mencionar que a disponibilidade dessas ferramentas familiares pode fazer com que os investidores de varejo se sintam em casa em um setor tão diferente e desconhecido quanto o de cripto.

Muitas empresas já começaram a estabelecer ecossistemas destinados a satisfazer todas as necessidades do investidor de varejo. Esses normalmente incluem carteiras, bolsas, mercados fiat-para-cripto que mencionamos anteriormente e plataformas de trading. Este último é talvez o mais importante, visto que os preços das criptomoedas são tão voláteis, as criptomoedas são excelentes para transações de curto prazo e os lucros que vêm com elas.

Trading de criptomoeda

Muitas trocas criaram essas plataformas, mas a Changelly, com sua plataforma dedicada ao trading chamada Changelly PRO, acertou em cheio quando se trata de atrair investidores de varejo. Possui todas as ferramentas necessárias para satisfazer os traders tradicionais experientes, mas também é simples e intuitivo o suficiente para que os novatos possam experimentar o trading sem medo. De acordo com dados coletados pelo Changelly PRO, cerca de 72% dos novos usuários negociam quantias muito pequenas nas primeiras semanas de uso do serviço e não usam nenhuma das ferramentas mais sofisticadas, o que pode indicar que são iniciantes. 89% desses usuários continuam usando a plataforma, com a maioria aumentando sua aposta. Isso mostra grande potencial de crescimento para o setor.

Conclusão

Há mais maneiras de interessar os investidores de varejo quando eles entram no mercado de criptomoeda – o staking é um exemplo. No entanto, o importante é lembrar que, para manter o interesse desses investidores e atraí-lo em primeiro lugar, a indústria tem que estar pronta para eles. Isso inclui a criação de mais oportunidades de fiat-para-cripto, bem como o desenvolvimento de formas mais fáceis e otimizadas de trading e investimento em valor. As empresas de criptomoeda precisam planejar a longo prazo para que a adoção em massa se torne realidade.