Problema de Gasto Duplo Explicado

Antes de inventar o Bitcoin, muitos entusiastas tentaram criar um meio de pagamento descentralizado, mas todos eles se paravam na incapacidade de impedir os gastos duplos no sistema. Uma solução para esse problema foi encontrada apenas anos depois.

O que é o gasto duplo e como os desenvolvedores resolveram esse problema? Descubra no artigo abaixo. 

Problema de Gasto Duplo e Criptomoedas

O principal problema na criação de um sistema estável de pagamentos descentralizados foi a capacidade de copiar transações de pagamento, o que causa o risco de re-gastar fundos. Os sistemas de pagamento centralizados impedem a re-transferência de fundos pela presença de um servidor de monitoramento que verifica todas as transações usando um mecanismo específico.

Gastos duplos são uma espécie de re-gastos. Freqüentemente, o gasto duplo em sistemas descentralizados ocorre no momento em que um remetente envia a mesma quantia de fundos para vários destinatários no intervalo de tempo antes da primeira transação ser incluída no bloco.

Exemplo de gasto duplo do Bitcoin. Fonte: bitcoins.net

Digamos que na vida real uma pessoa decidiu comprar uma xícara de café por US$ 1 em um café. Ao pagar, o dinheiro é transferido para o caixa do café e é impossível gastá-lo novamente. As moedas digitais são diferenciadas pelo fato de não serem fisicamente transferidas. Portanto, antes que a transação seja verificada e executada, os fundos permanecem na carteira. Isso significa que, no intervalo entre o envio da transação e o fato de sua conclusão após a verificação, é possível um segundo pagamento.

Na vida real, também pode haver um gasto duplo. Por exemplo, corretores de imóveis podem vender repetidamente uma propriedade. Essa oportunidade é criada devido ao fato de que o registro novamente para um novo proprietário pode levar muito tempo, mas até que o direito de propriedade seja registrado para o comprador, o imóvel permanece na posse do proprietário anterior.

Uma breve e simples explicação sobre a natureza do Bitcoin

Como Evitar Gastos Duplos

O método de pagamento que opera na blockchain possui dois sistemas para evitar gastos duplos:

  1. registro de transação aberta;
  2. mecanismo de verificação especial.

O Blockchain mantém um registro cronológico de todos os registros de pagamento e cada novo bloco contém informações sobre todas as transações anteriores, a partir do momento de sua criação. Todas as transações são atribuídas à hora da operação. Isso ajuda a descobrir qual das transações é a principal e qual é copiada.

Por exemplo, o remetente deseja fazer o dobro da despesa de fundos, tendo 1 BTC na conta. Ele envia esta moeda ao primeiro vendedor e, aproveitando o fato de que os fundos ainda não foram debitados, ele quer enganar o segundo vendedor e envia a mesma moeda novamente.

Ambas as transações são convertidas no conjunto de transações não confirmadas e são verificadas, enquanto apenas a primeira transação será executada e a segunda transação será considerada falsa porque não coletará o número necessário de confirmações.

Portanto, o vendedor envia mercadorias somente após receber a confirmação da rede, e não o fato de enviar o pagamento do comprador. As transações com 6 confirmações são consideradas seguras antes do gasto duplo.

Considerações Finais

O gasto duplo de moedas digitais é possível quando a transação é confirmada e os fundos permanecem na conta do remetente. Ao mesmo tempo, a criação de sistemas de pagamentos descentralizados tornou-se possível devido ao fato de que apenas as transações com mais confirmações são registradas nos blocos, e a segunda ramificação com gastos repetidos é reconhecida como incorreta e rejeitada.

No entanto, a blockchain continua sendo uma oportunidade de fazer gastos duplos, mas isso requer energia bastante alta. Sem eles, o vendedor pode ser enganado apenas se enviar a mercadoria com pagamentos sem confirmação.

Se você quiser comprar algo com Bitcoin, já falamos aos nossos leitores sobre os lugares onde o BTC é aceito.

A propósito, se você não possui Bitcoin ou outras moedas de criptomoeda, verifique nossos valores cruzados no widget abaixo.


Sobre Changelly

Changelly é uma troca de criptografia instantânea segura que possui mais de 150 criptomoedas disponíveis para serem trocadas e compradas com os melhores valores do mercado. Em operação desde 2015, a plataforma e seu aplicativo móvel atraem mais de um milhão de visitantes por mês, todos com trocas rápidas e simples, baixas taxas transparentes e suporte ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.