Como Escolher uma Troca de Criptomoedas

Se você é um trader, minerador ou apenas um entusiasta de criptografia, em algum momento você pode querer tentar sua mão com outra criptomoeda. Pode ser a curiosidade que o leva a fazer isso ou a necessidade de expandir seu portfólio de trading ou mineração. Uma ótima maneira de fazer isso seria usar uma troca de criptomoedas. “Por quê?” você pergunta. Bem, é rápido, fácil e não exige que você inicie sua própria operação de mineração para obter criptografia. 

Como escolher o serviço que você mais gostaria? Todas as operações de criptomoeda são finais, portanto, você precisa ter cuidado extra com seus ativos. É aí que entra a equipe Changelly! Compilamos uma lista de características que você pode usar para encontrar uma troca de criptomoedas que oferecerá os melhores benefícios possíveis. Vamos dar uma olhada, sim?

#1. Reputação

Enquanto o mundo das criptomoedas é sobre transações e sistemas que funcionam sem confiança, a reputação é o que cria ou quebra a plataforma. Como qualquer proprietário de criptografia sensato pesquisa antes de confiar em uma plataforma com seus ativos, deve analisar o que as outras pessoas pensam sobre a troca em questão. Como o mundo das criptomoedas é bastante novo, pelo menos em comparação com outros mercados financeiros, é importante saber quem é quem em cena. 

Embora a pesquisa não elimine a possibilidade de ser enganada, ela ajuda a minimizá-la. Uma boa idéia seria procurar o nome da troca de criptomoedas com uma adição de ‘fraude’. As comunidades relacionadas a criptografia do Reddit geralmente são um tesouro de informações, desde que você possa filtrá-las. E, é claro, os blogs relacionados a criptografia costumam falar sobre as melhores trocas. De fato, na Changelly fizemos uma matéria sobre as maiores trocas de criptomoedas de 2019, para que você possa começar por aqui.

#2. Segurança

Agora, que você tem certeza de que a troca não desapareceria com sua criptografia conquistada com muito esforço, é hora de garantir que outras pessoas também não o façam. É aí que entra a segurança da plataforma. Existem algumas maneiras de julgar se a plataforma precisa de segurança. Primeiro, verifique se possui ou não autenticação de dois fatores (2FA). Atualmente, é basicamente um padrão de segurança ter um. Também seria uma boa ideia verificar que tipo de 2FA eles possuem: autenticador do Google, códigos SMS, verificação de e-mail etc.

Em segundo lugar, verifique se eles oferecem serviços relacionados à segurança e diferentes opções de armazenamento. Talvez reservas de armazenamento a frio ou serviços de armazenamento privativo. Embora o armazenamento de ativos não seja ruim, faz com que a troca de criptomoedas pareça mais favorável a um ataque de hackers. Algumas trocas (como Changelly, por exemplo) não armazenam suas transações, apenas retransmitindo-as para serem trocadas. 

#3. Ativos Disponíveis

Não podemos falar sobre trocas de criptomoedas e seus critérios sem mencionar provavelmente o mais importante de tudo: o que você pode realmente trocar por lá. Embora quase todos eles (e definitivamente os grandes jogadores) possuam Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Litecoin (LTC) , moedas e tokens menores raramente têm essa representação. Portanto, lembre-se de quais tipos de ativos você deseja trocar e verifique se a plataforma escolhida os tem disponíveis.

No entanto, mesmo que você não tenha encontrado a moeda ou o token desejado, isso não significa que ele não aparecerá lá em breve. A maioria das trocas continua listando mais e mais moedas e tokens, à medida que ganham popularidade e volume. Portanto, fique de olho e poderá encontrá-lo mais cedo ou mais tarde.

#4. Volume de Trading

Outro critério que você pode usar para julgar uma troca de criptomoedas é o seu volume de trading. Embora possa parecer estranho para um minerador ou para uma pessoa que apenas queira comprar algumas criptomoedas por interesse, é uma parte bastante importante de qualquer plataforma que lide com swaps e trading.

Afinal, você não pode esperar trocar rapidamente 20 BTC em uma troca de baixo volume, pois haveria pouca demanda para isso. Isso significa que sua transação levará mais tempo para processar e, se você precisar trocar sua criptografia rapidamente, isso não funcionará.

Basicamente, quanto maior o volume de trading da troca em questão, mais rápido você será capaz de obter a criptografia de sua escolha. Isso também minimiza a chance de você perder muitos ativos devido à volatilidade, pois o preço não seria capaz de mudar tão rapidamente. Portanto, escolha uma plataforma com um alto volume de trading para swaps mais rápidos.

#5. Transparência

Embora não haja confiança no mundo da criptografia, existem maneiras de garantir que seus usuários tenham pelo menos a certeza de que você não irá simplesmente desaparecer com o dinheiro deles. Reputação e segurança são bons caminhos a seguir, mas a única coisa que a troca de criptomoedas pode tranquilizar seus usuários é tornar suas transações transparentes. 

Basicamente, a transparência permite que você veja o que está acontecendo com seu dinheiro depois de começar a usar a plataforma. Em uma troca transparente, não há taxas ocultas ou letras pequenas, você vê todos os preços de cada serviço e transação, aqui e agora.

Ao usar essa troca de criptomoedas, você não perderá dinheiro com uma cobrança arbitrária e poderá calcular suas taxas e perdas adequadamente e em tempo real. Como você pode ver, é algo que seria útil para quem usa a plataforma, e não apenas para os traders.

#6. Taxas

Embora possa não parecer tão grande em comparação com outros critérios listados aqui, as taxas definitivamente desempenham um grande papel na vida cotidiana de um usuário de troca de criptomoedas. Mesmo as taxas menores tendem a aumentar. Portanto, procurar uma plataforma é uma escolha óbvia para qualquer pessoa. Especialmente se você o usa com frequência, como os traders costumam fazer. 

Existem diferentes tipos de taxas também. Algumas plataformas (Changelly, por exemplo) têm ‘taxas fixas’, o que significa que você paga a mesma porcentagem da soma, não importa quão grande ou pequena ela seja. Outras plataformas de câmbio alteram as taxas, dependendo da soma de moedas que você está tentando trocar, com swaps maiores exigindo taxas maiores. Portanto, escolha uma plataforma que permita obter o melhor lucro e perder a menor quantidade de dinheiro.

#7. Conheça o seu cliente/anti lavagem de dinheiro

As criptomoedas oferecem muito anonimato e flexibilidade de onde e como você pode armazenar, enviar e receber seu dinheiro. Infelizmente, isso significa que as pessoas com tendências criminais são frequentemente atraídas para usar criptografia para esconder e/ou gastar menos. Especialmente dinheiro recebido ilegalmente. 

É por isso que muitas empresas que operam trocas de criptomoedas configuram programas chamados Know Your Client (KYC) e Anti-Money Laundering (AML). Essas são medidas que permitem que a plataforma o identifique para que você possa usar toda a sua funcionalidade.

Geralmente, para concluir os usuários do KYC/AML, é necessário fazer o upload da digitalização ou foto dos documentos de identificação (carteira de motorista, passaporte etc.) e uma selfie com um certo gesto com a mão. Algumas plataformas podem solicitar que você forneça uma verificação das contas de serviços públicos recentes, além disso. Após o upload das informações solicitadas e da revisão, você poderá usar a plataforma ao máximo potencial.

Nem toda troca exige que o KYC seja concluído para poder usá-los. Alguns oferecem acesso limitado, outros o exigem apenas para transações e outros não exigem KYC. Portanto, escolha a plataforma com a política KYC certa para você.

#8. Opções de Moeda e Troca

Embora seja importante ter uma grande variedade de ativos de criptografia disponíveis, também é ótimo ter opções quando se trata de dinheiro fiduciário. Afinal, se a troca de criptomoedas não aceitar sua moeda e você não puder trocá-la por lá, será necessário ir a outro lugar primeiro. Ou talvez seja necessário ter uma conta bancária separada nessa moeda. Ele adiciona etapas desnecessárias ao processo e leva tempo. 

A maioria das plataformas permite o uso de USD, EUR e GBP para comprar criptografia, e existem trocas que permitem trocar dinheiro fiduciário, além de criptografia. Escolha a moeda que você usará e procure uma troca de criptomoedas que a suporte. Ou, pelo menos, permite que você troque a sua moeda pela que você precisa.

E, é claro, não podemos deixar de lado que, na Changelly, você pode não apenas trocar instantaneamente sua criptomoeda, mas comprá-la por dinheiro fiduciário. Você pode fazer isso de maneira rápida e fácil usando nosso widget. 

Considerações Finais

Cobrimos os principais critérios que você pode usar para julgar a troca de criptomoedas. Embora possa parecer muito trabalho e pesquisa à primeira vista, muitas dessas informações já foram coletadas, analisadas e apresentadas de uma forma mais ou menos abrangente. 

Existem inúmeros blogs, comunidades, vídeos e artigos que descrevem os prós e contras de todas as principais trocas de criptomoedas do mercado. Você só precisa procurar e encontrará o que precisa. Portanto, mantenha seu dinheiro seguro e fique atento a mais guias e dicas sobre a cena criptográfica!

Changelly oferece a oportunidade de trocar criptomoedas de forma fácil e rápida. Confira as taxas cruzadas no widget abaixo:


Sobre Changelly

Changelly é uma troca de criptografia instantânea segura que possui mais de 150 criptomoedas disponíveis para serem trocadas e compradas com os melhores valores do mercado. Em operação desde 2015, a plataforma e seu aplicativo móvel atraem mais de um milhão de visitantes por mês, todos com trocas rápidas e simples, baixas taxas transparentes e suporte ao vivo 24/7.