Blockchain no setor bancário: casos de uso bem-sucedidos

Sendo uma tecnologia verdadeiramente revolucionária, o blockchain está sendo implementado constantemente em todas as esferas da nossa vida, começando pelo rastreamento e finalização de alimentos através de pagamentos online. É claro que a criptomoeda certamente irá atrapalhar o sistema econômico moderno até certo ponto, mas a influência do blockchain na esfera bancária global não é limitada apenas aos tokens.

O Blockchain é uma perspectiva muito grande para os bancos tradicionais, e as empresas que percebem isso já o implementaram. Como eles introduziram a blockchain no ecossistema atual e quais são os benefícios do livro razão distribuído?

Este artigo cobre casos de uso bem-sucedidos e explica os benefícios para os bancos que usam blockchain.

O que é a Tecnologia Blockchain?

Blockchain é um banco de dados distribuído em que os dispositivos de armazenamento não estão conectados a um servidor comum. Em vez disso, esse banco de dados armazena uma lista cada vez maior de registros chamados “blocos”. Cada bloco contém um registro de data e hora e um link para o bloco anterior.

O uso da criptografia garante que os usuários possam alterar apenas as partes do blockchain que “possuem”. Os proprietários têm chaves privadas sem as quais é impossível gravar no arquivo. Além disso, a criptografia fornece sincronização de cópias de uma blockchain distribuída para todos os usuários.

Under the image: O Blockchain explicado em detalhes

A tecnologia Blockchain incorporou originalmente a segurança no nível do banco de dados. O conceito de blockchains foi proposto em 2008 por Satoshi Nakamoto. Foi implementado pela primeira vez em 2009 como um componente da moeda digital Bitcoin, onde o blockchain desempenha o papel de principal registro comum para todas as operações. Graças à tecnologia blockchain, o Bitcoin se tornou a primeira moeda digital que resolve o problema de despesas duplas sem usar um servidor central.

Como o Blockchain Funciona?

Todos podem postar informações na Internet e outras pessoas podem acessá-las de qualquer lugar do mundo. O Blockchain permite enviar valores para qualquer ponto do mundo em que o arquivo blockchain estará disponível. Ao fornecer sua chave privada a alguém, você basicamente transfere a essa pessoa uma quantia em dinheiro, que é armazenada na seção correspondente da blockchain.

Além de ajudar os usuários a realizar uma transação rápida e segura, as cadeias de bloco estabelecem confiança e servem para autenticação de identidade, porque ninguém pode alterar a cadeia de blocos sem as chaves correspondentes.

Indústrias Usando Blockchain

A Blockchain é uma tecnologia inovadora que tem um enorme potencial para toda a gama de esferas, mas na verdade é usada por empresas de assistência médica, governo, transporte, tecnologia, fabricação, entretenimento, jogos e assim por diante.

Como o blockchain serve para realizar qualquer tipo de transação (transferência de dados, direito de propriedade, moeda etc.), as esferas de aplicação não são limitadas.

Under the image: 30% das empresas que usam a tecnologia de contabilidade descentralizada vão para o setor bancário e financeiro.

Como você pode ver, o blockchain prova ser útil em vários setores. Hoje, as empresas públicas que usam blockchain incluem Facebook, Alibaba Group, Microsoft, Siemens, Ford Motor Company e assim por diante.

Bancos Que Usam Blockchain

Antes de contratar os bancos que implementam o livro razão distribuído, vamos descobrir quais são os benefícios do blockchain no setor bancário:

  • Transações mais rápidas, pois os fundos não precisam passar em vários bancos para alcançar a conta bancária de destino final;
  • Taxas de transação mais baixas (o uso de blockchain pode economizar milhões de dólares anualmente aos bancos);
  • Ausência de barreiras geográficas;
  • Ausência de controle governamental ou de terceiros sobre transações via blockchain descentralizado.

Commerzbank (Alemanha)

O banco alemão Commerzbank e LBBW realizaram as primeiras transações de teste na plataforma blockchain para financiamento comercial Marco Polo. Como você pode ver no comunicado de imprensa, os negócios envolviam o financiamento do fornecimento de produtos do principal fabricante de bombas e válvulas KSB SE para a empresa de tecnologia Voith.

Os detalhes do pedido e entrega dos produtos foram acordados entre as empresas por meio da infraestrutura Marco Polo, e o banco da empresa compradora forneceu um compromisso de pagamento condicional. Depois que o produto foi enviado, as informações relevantes da remessa foram inseridas no sistema blockchain, onde a reconciliação com os acordos previamente alcançados era realizada automaticamente.

Após a reconciliação, o processo de pagamento foi iniciado. Assim, a complexidade e a laboriosidade do processo de troca de informações e financiamento comercial foram reduzidas significativamente, mantendo a segurança da transação.

Os planos futuros estão relacionados à implementação de transações inteiramente na plataforma Marco Polo, para a qual está planejado a integração com os sistemas de ERP do cliente, bem como a junção de empresas de transporte e seguros,  Marco Polo, que expandirá a gama de serviços disponíveis.

Hoje, a plataforma Marco Polo faz parceria com 25 bancos, incluindo:

Under the image: parceiros da Marco Polo

UBS (Suíça)

Quais são as empresas que usam o Ethereum? Os bancos UBS, Barclays e Credit Suisse testam a plataforma de conformidade no blockchain Ethereum.

O banco suíço UBS liderará um projeto piloto cujo objetivo é automatizar os requisitos regulamentares da diretiva da UE que regula as operações de câmbio MiFID II / MiFIR, que entrará em vigor em 2018.

Usando o sistema criado com base na plataforma blockchain do Ethereum, os bancos poderão trocar anonimamente dados do Identificador de Entidade Legal. A tecnologia também permite verificar seus dados sobre pessoas jurídicas e adotar novas regras mais rapidamente.

Em 2018, o UBS investiu US $ 100 milhões para desenvolver um banco de criptomoedas. Sendo chamada SEBA Crypto AG, esta startup se dedica a oferecer serviços bancários tradicionais para empresas na esfera criptográfica. Ele fornece:

  • gestão de ativos;
  • serviços de custódia;
  • negociação de criptomoedas

A SEBA também planeja abrir bancos de tijolo e argamassa.

Não é de surpreender que um projeto suíço de blockchain tenha tido tanto sucesso – o legislador suíço não proíbe criptomoedas ou o desenvolvimento de blockchain. É o local perfeito para o lançamento de novos serviços financeiros.

JP Morgan (Estados Unidos)

John Hunter, chefe da unidade de compensação da holding financeira JPMorgan & Chase, disse que a funcionalidade do Interbank Information Network (IIN), sistema de pagamentos transfronteiriços, é baseada no blockchain Quorum e será significativamente expandida.

O projeto piloto em parceria com o Australian ANZ e o Royal Bank of Canada começou no outono de 2017. Naquela época, os desenvolvedores se concentraram nos aplicativos IIN no campo da conformidade legal em transferências transfronteiriças, mas agora pretendem usar o potencial da tecnologia no procedimento de cálculo.

Em particular, os bancos participantes poderão acompanhar os pagamentos em tempo real. O IIN já é usado por mais de 220 bancos e 75 instituições estão testando (essas empresas incluem a Societe Generale e o Santander).

Antes disso, o JPMorgan lançou seu próprio stablecoin, JPM Coin, para pagamentos corporativos internacionais, transferência de valores mobiliários e substituição de dólares que estão no cofre do banco.

ING (Holanda)

A partir de 2019, a divisão de blockchain do banco holandês do ING vem testando a tecnologia para garantir confidencialidade e aumentar a produtividade da rede Bulletproofs. O ING acredita que a tecnologia pode ajudar os bancos a cumprir os requisitos do Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados (GDPR) e proteger a privacidade dos clientes.

O Bulletproofs foi desenvolvido por criptografistas da Universidade de Stanford e da University College London, em conjunto com a startup Blocksteam.

Ao longo do ano, o banco holandês explorou as soluções ZKP, incluindo Range Proofs e Zero-Knowledge Set Membership. Mas eles revelaram que o ZKP requer muita computação e, portanto, pode desacelerar o blockchain. De acordo com Mariana Gomez de la Villa, chefe global dos programas de blockchain do ING, o Bulletproofs é “cerca de dez vezes mais rápido” do que outras soluções semelhantes.

A maior parte da pesquisa ainda é acadêmica, mas o banco agora está buscando a possibilidade de implementar essa tecnologia de privacidade. O desenvolvimento de soluções ZKP no ING também não parou e atualmente está considerando seu uso em financiamento comercial.

Banco Santander (Espanha)

Em abril de 2018, o Banco Santander anunciou o lançamento do Santander One Pay FX, um novo serviço de blockchain usando a tecnologia xCurrent da Ripple para acelerar o processamento de transferências internacionais de dinheiro. Inicialmente, os clientes do Reino Unido conseguiram enviar euros para 21 países europeus. Clientes da Espanha puderam transferir dólares para os EUA e libras para o Reino Unido. Os serviços também estavam disponíveis para usuários da Polônia e de outros países.

Em Fevereiro de 2019, o Santander firmou um contrato de US$ 700 milhões com a IBM para usar suas tecnologias (blockchain, inteligência artificial e big data).

Bank of America e o blockchain:  o gelo está descongelando?

O relacionamento do Bank of America (BofA) e blockchain tem sido complicado: os representantes do banco explicaram que a empresa está sendo cética em relação à tecnologia. Apesar de possuir uma enorme quantidade de patentes, o BofA não se apressou em tomar medidas para a implementação do livro razão distribuído.

No entanto, recentemente, a posição do blockchain do Bank of America foi alterada. A comunidade cripto notou que o mesmo registrou uma patente chamada “Liquidação em tempo real pelo sistema de contabilidade distribuída”. Nesse caso, eles testam a tecnologia do Ripple. E isso não é surpreendente – o XRP da Ripple foi criado especificamente para a esfera bancária. Dizem os boatos de que o banco implementará o ‘Ripple without XRP’, mas seus representantes se recusaram a fazer comentários.

Visa & Mastercard

Mantendo o ritmo, Visa e Mastercard também implementam tecnologias blockchain. Por exemplo, a Mastercard possui até 30 patentes relacionadas ao Blockchain conectadas à verificação de identidade, transações anônimas e um sistema que vincula criptomoedas a uma conta fiduciária. Além disso, eles também planejam resolver o problema de ‘skimming’ de cartão de crédito usando a tecnologia blockchain.

Em Junho de 2017, a Mastercard lançou um programa blockchain que permite que os desenvolvedores criem aplicativos em sua API. Além disso, a Mastercard também apresentou o algoritmo de prova de proveniência: pode tornar a cadeia de suprimentos mais transparente para os usuários e será ideal em logística, alimentos e todas as indústrias relacionadas ao fornecimento de mercadorias.

Quando se trata da Visa, ela usa blockchain para estabelecer um controle mais rígido sobre as transações. Em 2016, começou a testar a plataforma de pagamento BTL para pagamentos transfronteiriços. Evidentemente, o teste mostrou a eficiência do pagamento em blockchain, então eles seguiram com outros experimentos. Agora, a empresa faz parceria com a IBM para criar um sistema de pagamento baseado no Ethereum. Ele também usa o Hyperledger Fabitc para executar todas as operações básicas com a máxima segurança.

Wirex vs Revolut

Não é segredo que algumas startups financeiras baseadas em blockchain também oferecem seus próprios cartões bancários que podem ser usados para pagamentos diários e retirada de dinheiro em caixas eletrônicos. Wirex e Revolut estão entre os principais projetos de criptografia que fornecem esses cartões.

Aqui está um detalhamento de suas peculiaridades:


RevolutWirex
InterfaceSomente aplicativoApp + interface da web
PaísesUnião Européia + alguns outros países (EUA não)União Européia
Taxas de depósitogratuitogratuito
Custo do gerenciamento de contasgratuito£1,00 / mês
Custo do cartão de plástico£4.99gratuito
Taxa de saque em caixa eletrônico2% do saque$2,5-3,5
Limite de saque em caixa eletrônico
5.000 Euros por mês$250 por dia
Limite de compra do PDVilimitadoilimitado
Saldo máximo do cartão€33.000 de atividade anual$10000
Tipos de cartões de débito disponíveisVisa, MasterCard, MaestroVisa
Moedas suportadasGBP, EUR, USD, AUD, CAD e muito maisUSD, GBP. EUR
Criptomoedas suportadasBTC, BCH, ETH, XRP, LTCBTC, BCH, ETH, XRP, LTC
KYCObrigatóriaObrigatório para emissão de cartão, mas não para uso de carteira

Geralmente, o Wirex é mais barato e oferece maiores limites de uso. Mas o Revolut oferece mais recursos, especialmente quando se trata de produtos premium.

Empresas Usando Blockchain

O número de empresas que usam a tecnologia blockchain está crescendo constantemente. Os seguintes líderes do setor estão implementando:

  1. O blockchain da Apple foi projetado para criar e verificar registros de data e hora que podem ser usados para combater hackers e certificar assinaturas digitais
  2. O Google está trabalhando em seu próprio protocolo blockchain.
  3. Os casos de uso da Porsche incluem acesso seguro ao veículo, transferência mais rápida de dados, controle autônomo e dados transparentes.
  4. O Walmart está desenvolvendo o sistema de blocos do “pacote inteligente” com um “sistema de criptografia de entrega que contém uma cadeia de blocos para rastreamento e autenticação de pacotes”.
  5. A Coca Cola está trabalhando com o Departamento de Estado dos EUA para desenvolver um registro de blockchain projetado para ajudar a eliminar o trabalho forçado em todo o mundo.
  6. A Rakuten Coin será implementada no sistema de recompensa on-line da empresa.
  7. A IBM recentemente exibiu um chip, que é o menor computador do mundo, projetado para ajudar as empresas a usar o blockchain para autenticar produtos em uma determinada cadeia de suprimentos.
  8. O Salesforce está trabalhando em seu próprio produto blockchain.
  9. Jd, rival da Alibaba, desenvolverá protocolos de blockchain que podem autenticar mercadorias na cadeia de suprimentos, combater fraudes de seguros, proteger big data, pagar e processar transferências de dinheiro.

Empresas Baseadas na Tecnologia Blockchain

Existem centenas de empresas interessantes que usam blockchain, e algumas delas se tornaram tão populares que foram incluídas na Forbes Fintech 50. Essas empresas de tecnologia blockchain incluem:

  • O Bitfury Group fornece equipamentos e software para mineração de Bitcoin e segurança da informação. A empresa também cria software para a implementação de blockchain em sistemas governamentais, cadeias de suprimentos e seguros.
  • A empresa foi fundada em 2011 por Valery Vavilov (Letônia) e Valery Nebesny (Ucrânia). De acordo com documentos recebidos pelo CoinDesk, o Bitfury gerou US $ 93,7 milhões em receita em 2017.
  • Blockchain é a carteira de criptomoedas mais popular do mundo. Ela permite que os usuários gerenciem chaves privadas para Bitcoin, Bitcoin Cash e Ether. Até o momento, 23 milhões de carteiras foram criadas na plataforma Blockchain.
  • Chain – fornece tecnologia blockchain para instituições financeiras e software para gerar demonstrativos financeiros para empresas de fintech e comércio eletrônico. Chain trabalha em iniciativas de blockchain com Nasdaq e Citigroup.
  • Chainalysis – desenvolve ferramentas que ajudam as agências policiais a rastrear determinadas transações na blockchain. Entre os clientes da empresa estão o FBI, Europol, Internal Revenue Service dos Estados Unidos e outros.
  • O Coinbase permite que você abra carteiras, negocie Bitcoin, Bitcoin Cash, Ether e Litecoin na bolsa GDAX. A empresa tem mais de 10 milhões de usuários e mais de US $1 bilhão em receita em 2017.
  • A tecnologia Ripple serve para o processamento de pagamentos blockchain transfronteiriços. As transações podem ser feitas através do token XRP, mas não necessariamente usando a rede Ripple. A plataforma possui mais de 100 clientes entre os bancos, incluindo UBS e Santander.
  • A Symbiont fornece uma plataforma de tecnologia blockchain para o mercado de capitais. A empresa está trabalhando com o estado de Delaware para criar livros distribuídos para rastrear a emissão e a propriedade de ações.
  • O Xapo fornece um repositório offline seguro para investidores que desejam manter o BTC como ouro digital (em vez de negociá-lo ativamente). A empresa também oferece carteiras de Bitcoin para clientes (principalmente de países desenvolvidos).

Conclusão

Como você vê, os benefícios do uso da tecnologia de contabilidade distribuída no setor bancário não são teóricos – muitas empresas bancárias já realizaram testes e implementaram pagamentos em blockchain em sua infraestrutura.

Sem dúvida, os bancos menores em breve seguirão o caminho dos pioneiros e, quem sabe, em dez anos, todas as transações feitas na Terra serão processadas por blockchains.