Revisão da Criptomoeda BitShares (BTS)

Bitshares é uma plataforma baseada em blockchain descentralizada que facilita a troca de ativos e permite aos usuários transformar seus ativos do mundo real em digitais. A rede oferece um excelente nível de estabilidade, escalabilidade e liquidez de ativos. BitShares oferece aos usuários a oportunidade de criar seus próprios tokens personalizados vinculados a ativos não digitais por meio de contratos inteligentes. De acordo com alguns entusiastas da comunidade de criptografia, BitShares é uma das plataformas de trading descentralizadas mais bem-sucedidas do mercado.

Neste artigo, vamos falar sobre as origens do BitShares, sua equipe e seu blockchain, discutir a moeda BitShares, onde armazená-la e como comprá-la, vendê-la e trocá-la. Também apontaremos os pontos fortes e desvantagens do BitShares, descobriremos o roadmap do projeto e tentaremos descobrir seu futuro na indústria de criptomoeda. 

História e Equipe de BitShares

A picture of Daniel Larimer, the founder of the BitShares platform and the developer who created Delegated Proof of Stake algorithm

O projeto foi lançado em junho de 2013 por um programador de software e um empresário de criptomoeda Daniel Larimer, que também é conhecido por ser o desenvolvedor por trás do algoritmo de consenso Delegated Proof of Stake e da tecnologia de blockchain de Graphene. O BitShares surgiu como uma plataforma de ações de empresas virtuais (na época era chamada de ProtoShares). Mais tarde, acomodou outros tipos de ativos, como ouro, moedas nacionais, moedas digitais, etc.

Quanto aos responsáveis ​​pelo desenvolvimento do BitShares, a plataforma não tem uma equipe fixa de desenvolvedores: há vários freelancers de todo o mundo trabalhando no projeto. Todas as atualizações de rede precisam obter a aprovação dos acionistas antes de serem implementadas. Dan Larimer deixou o projeto em meados de 2016, mas não cortou o vínculo com o projeto, permanecendo a face pública da plataforma BitShares aos olhos do público mais amplo. 

Outra figura proeminente da comunidade cripto, Charles Hoskinson (o co-criador do Ethereum), também participou do desenvolvimento da plataforma BitShare. Desenvolvedores experientes, analistas e cripto geeks como Ned Scott, Annemieke Dirks, Ronald Kramer, Stan Larimer e Fabian Shuh, entre outros, trabalharam na criação e no desenvolvimento da rede.

Blockchain BitShares Explicado

Basicamente, BitShares é uma plataforma financeira pública de troca e código aberto. Pode ser comparado à Bolsa de Valores de Nova York ou outras bolsas do mundo real; a única diferença é que o BitShares não tem autoridade centralizada e é baseado em blockchain. 

O blockchain do BitShares é alimentado pela moeda BTS e é executado no algoritmo de consenso de Prova de participação delegada. Isso significa que as partes interessadas delegam o direito de voto a terceiros. Quanto mais um titular aposta, maior é o seu poder de voto. No DPoS, a reputação do validador é de grande importância: se um node funciona de maneira ineficiente ou tenta trapacear, ele é excluído e substituído por outro node. Há uma quantidade limitada de nodes validadores e os detentores das moedas BitShares votam para que esses nodes sejam escolhidos. 

Nesse ecossistema, os nodes são chamados de “testemunhas”. Eles processam e validam as transações em nome do titular e são recompensados ​​por seus esforços. Em todos os momentos, não há menos de 11 testemunhas na rede, mas normalmente mais do que isso – 20 ou 50. Os acionistas decidem a quantidade exata de nodes validadores por meio de votação.

Se você quiser saber mais sobre o algoritmo de Prova de participação delegada, consulte nosso artigo detalhado sobre o mecanismo de consenso de PoS. 

A plataforma adotou o Graphene, uma implementação de blockchain de código aberto que oferece grande escalabilidade e velocidade operacional impressionante. O blockchain BitShares afirma ser capaz de processar até 100.000 transações por segundo, o que é mais do que os sistemas de pagamento Visa e MasterCard oferecem juntos. 

Um novo bloco é gerado a cada três segundos no blockchain BitShares. A recompensa do bloco é igual a 1 BTS, o que dá aos validadores 1200 BTS por hora. 

BitShares é famoso por combater o problema da volatilidade de criptomoedas. Então, como o blockchain do BitShares ajuda a produzir ativos digitais estáveis? Aí vem o know-how do projeto: a rede BitShares converte ativos do mundo real em baldes de bitshares. 

Por exemplo, 1 BitARS (peso argentino) é igual a uma certa quantidade de Bitshares a um preço que perfaz 1 ARS completo. Dessa forma, não importa muito qual seja ou costumava ser o preço do Bitshares. Sempre que precisamos saber o preço exato no BTS, ele é recalculado de acordo com a situação atual do mercado. O mesmo é verdadeiro para BitGold, BitSilver, BitUSD, etc.

Esse mecanismo inspira confiança nos comerciantes digitais porque eles podem ter certeza de que 1 BitARS custará tanto no dia seguinte quanto no dia em que foram convertidos. O preço do Bitshares pode variar, mas uma certa quantidade de moedas BTS sempre constituirá o valor inicial do ativo.

O ecossistema BitShares permite a transformação de quase todos os ativos do mundo real em bitshares: os usuários podem converter moedas fiduciárias, ações de empresas, ouro, prata, outros metais preciosos, moedas digitais, recibos de depósito, etc. Todos esses ativos podem se tornar propriedade digital e gravados no blockchain BitShares.

Você pode ler mais sobre os recursos técnicos da plataforma BitShares na página de documentação do BitShares.

Os parâmetros do blockchain, como tempo de bloqueio, tempo de confirmação de bloqueio e alguns outros, são definidos por um comitê especial. Os detentores de BTS votam nos indivíduos ou empresas eleitos. Eles também tomam decisões sobre o plano de negócios do blockchain, fluxos de receita, custos de ajuste do blockchain, etc. O comitê é diferente dos acionistas. 

Criptomoeda BitShares (BTS)

A moeda BTS é uma moeda digital nativa da rede BitShares. Em setembro de 2020, ele classificou №123, de acordo com coinmarketcap.com, com uma capitalização de mercado de $ 70.841.077. A moeda atingiu seu maior recorde em janeiro de 2018 em $ 0,9. O valor mais baixo de BTS foi registrado em janeiro de 2016 em US $ 0,002. A oferta total da criptomoeda é de cerca de 3,6 bilhões de BTS.

A graph that reflects BitShares price and market capitalization for the last several years via multicolored lines
Preço de BitShares e gráfico de capitalização de mercado

As moedas BTS servem principalmente como meio de transformar ativos do mundo real em propriedade digital. Dependendo do tipo de ativo, o sistema distingue smartcoins e ativos emitidos pelo usuário. Os primeiros são criptomoedas estáveis ​​privatizadas, o último reflete quaisquer outros ativos que os usuários emitem por meio da moeda BTS. 

A criptomoeda BitShares não pode ser minerada porque é executada no algoritmo de consenso de Prova de participação delegada em vez do algoritmo de Prova de trabalho. Os usuários podem apostar BTS elegendo testemunhas para confirmar os bloqueios. A criptomoeda BitShares também pode ser usada como garantia, tornando-se uma espécie de token de segurança. Para saber mais sobre o assunto, leia um artigo da Changelly sobre Tokens de segurança.

Onde armazenar moedas BitShares

A melhor maneira de armazenar BTS é DAX, ou a plataforma Decentralized Asset Exchange da BitShares. É uma carteira oficial BitShares. Além da versão web, a plataforma possui uma versão desktop compatível com os sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux. É freqüentemente chamado de BitShares Light Wallet; você pode baixá-lo nesta página do github. Também existe um aplicativo móvel oficial, mas está disponível apenas para dispositivos baseados em Android. 

Esta carteira possui três tipos de chaves: proprietário, ativa e memo. Cada um deles possui uma chave privada e uma chave pública. A carteira possui um nome de conta exclusivo e está bem protegida. Várias contas podem ser registradas em uma carteira, mas um usuário precisa obter acesso LTM (associação vitalícia) para fazer isso. É possível fazer backups e restaurar sua carteira com qualquer tipo de acesso de membro. 

A carteira BitShares não requer nenhuma permissão de conta e é integrada à plataforma de troca. Facilita a negociação e oferece vários recursos ou ferramentas. Essas ferramentas permitem aos usuários votar em testemunhas, apostar, participar da vida da comunidade BitShares, verificar todos os tipos de estatísticas na moeda e obter informações sobre taxas operacionais e atividade de blockchain do BitShare. Ele também permite que você envie e receba ativos. A carteira pode ser usada anonimamente e é uma opção segura para armazenar suas moedas BTS. 

A print screen of the BitShares wallet explore page with some statistics on the blockchain activity and network parameters

Onde negociar moedas BitShares

O lugar mais óbvio para negociar BitShares é a própria plataforma BitShares, pois é uma troca digital. No entanto, existem várias outras bolsas populares que negociam BitShares em pares diferentes. Aqui estão várias opções para você. 

BTCETHUSDEOSUSDT
Huobi Global+++
Binance++
RuDEX++++
Lykke Exchange++
CoinTiger++

No mercado de criptomoedas, existe outras moedas digitais que dão importância a bits e peças. Saiba mais sobre outra criptomoeda que transformou seus bits em tecnologia de know-how em nosso artigo sobre a criptomoeda BitTorrent.

Roadmap e futuro de BitShares

Essa plataforma é de fato uma veterana entre as trocas digitais: desde que foi fundada em 2013, a BitShares fornece serviços financeiros para usuários de criptomoedas sem parar. Ele amadureceu e se tornou estável junto com a comunidade criptográfica mundial, e as realizações do projeto, bem como uma contribuição geral para a indústria, são difíceis de negar. 

No entanto, o BitShares ainda não atingiu o ponto em que se torna o “negócio real” das plataformas de trading digital. Em parte, isso pode ser atribuído à sua fraca promoção de marketing. A plataforma carece de visão e não oferece nenhuma mensagem específica para o público criptográfico. Enquanto o lado técnico do projeto funciona brilhantemente, o aspecto social cai para baixo. 

O site da BitShares não representa a marca nem conta nenhuma história específica para as pessoas. Ele serve principalmente como um centro técnico para desenvolvedores e outras multidões experientes. Não existe um roteiro disponível para o público, por isso é difícil dizer para onde o projeto BitShares está indo. O futuro da plataforma não está claro e é definido por seus acionistas em sua maior parte, embora a comunidade de usuários BitShares seja enorme e ainda dedicada ao projeto.  

https://www.youtube.com/watch?v=BQaqJwG-tO8
Análise Fundamental de BitShares e Previsão de Preços 2020

Prós e contras de BitShares

Vamos revisar alguns dos pontos fortes e fracos da plataforma BitShares. 

Prós:

  • Sem limites de trading
  • Taxas de transação baixas
  • Nenhum ponto único de falha, natureza descentralizada
  • Um ecossistema elaborado com uma série de instrumentos financeiros
  • Sem limitações para depósitos e retiradas
  • Não são necessários dados pessoais, anonimato total 
  • Controle total das chaves privadas
  • Escalabilidade e liquidez
  • Segurança e transparência

Contras:

  • Estratégia de marketing ruim
  • Sem roadmap
  • Nenhum site amigável

Resumo

BitShares é uma plataforma de trading digital descentralizada que permite aos usuários converter seus ativos do mundo real em propriedade digital e negociá-los online. Foi fundada em 2013 por Daniel Larimer. A equipe de desenvolvedores que trabalha no projeto consiste principalmente de freelancers.

A plataforma parece ser semelhante às bolsas de valores do mundo real, exceto que funciona em um blockchain e é descentralizada. O BitShares é construído com base no algoritmo de consenso de Prova de participação delegada. Os nodes validadores são chamados de testemunhas e são votados pelos detentores de BTS. As testemunhas são recompensadas com 1 BTS a cada 3 segundos. 

A rede BitShares usa a implementação de blockchain de Graphene, que pode supostamente aumentar sua velocidade de transação para 100.000 TPS. A plataforma fornece estabilidade aos ativos digitais dos usuários, formando baldes de bitshares. Isso significa que 1 EUR se transforma em 1 BitEUR sem perder o valor. A quantidade de bitshares necessária para constituir 1 BitEUR é recalculada de acordo com o mercado. O ecossistema também funciona com metais preciosos, criptomoedas, quaisquer moedas nacionais, ações, etc.

BTS é o token nativo da plataforma. Ele é usado para digitalizar ativos materiais, votar em testemunhas e pagar taxas de transação, mas também como garantia. Você pode armazenar BTS no BitShares DAX, que é uma carteira oficial BitShares. Existem muitas ferramentas embutidas nesta plataforma, incluindo trading, staking, votação, estatísticas e muito mais. É uma boa ideia negociar BTS na bolsa BitShares, mas também existem outras opções, por exemplo, as bolsas Binance e Huobi.