Revisão do Telegram Open Network (TON) e Moeda Gram

Em 2015, o fundador do Telegram messenger e ex-CEO da rede social Vkontakte (VK), Pavel Durov, compartilhou a idéia de uma solução ponto a ponto (P2P) que seria desbloqueável, para que nenhuma estrutura governamental pudesse censurá-la. . Quatro anos depois, uma Telegram Open Network (TON) foi introduzida. 

Telegram Open Network

Telegram Open Network (TON) é uma plataforma descentralizada baseada em um algoritmo de consenso de Prova de Participação (PoS) e que visa trazer um ambiente transparente e sem censura para desenvolvedores e usuários regulares. Uma vez lançada, TON se tornará a maior barra de lançamento para adoção em massa, já que a base de usuários do Telegram atualmente ultrapassa os 300 milhões de usuários. GRAM é um token nativo dentro da blockchain TON que alimenta todo o ecossistema. 

TON excede as blockchains atuais em termos de velocidade, escalabilidade, interface do usuário e número de usuários. A plataforma possui uma arquitetura blockchain flexível e escalável, consistindo no blockchain principal (masterchain) e em até 292 blockchains (shardchains) que o acompanham.

Escalabilidade da TON

Parece que TON resolve o problema de escalabilidade com a ajuda dos seguintes recursos e pode ser considerado uma alternativa genuína ao VISA e ao Mastercard corretamente.

  • Paradigma de fragmentação infinita. A Blockchain da TON pode se dividir e reconectar automaticamente para acomodar alterações. Novos blocos podem ser rapidamente explorados a qualquer momento, o que não interceptará nenhuma transação, para que os serviços populares na blockchain não obstruam a rede.
  • Algoritmo de consenso de prova de participação . O Telegram Blockchain usa PoS como um algoritmo de consenso. Assim como o Ethereum 2.0, TON possui validadores que garantem transparência e descentralização. O poder de computação dos nodes deve ser otimizado pelo código do Telegram, para que transações e contratos inteligentes possam ser executados com maior eficiência e velocidade.
  • Roteamento instantâneo do hipercubo. A Blockchain TON usa mecanismos de roteamento inteligentes, para que as transações entre várias blockchains sempre se harmonizem otimamente. O tempo, que requer roteamento entre blockchains, é escalonado logaritmicamente; assim, permite que os usuários acelerem as transações.
  • Livro distribuído 2-D . TON pode colocar novos blocos em blocos incorretos já existentes. Como resultado, não haverá forks. Esse mecanismo de autocorreção economiza esforço e garante que as transações feitas não sejam ineficazes devido a erros.

Componentes TON

Telegram Open Network consiste nos seguintes elementos:

  • TON Storage é um armazenamento distribuído de grandes volumes de arquivos e dados. O armazenamento suporta a tecnologia Torrent e contratos inteligentes;
  • TON Proxy é uma plataforma proxy destinada a anonimizar a identidade dos usuários e os endereços IP dos nodes de TON;
  • TON Services é um serviço para integração de dApps e navegadores da web;
  • TON DNS é uma plataforma para nomear contas, nodes, serviços e contratos inteligentes;
  • TON Payments é uma plataforma na qual será possível realizar micropagamentos de contas de usuários para endereços de outros serviços.

Exploradores de Bloco TON

Já existe uma variedade de exploradores de blocos, permitindo uma pesquisa rápida de blocos, contas e transações.

Um explorador de blocos testnet TON oficial  foi lançado em setembro de 2019. No entanto, o explorador de blocos não parece intuitivo, pois há uma falta de design. Adequado para desenvolvedores e especialistas em tecnologia. 

O GramScan é um explorador de blocos TON lançado pela TON Labs. O GramScan possui um UX/UI nativo e permite que os usuários monitorem a blockchain em tempo real. 

A Blockchair é uma plataforma que fornece pesquisa e análise de blocos para várias criptomoedas, incluindo BTC, ETH, Zcash, GRAM e muitas outras. 

O TENGRAM é um explorador de blocos TON que fornece uma pesquisa rápida dos elementos essenciais da blockchain, juntamente com uma API de código aberto. Portanto, os desenvolvedores do dApp podem acessar todos os dados necessários da blockchain em tempo real. Os modos Dia/Noite estão disponíveis.  

Revisão de Moedas GRAM

De acordo com o documento técnico da TON, 4% dos tokens GRAM (aproximadamente 200 milhões de GRAMS) serão alocados entre os membros da equipe de desenvolvimento; 52% dos tokens serão retidos pelo TON Reserved (para proteger as redes do comércio especulativo). O restante de 44% da oferta GRAM será vendido de acordo com a fórmula:

p ( n) ≈ 0,1 · (1 + 10−9) n USD

A TON Reserve compra tokens quando o valor de câmbio diminui abaixo do nível definido pela fórmula e os vende respectivamente quando o valor aumenta.

O fornecimento inicial de Grams é de 5 bilhões ou 5 Gigagrams. Um Gram é subdividido em 1.000.000.000 de nanograms ou nanos.

As unidades de token de gram são:

  • Nano (nGram) é igual a 0,000000001 de 1 Gram
  • Microgram (mGram) – 0.000001 de Gram
  • Mili – 0.001 de Gram
  • Gram (GRM) é um Gram
  • Kilogram (kGram) – 1.000 Grams
  • Megagram (mGram) – 1.000.000 Grams
  • Gigagram (gGram) – 1.000.000.000 Grams

Casos de uso do GRAM

O documento técnico de TON especifica de maneira bastante concreta os casos de uso planejados: 

  • As taxas ( gás ) são enviadas aos Nodes de TON (Validadores de Rede) para processar transações e executar Contratos Inteligentes.
  • Tokens GRAM depositados em nodes de TON são necessários para executar um node de TON em geral.
  • Os usuários podem pagar com o GRAM por aplicativos na plataforma (TON Services).
  • Os usuários poderão pagar com o GRAM pelo armazenamento seguro e descentralizado de dados (armazenamento TON).
  • Compra de domínios baseados em blockchain (TON DNS) e serviços de hospedagem.
  • O GRAM pode ser usado para ocultar a identidade ou o endereço IP.

Carteiras GRAM

Em novembro de 2019, TON introduziu uma carteira digital para gerenciar e armazenar tokens GRAM. Salientou-se que a carteira não seria integrada ao Telegram messenger. A Button Wallet é uma carteira de criptomoeda de plataforma cruzada que permite comprar e negociar cripta no Telegram. Em 2019, a carteira anunciou seu suporte à blockchain TON e criptomoeda GRAM. 

Últimas Notícias de Telegram Open Network 

Em meados de outubro de 2019, TON encontrou alguns problemas com a SEC, que insistiram que o GRAM era uma segurança. O lançamento oficial da plataforma foi adiado até abril de 2020. Os investidores decidiram esperar e recusaram um reembolso de 77% de seus investimentos.

Em 24 de março de 2020, a SEC provou que o GRAM era uma segurança não registrada e emitiu uma liminar contra TON. Dois dias depois, a TON interpôs um recurso. 

Nesta fase, pelo menos dez investidores desejam devolver seus fundos. Nesse caso, eles receberão um reembolso de 72% dos investimentos iniciais. 

Considerações Finais

A indústria de criptografia está esperando o lançamento da Telegram Open Network. O lançamento da blockchain TON pode finalmente trazer verdadeira transparência e resistência à censura para milhões de usuários em todo o mundo. Esperamos que todas as questões relacionadas à TON sejam resolvidas e possamos testemunhar uma transição maciça para os princípios básicos da descentralização. 

Até esse momento, oferecemos acesso rápido a mais de 150 ativos de criptografia. Compre criptografia com USD, EUR, GBP. Cartões de crédito são aceitos.


Sobre Changelly

Changelly é uma troca de criptografia instantânea segura que possui mais de 150 criptomoedas disponíveis para serem trocadas e compradas com os melhores valores do mercado. Em operação desde 2015, a plataforma e seu aplicativo móvel atraem mais de um milhão de visitantes por mês, todos com trocas rápidas e simples, baixas taxas transparentes e suporte ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.