O que é um Token?

O mundo entrou na era do dinheiro digital muito antes da introdução da primeira criptomoeda. Podemos comprar milhares de produtos na Amazon e em outros serviços online usando o PayPal ou WebMoney. No entanto, ainda são sistemas de pagamento centralizados que sofrem de falta de segurança e transparência. 

Um novo sistema de pagamento ponto a ponto e uma moeda descentralizada de Bitcoin(BTC) foram lançados onze anos atrás, permitindo transações on-line seguras e anônimas. Desde então, o mercado de criptografia vem se desenvolvendo rapidamente, ao mesmo tempo em que introduz novos conceitos de ativos digitais, como um token de criptomoeda. Mas qual é o significado de um token? Quantos tipos de tokens existem? E, finalmente, qual é a diferença entre um token e uma moeda? Os tokens de criptomoeda serão explicados.

Token em criptografia

Na sua essência, um token é uma sequência criptografada de números e letras. Dependendo do contexto, um token em criptografia pode ter significados diferentes. Um token pode definir uma criptomoeda em geral (BTC, ETH, EOS, etc.) ou se referir a um ativo digital que é construído sobre uma blockchain específica (ONT, USDT, BAT e assim por diante). Enquanto isso, a comunidade de criptografia é usada para a última definição de tokens, que será explorada com mais detalhes abaixo.  

De um modo geral, um token é um ativo digital que carrega uma unidade específica de valor. 

Tipos de tokens

Tokens de segurança

O boom da Oferta Inicial de Moedas (ICO) em 2017 introduziu novas definições de tokens de criptomoeda. Ao investir em uma certa startup de criptografia, um investidor espera que o valor dos tokens suba em breve e recupere as despesas iniciais. Um token de segurança denomina a participação de um projeto comprada por um investidor. Observe também que os tokens de segurança geralmente estão sob rigoroso escrutínio regulatório.

O recente escândalo em torno da blockchain da TON e seu token GRAM é resultado de uma vigilância rigorosa da Comissão de Bolsa de Valores dos Estados Unidos (SEC). Ela alega que o GRAM é uma segurança.

Exemplo:

Atualmente, existem vários projetos que visam ajudar as startups de blockchain a emitir tokens de segurança. A Polymath introduziu um padrão de token ERC-1400 construído com base no ST20 (padrão de token de segurança). O Swarm é uma infraestrutura aberta para títulos digitais que oferece gerenciamento completo do ciclo de vida de uma Oferta de Token de Segurança (STO).

Tokens de utilidade

Os tokens de utilidade permitem o acesso a produtos e serviços de inicialização. 

De acordo com o bitcoinwiki, os tokens de utilidade são o tipo de tokens que permite que seu proprietário compre serviços e itens de serviço diferentes. Os tokens de utilidade são usados ​​para o financiamento de projetos de infraestrutura comum que não podiam receber esse financiamento anteriormente.

A maioria dos aplicativos descentralizados (dApps) é construída sobre o blockchain Ethereum. 

Consequentemente, a maioria dos tokens de utilidade dos dApps são tokens baseados no Ethereum que também se referem a um padrão de token ERC-20. Os tokens de DApps fazem um aplicativo funcionar corretamente. 

Exemplo de tokens de utilidade:

O token FTX (FTT) é um token utilitário da troca de derivativos de criptomoeda FTX. O token está sendo executado na parte superior da rede Ethereum e fornece aos usuários acesso aos principais serviços da bolsa.

Tokens de segurançaTokens de utilidade
São considerados um investimentoNão são considerados investimentos
Estão sob escrutínio do regulador Livre de regulamentos de segurança  
Fornece aos investidores a participação de um projetoFornece acesso aos recursos e serviços de um projeto

Padrões de tokens

Os tokens podem ser fungíveis e não fungíveis. Por exemplo, uma nota de US$ 1 é um ativo fungível, pois você pode trocá-la por dez moedas de dez centavos e ainda ter a mesma quantidade de valor. Considerando que os tokens não fungíveis são únicos e ímpares. Em algum momento, a escultura ‘David’ criada por Michelangelo é um ativo não fungível.

O padrão ERC-20 apresenta um tipo de token fungível e intercambiável baseado no blockchain Ethereum. 

Tokens ERC-721 padrão ou não fungíveis. Um exemplo perfeito desses tokens é o CryptoKitties. Cada CryptoKitty é um ERC-721 que não pode ser destruído ou excluído. 

Há também um ERC-223, ERC-777 e assim por diante

Token vs Moeda

COIN360

Alguns podem dizer que não há diferença entre uma moeda e um token, pois ambos são ativos criptografados. Isso está correto. No entanto, a diferença entre esses dois tipos de criptomoedas existe.

Uma moeda tem seu próprio blockchain e visa manter um ambiente saudável dentro desse ledger distribuído. É usado como um pagamento 

Exemplo:

O BTC é uma moeda nativa da blockchain Bitcoin, Ether (ETH) é uma moeda nativa da blockchain Ethereum e assim por diante.  

Um token geralmente é construído sobre uma certa blockchain e visa manter o ecossistema de um projeto. É emitido por um projeto para ser uma unidade de valor, serviços de acesso e assim por diante. 

Exemplo:

OmiseGO (OMG) é um token baseado no Ethereum em uma plataforma financeira OmiseGO. O token foi projetado para facilitar pagamentos na rede OmiseGO.  

Casos de uso de token

Os tokens são aplicados para:

  • Obter acesso aos serviços de um projeto (carteiras, trocas, dApps etc.)
  • Criar e dar suporte ao ambiente de um determinado projeto

Os tokens podem:

  • Ser uma unidade de valor
  • Ser um método de pagamento (DEXs, dApps etc.)
  • Ser um investimento 
  • Ser uma recompensa 

Considerações Finais

A indústria de criptografia está se desenvolvendo rapidamente, ao mesmo tempo em que introduz novas tecnologias, soluções e definições. Os tokens de cripta são partes vitais que mantêm o setor avançando. Talvez, novas definições de tokens sejam oferecidas um dia. A partir de agora, o mundo dos ativos digitais é enriquecido com tokens e moedas de cripta.  

Sobre Changelly

Changelly é uma troca de criptografia instantânea segura que possui mais de 150 criptomoedas disponíveis para serem trocadas e compradas com os melhores valores do mercado. Em operação desde 2015, a plataforma e seu aplicativo móvel atraem mais de um milhão de visitantes por mês, todos com trocas rápidas e simples, baixas taxas transparentes e suporte ao vivo 24/7.