O Que é Blockchain? O Melhor Guia para a Tecnologia de Ledger Distribuída

A tecnologia Blockchain já se tornou uma inovação para muitas indústrias modernas, como negócios, medicina, logística, etc. Você provavelmente vê frequentemente as manchetes de que empresas gigantes estão mudando para a blockchain. O que isto significa?

Neste artigo, Changelly irá explicar o que é blockchain e falar sobre isso em palavras simples.

O que é a tecnologia Blockchain?

Se você não entrar em nuances técnicas, o princípio de operação da blockchain é bastante simples. Pode ser representado como um livro de contas, que cada participante do evento possui e é atualizado continuamente.

De fato, neste livro, você pode inserir qualquer ocasião – desde transações financeiras com criptomoedas Bitcoin, Ethereum , etc., até os resultados da votação nas eleições presidenciais ou nos dados de identificação.

O destaque do blockchain é que as páginas (blocos) deste livro são armazenadas simultaneamente por todos os usuários da rede e são atualizadas regularmente e vinculadas a páginas antigas. Se alguém tentar enganar o sistema rasgando ou colando uma página em um livro, o sistema recorrerá imediatamente a dezenas de milhares de outras versões deste livro e encontrará uma discrepância na estrutura dos blocos.

Um blockchain é um sistema de dispositivos que são distribuídos pelo banco de dados e não estão conectados a um servidor comum. Esse banco de dados armazena uma lista crescente de registros ordenados chamados blocos. Cada bloco contém um registro de data e hora e um link para o bloco anterior.

O uso da criptografia garante que os usuários possam alterar apenas as partes do blockchain que “possuem” no sentido de que possuem chaves privadas, sem as quais é impossível gravar no arquivo. Além disso, a criptografia fornece sincronização de cópias de uma blockchain distribuída para todos os usuários. 

Como Blockchain funciona?

O sistema básico de blockchain é uma sequência crescente de blocos que são compartilhados entre os participantes usando redes ponto a ponto. Um carimbo de data/hora (soma de hash) é adicionado a cada bloco, o mais natural de se imaginar como uma impressão digital exclusiva.

Esses blocos ficam estritamente em uma ordem específica empilhados em cadeias. Se você tentar reorganizar a sequência de blocos, o sistema rejeitará a cadeia devido à incompatibilidade da estrutura e à soma de hash.

O que é blockchain? Vídeo explicativo

Para que ninguém possa alterar o carimbo de data e hora e recalcular a quantidade de hash correta para o sistema, a blockchain usa vários métodos de proteção Prova de trabalho e Prova de participação.

Existem muitos outros algoritmos baseados em blockchain. Aqui estão alguns deles:

Prova de zero conhecimento explicada

Um guia completo para o algoritmo de prova de autoridade (PoA)

O que é o Mecanismo de Consenso de Prova de Participação (PoS)?

Como Blockchain apareceu? A Breve História do Blockchain

A tecnologia Blockchain foi descrita em 1991, quando os cientistas Stuart Haber e W. Scott Stornetta introduziram uma solução prática e computacional para documentos digitais com registro de data e hora, para que não pudessem ser retratados ou falsificados.

Stuart Haber e W. Scott Stornetta – os criadores do concetto blockchain

O sistema também explorou uma cadeia de blocos criptograficamente protegidos para armazenar documentos com carimbo de data/hora e, em 1992, as árvores Merkle foram incluídas no desenvolvimento, o que o tornou mais eficiente, permitindo coletar vários documentos em um bloco. No entanto, essa tecnologia não foi usada e a patente foi perdida em 2004, quatro anos antes da criação do Bitcoin.

Leia mais sobre Merkle Tree, ou Hash Tree, e sua estrutura.

Prova de trabalho reutilizável 

Em 2004, o cientista da computação e ativista criptográfico Hal Finney (Harold Thomas Finney II) introduziu um sistema chamado RPoW, Prova de Trabalho Reutilizável. O sistema funcionou recebendo um token Hashcash não substituível ou não intercambiável com base na prova de trabalho e assinado no RSA, que poderia ser transferido de pessoa para pessoa.

O RPoW resolveu o problema dos gastos duplos, mantendo a propriedade dos tokens registrados em um servidor confiável, projetado para permitir que usuários de todo o mundo verifiquem sua correção e integridade em tempo real. O RPoW pode ser considerado um protótipo inicial e um passo inicial significativo na história da criptomoeda.

Rede Bitcoin

No final de 2008, a criptografia do white paper, representando um sistema de dinheiro eletrônico descentralizado ponto a ponto (P2P) chamado Bitcoin, foi enviada por alguém que se chamava Satoshi Nakamoto.

Quem criou o Bitcoin? Um artigo sobre Satoshi Nakamoto descreve todas as variantes possíveis.

Com base no algoritmo de prova de trabalho do Hashcash, mas em vez de usar uma função de computação confiável de hardware como RPoW, a proteção de gasto duplo do Bitcoin foi fornecida por um protocolo descentralizado ponto a ponto (P2P) para rastrear e verificar transações.

Em suma, os Bitcoins são “minerados” por uma taxa usando o mecanismo de prova de trabalho para mineradores individuais e depois verificados por nodes descentralizados na rede.

O melhor guia sobre mineração de criptomoedas.

O que é mineração blockchain? Este infográfico explica o processo em termos simples:

Fonte: https://www.weusecoins.com

Em 3 de janeiro de 2009, o Bitcoin apareceu quando o primeiro bloco de Bitcoin foi extraído por Satoshi Nakamoto, que recebeu um prêmio de 50 BTC. O primeiro destinatário do Bitcoin foi Hal Finney, ele recebeu 10 BTC de Satoshi Nakamoto, na primeira transação de Bitcoin do mundo, em 12 de janeiro de 2009.

Foi assim que o blockchain começou a conquistar o mundo.

Vantagens do Blockchain

O registro de blockchain fornece transparência de transação. Os mineradores realizam o processamento dos pagamentos e a verificação das transações. Essas pessoas criam a cadeia de blocos, e não um órgão centralizado, que desempenha o papel principal de gerenciar e administrar esse sistema de moeda alternativo.

Uma blockchain, ou cadeia de blocos, consiste em blocos de transações individuais. Os blocos conectados um ao outro compõem um histórico completo de transações. Depois que o bloco é incluído na cadeia, é impossível alterá-lo. Ao contrário do Bitcoin, a tecnologia blockchain está em constante evolução. Seus recursos não se limitam à criptomoeda.

Aqui estão alguns recursos desta tecnologia que você deve conhecer:

  1. Permite transmitir qualquer valor ou informação de forma confiável.
  2. Permite criar e rastrear os chamados ‘contratos inteligentes’.
  3. Elimina intermediários e permite que os usuários finais interajam diretamente com o registro.
  4. Minimiza o custo de transferência de valor e dinheiro para qualquer lugar do mundo.
  5. Ele fornece transações quase instantâneas e seguras, não limitadas pelas fronteiras do estado.
  6. Permite criar protocolos automáticos – permanentes, irreversíveis e resistentes a influências externas.

Por que o mundo está entusiasmado com a tecnologia Blockchain?

Agora, quando você sabe o que é blockchain, ainda pode se perguntar o que causou esse entusiasmo pela tecnologia blockchain? Esta pergunta pode ser respondida de maneira diferente – apesar de tudo, o blockchain tem muitos méritos. Hoje, ninguém duvida que essa seja uma das tecnologias mais empolgantes e inovadoras devido aos seguintes fatos.

1. Segurança e prevenção de fraudes de pagamento

Blockchain elimina fraudes de pagamento. O uso de contratos inteligentes protege o vendedor e o comprador. As partes não poderão se esquivar de seus deveres.

A prevenção de fraudes também é facilitada pelo fato de que, como todas as transações são registradas, não será possível falsificar dinheiro ou gastar as mesmas moedas duas vezes.

Além disso, pessoas físicas e jurídicas não serão capazes de realizar fraude contábil ou manipular preços. Como todas as transações são confirmadas, cada moeda é contada. A inflação irracional dos preços pelos monopolistas pode se tornar uma coisa do passado.

2. Elimina intermediários

Blockchain é um sistema ponto a ponto, ou seja, as transações ocorrem entre dois pares. E isso muda radicalmente as regras do jogo. O processo de transferência de dinheiro eletrônico para qualquer lugar do mundo é bastante simplificado. Por exemplo, você pode enviar dinheiro para um amigo ou parente, onde quer que eles estejam, sem pagar a comissão que os bancos comuns ou outras instituições financeiras cobram.

Essa tecnologia levará ao surgimento de pregões descentralizados. Graças a esse novo modelo de mercado, não haverá necessidade de intermediários como Amazon e eBay. Assim, em abril de 2016, o OpenBazaar lançou sua plataforma de trading com zero comissão, onde você pode vender e comprar mercadorias com bitcoins. No Japão e em outros países asiáticos, está aumentando o número de sites descentralizados, integrados com sucesso no campo do comércio eletrônico internacional.

Essa tecnologia também excluirá advogados, corretores e bancos do processo de compra e venda de imóveis e transferência de direitos de propriedade. Isso não apenas trará economia significativa de comissões, mas também reduzirá a duração da transação de alguns dias para uma questão de horas.

3. Garante um fluxo rápido de transações

Imagine que, em alguns minutos, você terá a oportunidade de enviar e receber dinheiro ao redor do mundo. Deseja assinar um contrato ou renovar seus direitos de propriedade em um dia? Um sistema blockchain descentralizado ponto a ponto permite que você pague rapidamente a qualquer carteira digital. Não há mais espera por vários dias.

4. Melhora os recursos de armazenamento de dados

O armazenamento em nuvem é um desenvolvimento incrível. Mas o usuário não pode controlá-lo. Os provedores de serviços em nuvem, como Google, Dropbox, Facebook, Apple e outros gigantes, não garantem 100% de privacidade. Blockchain representa uma abordagem diferente à privacidade: como uma chave de criptografia é necessária para acessar seus dados, você pode ter certeza de que ninguém mais pode lê-los.

5. Recompensa os usuários

Todo mundo gosta de programas de recompensa. O Blockchain pode melhorar os programas de fidelidade, oferecendo aos usuários a oportunidade de trocar pontos entre si, pois essas operações serão refletidas em um registro acessível ao público. Também haverá uma oportunidade de usar pontos de diferentes vendedores. Por exemplo, os pontos recebidos da companhia aérea, você pode usar em um café ou loja online.

O Blockchain é um avanço?

Embora muitos especialistas comparem a revolução da blockchain em nível com a criação da própria Internet, existem problemas no sistema.

Para implementar a blockchain, você precisa reconstruir grandes sistemas com um grande número de participantes. Cada sistema busca preservar suas propriedades e estrutura, resistindo a mudanças. Portanto, é mais fácil começar a implementar o blockchain a partir de um pequeno. O governo sueco está transferindo o registro de terras para o blockchain.

Para que é utilizado o Blockchain?

Já estamos acostumados a compartilhar informações por meio de uma plataforma interativa descentralizada da Internet. Mas quando se trata de enviar dinheiro, geralmente somos forçados a usar os serviços das antigas instituições financeiras centralizadas (bancos) novamente.

Os métodos de pagamento via Internet apareceram quase no momento em que a rede nasceu (o exemplo mais óbvio é o PayPal), mas exigem integração com uma conta bancária ou cartão de crédito, caso contrário, não podem ser totalmente utilizados.

A tecnologia Blockchain oferece a oportunidade de se livrar de terceiros. Pode assumir os três papéis importantes tradicionalmente desempenhados pelo setor de serviços financeiros: registrar transações, verificar identidade e concluir contratos.

Isso será de grande importância, pois o mercado de serviços financeiros é o maior em termos de capitalização de mercado em todo o mundo. A transferência de pelo menos parte deste sistema para a tecnologia blockchain levará ao rompimento de um grande número de laços no campo de serviços financeiros, mas ao mesmo tempo aumentará significativamente a eficiência de tais serviços.

O terceiro papel possível dessa tecnologia (contrato) pode ser muito útil fora do setor financeiro. A tecnologia Blockchain pode ser usada para armazenar qualquer tipo de informação digital, incluindo código de computador.

Um fragmento de código pode ser programado para ser executado somente quando ambas as partes contratantes inserirem suas chaves, concordando com a celebração de um contrato. O mesmo código pode receber informações de fluxos de dados externos (preços das ações, boletins meteorológicos, manchetes e tudo o mais que pode ser analisado por um computador) e fazer contratos que serão registrados automaticamente quando determinadas condições forem atendidas.

O sistema de gerenciamento térmico inteligente pode transmitir dados de consumo de energia para a rede inteligente. Quando uma certa quantidade de eletricidade é consumida, outra blockchain transfere automaticamente a quantidade necessária da sua conta para a conta da empresa de energia. Como resultado, o trabalho do medidor e o processo de cobrança são automatizados.

O médico ou o paciente pode transferir sua chave privada para um dispositivo médico, como um monitor de açúcar no sangue. Em seguida, este dispositivo pode automaticamente, em conformidade com os requisitos de segurança, registrar o nível de açúcar no sangue do paciente e trocar dados com o dispositivo de injeção de insulina, que manterá automaticamente o nível normal de açúcar com base nesses dados.

Descubra sobre contratos inteligentes e sua aplicação na vida real.

O Blockchain pode ser usado para criar sistemas de votação com proteção contra fraudes, disseminação de informações sem restrições de censura e muito mais.


Sobre Changelly

Changelly é uma troca de criptografia instantânea segura que possui mais de 150 criptomoedas disponíveis para serem trocadas e compradas com os melhores valores do mercado. Operando desde 2015, a plataforma e seu aplicativo móvel atraem mais de um milhão de visitantes por mês, todos com trocas rápidas e simples, taxas baixas transparentes e suporte ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.