Como Usar Carteira de Bitcoin

No mundo de moedas e ativos, o Bitcoin se tornou uma espécie de excentricidade – uma moeda totalmente digital. Como inspirou outras criptas a seguirem seus passos, surgiu uma questão de como mantê-las seguras. 

Como o Bitcoin é totalmente digital, não pode ser apenas armazenado em qualquer lugar. O que pode ser armazenado é o acesso ao BTC, ou seja, chaves privadas. Com essa percepção, um novo tipo de carteira surgiu – uma carteira criptográfica. Hoje, a equipe da Changelly escreveu uma breve instrução sobre como usar a maioria das carteiras de Bitcoin aqui. Vamos mergulhar!

Tipos de carteiras

Agora, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de carteiras de Bitcoin que você pode encontrar. Diferentes tipos de carteiras têm diferentes pontos fortes e fracos, além de recursos, portanto, você precisará escolher sabiamente o que precisa da carteira antes de usá-la.

Carteira da Web

Um dos tipos mais comuns de carteiras, as carteiras da Web são essencialmente armazenamento on-line para suas chaves privadas. Ele permite que os usuários acessem e movam rapidamente seus ativos, pois eles sempre o terão em mãos. Além disso, muitas carteiras da Web suportam o formato de várias moedas, para que as pessoas possam armazenar mais de uma em um só lugar. 

No entanto, isso também resulta em menor segurança, com os hackers tendo mais oportunidades de acessar sua conta e roubando todos os ativos que encontrarem. E para as pessoas que armazenam todas as suas criptas em um só lugar, isso significa a perda de tudo o que têm.

Carteira de Hardware

Ao contrário das carteiras da Web, uma carteira de hardware é um dispositivo físico que armazena sua chave privada. É uma maneira segura e confiável de manter suas moedas seguras, principalmente porque as carteiras de hardware podem ser usadas como armazenamento a frio (ou seja, desconectadas da Internet). 

Alguns modelos permitem armazenar moedas diferentes em um dispositivo, negando essa desvantagem. A outra (e bastante grande) seria que os usuários não podem mover seus ativos tão rápido quanto poderiam usando carteiras da Web, tornando-os mais arriscados durante os períodos turbulentos como março de 2020.

Carteira de Desktop

Carteiras de Desktop são programas que você instala no seu computador para armazenar sua chave privada. Você pode dizer que é um meio termo entre uma carteira da web sempre on-line e a carteira de hardware frio. Ainda é propenso a ataques de hackers, especialmente se você não for cuidadoso com suas informações privadas e segurança cibernética, mas também será melhor protegido, pois você sempre poderá armazená-lo em frio, se necessário.

Carteira Móvel

Uma carteira móvel é um aplicativo que permite aos usuários gerenciar e controlar seus ativos por meio do dispositivo móvel. É semelhante à carteira de desktop, mas permite maior mobilidade, por isso é uma ótima opção para pessoas que precisam se movimentar muito. Obviamente, esse aumento na mobilidade tem o preço de uma variedade de recursos, embora ultimamente seja menos problemático.

Paper Wallet

Esse tipo de carteira é basicamente uma lista impressa que contém a chave privada da sua conta. É a mais fria das carteiras mais frias, sem nenhuma maneira de ser comprometida pelo vírus. No entanto, ele também tem algumas desvantagens: o papel, por natureza, é muito frágil, você pode perdê-lo facilmente e não pode acessar rapidamente as moedas armazenadas nele, pois será necessário digitar a chave manualmente todas as vezes, para não mencionar tirá-lo do armazenamento. Você pode encontrar mais sobre carteiras de papel e como usá-las em nosso artigo.

Embora essa última desvantagem da carteira de papel seja compartilhada com todas as carteiras frias. Ainda assim, alguns argumentam que a segurança de seus ativos vale o desconforto.

Como Usar a Carteira de Bitcoin Passo a Passo

Embora as carteiras de Bitcoin geralmente tenham recursos e requisitos diferentes para usá-las, geralmente todas seguem um caminho semelhante. À luz disso, criamos um guia que ajudará você a configurar uma conta e usar a carteira.

  1. Se necessário, faça o download e instale a carteira (para celular e desktop, além de carteiras da Web)
  2. Crie a sua conta 
  3. Gere uma senha confiável
  4. Ou você já tem um endereço de Bitcoin ou precisará gerar um
  5. Algumas carteiras permitem armazenar vários endereços Bitcoin, para que você possa usar um endereço diferente para cada transação, para obter um melhor anonimato
  6. Faça um backup seguro da sua carteira

Seguindo estas etapas simples, você poderá criar e usar sua própria carteira de Bitcoin. 

Com sua carteira configurada, você pode começar a minerar, negociar e comprar Bitcoin. Caso queira comprá-lo, você pode fazer isso facilmente através do nosso widget em algumas etapas fáceis.

Considerações Finais

Assim, concluímos nosso pequeno guia sobre carteiras Bitcoin e como usá-las. Agora você tem um entendimento básico dos diferentes tipos de carteiras, suas vantagens e desvantagens. Com isso, você pode escolher que tipo de carteira você precisa, seguindo o que pretende fazer com seus Bitcoins. 

Você tem instruções gerais sobre como trabalhar com sua carteira Bitcoin depois de escolher uma. Embora algumas etapas possam ser diferentes entre elas, a maioria funciona da mesma maneira. Portanto, escolha sua carteira, comece sua carreira em criptografia e fique atento a mais guias relacionados a criptografia!


Sobre Changelly

Changelly é uma troca de criptografia instantânea segura que possui mais de 150 criptomoedas disponíveis para serem trocadas e compradas com os melhores valores do mercado. Em operação desde 2015, a plataforma e seu aplicativo móvel atraem mais de um milhão de visitantes por mês, todos com trocas rápidas e simples, baixas taxas transparentes e suporte ao vivo 24/7.